Prainha - Vila Velha

Pessoal, Vila Velha é um município privilegiado aqui no Espírito Santo. Além de contar com as melhores praias da Grande Vitória - Praia da Costa, Praia de ItapuãPraia de Itaparica - seu agroturismo também é muito forte. Mas não apenas isso, no centro do município tem lugares históricos bem legais pra se conhecer. Um exemplo deles é a Prainha.

A enseada histórica da Prainha foi o local onde aportou o primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. É o local onde começou a colonização do Espírito Santo. A Prainha recebeu esse nome por questão de gosto popular, já que Vila Velha é privilegiada por praias de grande extensão, o povo, carinhosamente, sempre se referiu à pequena praia da enseada como a Prainha. 

Além da beleza do lugar, na parte cultural, temos dois museus que podemos conhecer: O Museu Etnográfico, mais conhecido como Casa da Memória e o Museu e Atelier Homero Massena. 

Achei muito interessante a Casa da Memória, com fotos antigas, como por exemplo, da construção dos vãos da 3ª Ponte em 1974 - caraca, eu nem era nascido! No Museu Homero Massena, todos os móveis e pertences estão conservados até hoje, inclusive a última tela que nem terminou de pintar. Veja abaixo uma descrição detalhada dos Museus.

 
 
 
 


Casa da Memória:

Imóvel tombado pelo Governo do Estado com mais de 100 anos de fundação, situado ao lado do Museu Homero Massena. O termo etnográfico veio em função da desapropriação e levou esse nome, mais tarde popularizado para Casa da Memória. O Museu promove exposição sobre o Convento da Penha, cerimônia comemorativa do término 2ª Guerra Mundial, exposição permanente, fotos e objetos sobre o sítio histórico da Prainha e adjacências; um grande acervo que remonta a cultura local, resgatando a história e memória do município e do Estado.

Localização: Rua Luciano das Neves com Avenida Beira-Mar, Parque da Prainha
Tel.: 3389-0320
Horário de Visitação: de Segunda à Sábado, de 9:00 às 17:00 hs


 
 
 
 


Museu Homero Massena:

Transformada em museu, a casa onde o artista plástico Homero Massena passou os últimos 20 anos da sua vida. O artista foi um dos mais ilustres do Estado, ganhou prêmios como fundador da Escola de Belas Artes do Espírito Santo, sétima do Brasil, que se transformou no Centro de Artes da UFES, premiado com 28 medalhas, além de diplomas e outros. O interior da casa procura reconstituir o ambiente do artista, além de objetos pessoais existentes pela casa e no cômodo onde era a oficina de Homero Massena, assim como cerca de 20 quadros deixados pelo pintor. A instalação do museu data de 1986 e recentemente foi transformado no primeiro Museu de Artes Plásticas do Espírito Santo.

Localização: Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Parque da Prainha
Tel.: 3329-0955
Horário de Visitação: de Segunda à Sexta-Feira, de 8:00 às 18:00 hs e nos Finais de Semana, das 10:00 às 17:00 hs


 
 
 
 


Como Chegar:

Para chegar na Prainha vindo de Vitória, através da Estrada Jerônimo Monteiro, passando a Pracinha de Vila Velha, entre na primeira rua à direita - Rua Antônio Ataíde - e siga até o final. Vindo de Vitória via 3ª Ponte, pela Rua Henrique Moscoso com cruzamento com a Rua Antônio Ataíde, à esquerda.

Fonte: Vila Capixaba

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...