Ilha Pituã: Um Pedacinho do Paraíso em Vila Velha!

Compartilhe com seus amigos!

Sem dúvida, Vila Velha é uma cidade muito privilegiada: além de suas belíssimas praias, a cidade possui também algumas ilhas que são verdadeiros paraísos naturais! Aliás, a Ilha Pituã é uma delas!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar na Ilha Pituã

A Ilha Pituã está localizada na Praia de Itapuã, na curva da colônia de pescadores. Inclusive, é dali que sai o transporte, não só para essa ilha, mas também para as Ilhas Itatiaia, um arquipélago que fica a 1 Km de distância da praia. Aliás, como a Ilha Pituã fica a apenas 300 metros da praia, se você tiver fôlego, consegue até ir nadando!

Ilha Pituã: um pedacinho do paraíso em Vila Velha

De fato, a Ilha Pituã é uma ilha bem pequena. Seu relevo é formado por um costão rochoso, vegetação nativa bem exuberante e uma pequena faixa de areia branca, formada por pequenas conchinhas. Além disso, Ela é cercada por várias pedras e corais submersos.

Foto: EvertonDroneMan/Wikimedia Commons

Aliás, o grande destaque da ilha é sua enorme piscina natural de águas cristalinas! Sem dúvida, o grande destaque das fotos nas redes sociais! E vou te contar uma coisa: ficar relaxando nessa piscina é bom demais, viu? Aliás, a sensação em estar na Ilha Pituã é a mesma como se você estivesse numa “prainha particular”!

Além disso, um ítem essencial que não pode faltar na sua ida à Ilha Pituã são os óculos de mergulho! O local possui uma biodiversidade aquática muito rica, formada por corais, diversos cardumes de peixinhos coloridos, além de inúmeras estrelas-do-mar! Portanto, aproveite para mergulhar muito entre as pedras da Ilha Pituã!

YouTube player

A vista surpreendente da orla de Vila Velha

Sem dúvida, a vista panorâmica das três principais praias da orla de Vila Velha – Praia da Costa, Praia de Itapuã e Praia de Itaparica – é surpreendente! Além disso, tem também o Morro do Moreno em segundo plano, compondo de forma magnífica essa paisagem!

Responsabilidade com o meio ambiente

De fato, a procura por esse tipo de passeio nas ilhas de Vila Velha cresceu muito ao longo dos anos, principalmente com a divulgação nas redes sociais. Portanto, lembre-se de que você é responsável pelo lixo que produzir ao visitar a ilha. Aliás, se puder, recolha também qualquer elemento que não faça parte daquele ecossistema.

A Ilha Pituã é o berço da procriação de diversas espécies

Aliás, assim como no arquipélago das Ilhas Itatiaia, a Ilha Pituã também é local de reprodução das andorinhas-do-mar-de-bico-amarelo e andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho. Portanto, ela não pode ser visitada entre os meses de Abril a Outubro. Se isso ocorrer, essas aves serão afugentadas e ficarão sem seu local de nidificação, acelerando assim a sua extinção.

YouTube player

A Resolução Nº 011/2005 do CONSEMA determina esse período: de 15 de Abril a 15 de Outubro.

Orientações para o desembarque na Ilha Pituã:

– Não fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente;
– Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação;
– É proibido acampar;
– Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente (lixo);
– Não introduzir plantas e animais exóticos;
– É proibido levar animais domésticos;
– Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Enfim, visitar a Ilha Pituã foi para mim uma experiência incrível e acredito que será para você também! Aproveite, portanto, o Verão para conhecê-la! Aproveite e bom passeio! 

Como chegar:

A Ilha Pituã fica em frente à curva próxima à Colônia de Pescadores de Itapuã. Você pode chegar lá pela Av Estudante José Júlio de Souza, indo por Coqueiral de Itaparica, à beira-mar. Logo depois que passar o Bob’s, mais alguns metros e adiante você já chegará na Praia de Itapuã. Ou então, indo pela Av Gil Veloso na Praia da Costa, indo a partir do centro de Vila Velha. Quando estiver chegando na praia, vire na última rua antes da praia à direita, pois na avenida beira-mar é contra-mão e siga até o final da praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

5 Dicas Para Aproveitar Melhor a Praia da Costa em Vila Velha!
Ilhas Itatiaia: Um Paraíso no Coração de Vila Velha!
O Que Fazer em Vitória e Vila Velha: Roteiro de 2 Dias!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário