Visitei o Parque Municipal Gruta da Onça!

Compartilhe com seus amigos!

Um dos atrativos turísticos da cidade de Vitória são os parques municipais – o Parque Moscoso e o Parque Pedra da Cebola são alguns exemplos; Hoje vocês conhecerão o Parque Municipal Gruta da Onça, localizado bem no coração da Capital. Vejam agora!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A criação do parque

O parque foi criado na década de 80 e reinaugurado em 1996. Nele há um orquidário, pequenas praças e um Centro de Educação Ambiental. Devido ao seu relevo, é ideal para caminhar pelas trilhas que nos levam até o Mirante da Pedra da Raposa, onde temos uma visão da Baía de Vitória e até de Vila Velha – dá pra ver um pedacinho da praia, entre os prédios.

Mas o atrativo principal é a gruta da onça, que fica na entrada do parque. Nela, há uma nascente com uma pequena escadaria e em cima da gruta, uma onça de concreto. E o nome do parque é derivado de uma lenda, inscrita numa placa, logo na entrada da gruta:

“O Parque Municipal Gruta da Onça, localizado no Maciço Central (Morro do Vigia) da Ilha de Vitória, teve seu nome retirado de uma lenda. Conta a lenda que em meio a floresta existia uma grande gruta de onde brotava uma fonte de águas límpidas. Certo dia, um índio tentou se abrigar na gruta e ao beber da água da fonte, viu refletir no espelho d’água a imagem de uma enorme onça pronta para atacar. Apavorado, o índio fugiu correndo em direção ao mar, que beijava as praias junto ao Morro do Penedo. Desde então, a onça passou a ser guardiã da gruta, continuando a viver em seu interior. Para perpetuar esta lenda capixaba, seus personagens foram transformados em monumentos, estando a onça localizada no alto das pedras que formam a gruta e o índio, na Avenida Beira-mar, próximo ao Morro do Penedo.”

O parque conta ainda com visitas monitoradas para grupos e escolas, mas com agendamento prévio.

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, das 8hs às 17hs

Contato:

Tel.: 27 3132-1712 (Agendamento)
Tel.: 27 3132-7290 (Administração do Parque)

Como chegar:

O parque está localizado no Centro da Capital, próximo à C&A. O acesso se dá pela Rua Barão de Monjardim, próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Já Ouviram Falar no Parque Pianista Manolo Cabral?
Parque da Fazendinha: Ótima Opção de Lazer Para a Família!
Parque Moscoso: O Parque Mais Antigo de Vitória!
Visitei o Parque Botânico Vale!
Vocês Já Foram no Parque Pedra da Cebola?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thought on “Visitei o Parque Municipal Gruta da Onça!”

  1. EStive hoje no parque, pena que esta totalmente abandonado, com uma quantidade imensa de lixo jogado em suas trilhas, um total descaso. Acho incrível ainda acontecerem aulas de educação ambiental num local que se encontra como esta a Gruta da Onça. Poderia e deveria ser um forte ponto turístico, mas infelizmente serve apenas para alguns usuários de droga usarem os entorpecentes tranquilamente.

    Responder

Deixe seu comentário