Ilha dos Cabritos: Turismo e Cultivo de Ostras em Piúma

Compartilhe com seus amigos!

Uma das principais atrações turísticos da cidade de Piúma, a Ilha dos Cabritos é um paraíso natural que atrai turistas de todas as partes, principalmente na alta temporada, que vão pra lá conhecer as belezas naturais da ilha, além do cultivo de ostras!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre as ilhas de Piúma

Piúma é uma cidade litorânea, localizada no sul do Espírito Santo, a 89 km da capital. O litoral do município tem 3 belíssimas ilhas: a Ilha do Gambá, a Ilha do Meio e a Ilha dos Cabritos. Aliás, apenas a Ilha do Meio não é explorada turisticamente.

Foto: @capitaogriloes
Foto: Divulgação/André Serrão
Ilha dos Cabritos: um paraíso natural em Piúma

Coberta por vegetação nativa, a Ilha dos Cabritos possui 350 metros de extensão por 180 metros de largura. Ela fica a 1,2 km da costa, cerca de 15 minutos.

Foto: @piumapro
Ilha dos Cabritos vista da orla da praia em Piúma

Além disso, na ilha tem uma pequena prainha com águas calmas e cristalinas, ideal para famílias com crianças!

De fato, trata-se de um verdadeiro paraíso natural e um lugar muito gostoso para visitar. Além disso, a vista panorâmica da orla de Piúma e do Monte Aghá, vistos de qualquer ponto da ilha, é sensacional e te deixa até sem palavras!

E uma curiosidade: a ilha tem esse nome porque no passado, cabritos habitavam o local. Aliás, era assim que os passeios eram vendidos antigamente, onde os guias convidavam os turistas para visitar a ilha que tinha cabritos. Daí o nome Ilha dos Cabritos!

Explorando a Ilha dos Cabritos

Além da praia logo na entrada, outra atração da ilha, obviamente, é seguir trilha adentro para desbravá-la! Aliás, eu já estive aí em 2 ocasiões e não perdi tempo, percorri a ilha de ponta a ponta! Sem dúvida, um visual de encher os olhos!

Atualmente, na ilha também funciona um restaurante especializado em frutos do mar, que funciona nos finais de semana.

Cultivo de ostras na Ilha do Cabritos

Além dessas atrações, um diferencial do local é o cultivo de ostras e sururu, numa fazenda marinha que fica bem próxima à ilha. Inclusive, algumas empresas fazem passeios, onde está incluso no pacote a apresentação e degustação das ostras!

O acesso à Ilha dos Cabritos

O acesso à ilha é feito através de embarcações que saem da Praia do Corujão ou a partir do ancoraroudo na Ilha do Gambá. Além disso, em Iriri, Anchieta, o Capitão Grilo também faz um passeio duplo, para a Ilha dos Franceses e Ilha dos Cabritos.

Enfim, Piúma é uma cidade que abriga verdadeiros tesouros naturais, que poucos ainda conhecem! Portanto, na sua vinda ao Espírito Santo, que tal passar uns dias no município e assim, explorar essas belezas naturais? Sem dúvida, você irá se surpreender!

Como chegar:

Siga em direção ao sul pela ES-060, passando por Guarapari e Iriri em Anchieta. Assim que chegar em Piúma, siga em direção à praia e você já avistará a Ilha dos Cabritos.

Vai embora não! Fique e conheça outras ilhas do litoral capixaba!

Ilha das Garças: Desvendando Esse Paraíso em Vila Velha!
Ilha dos Franceses: Paraíso de Águas Cristalinas em Itapemirim!
Ilhas Itatiaia: Um Paraíso no Coração de Vila Velha!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário