Lagoa de Caraís: A Famosa Lagoa da Coca-Cola de Guarapari

Compartilhe com seus amigos!

Sem dúvida, a Lagoa de Caraís, a famosa “Lagoa da Coca-Cola” é um dos lugares mais incríveis que você conhecerá em Guarapari! Hoje eu vou te mostrar como chegar lá e também algumas curiosidades, como por exemplo, porque ela tem essa coloração? É natural ou foram produtos químicos jogados na lagoa? Descubra agora!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A importância do Parque Estadual Paulo César Vinha

A Lagoa de Caraís está localizada no Parque Estadual Paulo César Vinha, uma reserva ambiental que fica no norte de Guarapari. E antes de mais nada, quero dizer a você que conhecer o PEPCV é um passeio que todos devem fazer! Além da educação ambiental, estar em contato direto com a natureza e aprender com ela é uma experiência fantástica e única, principalmente para crianças e adolescentes!

Como chegar na Lagoa de Caraís

A Lagoa de Caraís fica a 2,5 km de distância da sede administrativa, sendo que o acesso é feito pela Trilha da Restinga, que tem 1,5 km de extensão e vai até a Praia de Caraís. Chegando lá, você precisa caminhar mais 1 km em direção ao sul para chegar na lagoa. O percurso é bem tranquilo e o tempo estimado até a Lagoa de Caraís é de aproximadamente 1 hora.

O percurso até a Lagoa da Coca-Cola

Além disso, é uma caminhada bem legal, que você pode fazer pela trilha, ou na beira da praia. Porém, fique ligado com a volta! À tarde o sol é muito forte e a areia da trilha fica muito quente. Aliás, é quase impossível voltar por ela, sendo mais aconselhável ir pela beira da praia – a não ser que você esteja de tênis, porque de chinelo, simplesmente não dá!

Porém, se você retornar pela areia da praia, preste bastante atenção pra não passar da placa que indica o início da trilha e sair lá na Ponta da Fruta, tá? E acredite: isso já aconteceu comigo… 😄

De fato, ver a Lagoa de Caraís pela primeira vez, a poucos metros da praia, é sensacional demais! Aliás, nem dá pra acreditar que temos um cenário cinematográfico como esse aqui no Espírito Santo! Estou relatando isso pra você entender como o turismo capixaba PRECISA ser mais valorizado – pelos próprios capixabas!

Por que a Lagoa de Caraís é conhecida como Lagoa da Coca-Cola?

A Lagoa de Caraís, além de ser a principal atração do Parque, é popularmente conhecida como “Lagoa da Coca-Cola”, devido à coloração avermelhada de suas águas, além do tom escuro, semelhante ao refrigerante. Porém, isso é o resultado da grande presença de matéria orgânica nesse meio, sendo, portanto, 100% natural.

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Além disso, como a água da lagoa é quentinha e meio salgada, tomar banho aí é totalmente relaxante! Aliás, é ideal para crianças, pois é rasinha e a parte mais funda não passa da altura do peito. Mesmo assim, é necessário tomar muito cuidado, pois lagoas geralmente tem bancos de areia e há sim o risco de afogamento.

Praia e lagoa no mesmo lugar

Outro destaque da Lagoa de Caraís é que a praia que fica a poucos metros de distância! Portanto, se você enjoar da lagoa, só dar alguns passos para poder entrar no mar e vice e versa, num looping infinito de uma vida difícil… 😄 Mas prepare-se, porque a água do mar aí é muito gelada, tá?

Foto: Rofermartins/Wikimedia Commons
Foto: @meinevision (Instagram)
O encontro da lagoa com o mar

Aliás, durante o ano acontece um fenômeno interessante: quando chove muito, a lagoa enche, chegando a romper e “vazar” para o mar! Portanto, dependendo da época em você a visitar, ela pode estar bem rasinha, ou até mesmo, praticamente seca!

Passeio de caiaque na Lagoa da Coca-Cola

E olha só que legal: além de tomar banho na lagoa, uma outra atração é o passeio de caiaque pela lagoa, numa trilha aquática, chamada de Trilha da Capivara! Eu já fiz esse passeio, é muito gostoso e vale muito à pena, tá? Ele é feito com os monitores do Parque e é necessário agendamento prévio.

O Mirante do Sambaqui

Pra finalizar o passeio na Lagoa de Caraís, você não pode deixar de visitar o Mirante do Sambaqui! Subindo o costão rochoso do lado direito da lagoa, basta caminhar uns 100 metros trilha adentro pra chegar lá. Aliás, a vista é sensacional! Dá pra ver a praia e toda a extensão da lagoa, além da Serra de Buenos Aires em segundo plano, num visual de encher os olhos!

Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Enfim, bora sair da rotina? Tá aí um passeio diferente e muito legal pra você fazer com a família! Leve-os para estar em contato com a natureza e conheça o Parque Estadual Paulo César Vinha. Com certeza, será um passeio inesquecível!

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 8h às 17h, sendo que o acesso às trilhas é até às 15 horas. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento.

Escolas e excursões:

Grupos organizados de 15 a 40 pessoas (escolas, excursões, etc), somente em dias úteis e mediante agendamento prévio.

Projeto Trilha Cidadã:

Toda quinta-feira, de 8h às 17h. É necessário agendamento prévio pelo telefone 27 3636-2522.

Passeio de Caiaque:

Agendamento prévio com o Monitor Ambiental Giovanni Merola: 27 99500-2405.

Contato:

Tel: 27 3636-2522
E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Como chegar:

Partindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rodovia do Sol. A sede do PEPCV está localizada logo após o pedágio, no Km 37,5. É necessário seguir em frente e fazer o contorno à esquerda pelo viaduto, pois a entrada fica do outro lado da pista.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre o PEPCV!

Conheça o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari!
Praia de Caraís: Descubra a Praia Mais Selvagem de Guarapari!
Trilha da Capivara: O Melhor Passeio de Caiaque em Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “Lagoa de Caraís: A Famosa Lagoa da Coca-Cola de Guarapari”

Deixe seu comentário