Sítio Histórico de Itapina - Colatina (Parte 1 de 2)

Bom gente, dando início às postagens da "Temporada 2013", o Terra Capixaba te leva numa viagem para o norte do Espírito Santo, a aproximadamente 129 Km da capital do Estado. O nosso destino de hoje é o Sítio Histórico de Itapina, distrito do município de Colatina. E aí, ficou curioso? Então, conheça agora!



Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais: Facebook / Twitter / Google+ / YouTube


O Sítio Histórico de Itapina está localizado a aproximadamente 25 Km de Colatina e segundo o Wikipédia, o distrito desenvolveu-se às margens do Rio Doce no final do século XIX, após ser colonizada por imigrantes europeus. Na primeira metade do século passado, teve grande destaque na produção de café e na ocasião se tornou um dos polos comerciais mais ricos da região; a criação da Estação Ferroviária de Itapina, da Estrada de Ferro Vitória-Minas - em 1907 - constribuiu muito para esse desenvolvimento. Mas devivo a vários fatores ocorridos na década de 70, o vilarejo entrou em decadência e a maioria dos moradores mudaram-se para cidades maiores em busca de melhores condições de vida.

E segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o sítio histórico foi tombado e até hoje se preserva o conjunto arquitetônico das edificações construídas no auge da sua importância econômica, em estilo rococó, colonial brasileiro e art décor.

Embora seja um vilarejo pequeno, Itapina é um lugar muito interessante de se conhecer, não só por sua história, mas também por suas belezas naturais. As fotos e o vídeo dessa postagem mostram um pouco dessa beleza histórica, mas há muito mais a ser mostrado, como por exemplo, a ponte inacabada e as belezas do Rio Doce. Mas essas são as cenas dos próximos capítulos... Aguardem!

Como chegar: 

Segundo a Prefeitura Municipal de Colatina, há 3 formas de se chegar no Distrito: A 1ª opção (e mais divertida) é o trem da Estrada de Ferro Vitória-Minas, da Companhia Vale do Rio Doce. Todos os dias ele sai às 7 horas na Estação Pedro Nolasco em Cariacica, com previsão de chegada em Itapina às 9h45. Vindo de Minas Gerais, pode pegar o trem que faz o trajeto BH x Vitória, que passa pelo distrito às 17 horas.

Na outra opção, saindo de Vitória, vá pela BR-259 até Colatina, passe pela Segunda Ponte sobre o Rio Doce e siga adiante até Itapina, cuja sede fica do outro lado da Rodovia, na margem direita do rio. Se estiver de carro, você terá que deixá-lo no estacionamento que fica em frente ao ponto da Balsa. Aí é só pegar a Balsa (que é gratuita) para chegar no local.

Também dá pra ir até ao centro de Colatina e passar pela Ponte Florentino Avidos, sobre o Rio Doce, em direção ao bairro São Silvano passando pela Segunda Via, ou ir ao bairro Honório Fraga; as duas estradas que dão acesso à BR- 259. Também pode ir pela Av Beira Rio, em direção ao bairro Luís Iglesias (antigo bairro Acampamento) e pegar a estrada de chão, até ao distrito, passando por Santa Joana.



Ver mapa maior

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...