Praia da Areia Preta e a Fama da Areia Radioativa de Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

De fato, Guarapari é conhecida internacionalmente, não só por suas belíssimas praias, mas também pelos benefícios à saúde de sua principal praia: a Praia da Areia Preta, famosa pelas suas areias radioativas, excelentes para o tratamento de doenças como artrite e reumatismo!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização da Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta está localizada no centro de Guarapari e faz divisa com a Praia das Castanheiras e a Praia do Meio. Com 200 m de extensão, ela começa na Pedra do Siribeira ao norte e vai até a Praia das Pelotas ao sul. Além disso, é uma praia muito tranquila, ideal para toda a família, principalmente os mais idosos!

O teor medicinal da areia preta

Porém, a grande atração da praia fica por conta das suas areias monazíticas, com alto teor medicinal! Aliás, é muito comum passar pelo calçadão da praia e ver as pessoas – na sua maioria, idosos – passando a areia no corpo todo – até eu já fiz isso! 😂

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

De fato, após 10 anos de estudos, pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES chegaram à conclusão de que a areia previne diversas doenças, inclusive o câncer. E a explicação científica é a seguinte: as partículas de água que vem das ondas + a temperatura e magnetismo da areia + o gás que ela gera (o radônio) proporcionam uma radiação que previne a doença. (Fonte: G1/Jornal Nacional)

YouTube player

Além disso, na guarita dos guarda-vidas tinha uma placa informativa, informando a composição científica da areia preta. Nela são encontrados a Ilmenita, Monazita, Terras Raras, Granada e Zirconita.

De acordo ainda com essa placa, o elevado índice de radiação e as emanações benéficas das areias são geradas pela desintegração do Radium, do Tórium e do Actínio, que produzem raios alfa de grande energia cinética, sendo indicado para o tratamento de: reumatismo muscular, artrite deformante de diversas etiologias, nevralgias, mialgias, enfermidades musculares, alergias, doenças do sistema nervoso, gota, insônia, perturbações digestivas, depauperismo e rejuvenecimento orgânico.

Curiosidades sobre a Praia da Areia Preta:

– Vocês sabiam que Guarapari recebeu o título de “Cidade Saúde” na década de 30, devido à fama terapêutica dessas areias monazíticas?
– A Praia da Areia Preta é a mais famosa e até hoje atrai pessoas – e até celebridades, como Garrincha e Elza Soares, que vieram “se tratar” aqui na década de 60, em busca de curas para dores crônicas!

– Num estudo publicado na revista científica international “Journal of Radiation Biology” (Revista Internacional de Biologia da Radiação) pelo Físico Nuclear e Professor da UFES, Marcos Tadeu Orlando, foi comprovado cientificamente que a radiação da areia monazítica não faz mal à saúde e que a areia preta tem potencial para impedir a proliferação de bactérias!

Infraestrutura da Praia da Areia Preta

De fato, a Praia da Areia Preta está muito bem localizada no centro de Guarapari, próxima de hotéis, restaurantes e supermercados. Além disso, no calçadão há alguns quiosques que servem petiscos e comidas típicas.

Praia da Areia Preta: uma das praias de Guarapari mais procuradas no Verão

Sem dúvida, uma praia com reconhecimento internacional, não ficaria para trás quando o assunto é a procura pelas praias de Guarapari no Verão! Aliás, na alta temporada, falta espaço na areia de tanta gente que vai pra lá, pra curtir um dia de praia. E quando falo “um dia de praia”, são pessoas que chegam bem cedo na praia e só vão embora de noite! É sério, eu mesmo já vi isso!

Enfim, quando for a Guarapari, é de lei, você precisa conhecer a Praia da Areia Preta! Ah, aproveite pra passar a areia no corpo também! Só não vale levar pra casa, tá? 😂

Como chegar:

Ao chegar em Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo onde vira à direita na Rua Pedro Caetano; siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua Dr Silva Melo, que dá na rua da praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Pedra do Siribeira: Um Cartão-Postal Histórico de Guarapari!
Praia das Castanheiras: A Praia Ideal Para Crianças em Guarapari!
Praia das Virtudes: Um Pequeno Paraíso no Centro de Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

1 thoughts on “Praia da Areia Preta e a Fama da Areia Radioativa de Guarapari!”

  1. Parece que foi ontem que visitei esse paraíso chamado Guarapari! Amei todas as praias que visitei, especialmente a Praia da Areia Preta! E passei areia no corpo também kkkk

    Responder

Deixe seu comentário