Praia da Areia Preta - Guarapari

Guarapari é conhecida internacionalmente, não só por suas belíssimas praias, mas também pelos benefícios à saúde que uma delas proporciona! Sim, estou falando da Praia da Areia Preta, famosa pelas suas areias monazitícas, excelentes para o tratamento de doenças como artrite e reumatismo!


 
A Praia da Areia Preta está localizada no centro de Guarapari, vizinha às Praias do Meio e das Castanheiras. Com 200m de extensão - ela começa na Pedra do Siribeira ao norte e vai até a Praia das Pelotas ao sul - é uma praia muito tranquila, ideal para toda a família, principalmente os mais idosos!
 
 
Porém, a grande atração da praia fica por conta das suas areias com alto teor medicinal! É muito comum passar pelo calçadão da praia e ver as pessoas - na sua maioria, idosos - passando a areia no corpo todo - até eu já fiz isso! 😂

 
Após 10 anos de estudos, pesquisadores da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo chegaram à conclusão de que a areia previne diversas doenças, inclusive o câncer. Mas qual é a explicação científica para isso?
 
As partículas de água que vem das ondas + a temperatura e magnetismo da areia + o gás que ela gera (o radônio) proporcionam uma radiação que previne a doença. (Fonte: G1/Jornal Nacional)
 
 
Além disso, na guarita dos guarda-vidas há uma placa informativa, informando a composição científica da areia preta. Nela são encontrados a Ilmenita, Monazita, Terras Raras, Granada e Zirconita.

De acordo ainda com essa placa, o elevado índice de radiação e as emanações benéficas das areias são geradas pela desintegração do Radium, do Tórium e do Actínio, que produzem raios alfa de grande energia cinética, sendo indicado para o tratamento de: reumatismo muscular, artrite deformante de diversas etiologias, nevralgias, mialgias, enfermidades musculares, alergias, doenças do sistema nervoso, gota, insônia, perturbações digestivas, depauperismo e rejuvenecimento orgânico.
 
 
A praia está muito bem localizada no centro de Guarapari, próxima de hotéis, restaurantes e supermercados. Em torno da sua orla, no calçadão, há alguns quiosques que servem petiscos e comidas típicas.
 

Agora, deem só uma olhada nessas curiosidades:

- Vocês sabiam que Guarapari recebeu o título de "Cidade Saúde" na década de 30, devido à fama terapêutica dessas areias monazíticas?

- A Praia da Areia Preta é a mais famosa e até hoje atrai pessoas - e até celebridades, como Garrincha e Elza Soares, que vieram "se tratar" aqui na década de 60, em busca de curas para dores crônicas!

- Num estudo publicado na revista científica international "Journal of Radiation Biology" (Revista Internacional de Biologia da Radiação) pelo Físico Nuclear e Professor da UFES, Marcos Tadeu Orlando, foi comprovado cientificamente que a radiação da areia monazítica não faz mal à saúde e que a areia preta tem potencial para impedir a proliferação de bactérias!

 
 
E aí, o que vocês acharam dessa matéria? Já sabiam dessas informações? Quando tiverem oportunidade, venham visitar a Praia da Areia Preta e aproveitem pra passar a areia no corpo também! Só não vale levar pra casa, tá? 😂
 
Como chegar:

Ao chegar em Guarapari, siga para o sul e após passar a ponte do centro de Guarapari, vá pela Av Dr Roberto Calmon até o semáforo onde vira à direita na Rua Pedro Caetano; siga até à Rua Simplício Rodrigues, vire à esquerda e siga até a Rua Dr Silva Melo, que dá na rua da praia.
 

 

 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...