Praia da Leontina: Um Refúgio Ideal Para Relaxar em Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

A vantagem de turistar em uma cidade como Guarapari, é que lá você encontrará mais de 50 praias à sua disposição, que atendem a todos os tipos de gostos! Portanto, se o seu objetivo é encontrar uma praia para poder relaxar, a Praia da Leontina, que faz parte das Três Praias, é o seu refúgio ideal!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre a Praia da Leontina

A Praia da Leontina faz parte do complexo de praias paradisíacas conhecido como “Três Praias”. Ela faz divisa com a Praia Mateus Lopes ao sul (a primeira praia) e a Praia do Saco ou Ancoradoro ao norte (a terceira praia). Aliás, com 286 metros de extensão, ela é a maior das três praias existentes no local.

Características da Praia da Leontina

No passado, a Praia da Leontina tinha uma extensa vegetação, mas que infelizmente, foi completamente destruída para a construção de um condomínio particular. Você encontrará um resquício dessa mata nativa nas extremidades da praia entre as pedras.

Assim como as demais, é uma praia deserta e bem reservada. E como não há quiosques no local, apenas alguns ambulantes no Verão, você terá que levar seu lanche de casa. Mas não se esqueça recolher seu lixo ao ir embora, ok?

Além disso, a praia tem uma faixa de areia bem larga na maré baixa, não possui ondas e a água é cristalina! E uma curiosidade: a Praia da Leontina é ponto de parada das escunas que fazem passeio em Guarapari! No retorno da Praia de Setiba, as escunas param aí para que as pessoas possam conhecer e apreciar a beleza do local!

As piscinas naturais da Praia da Leontina

E se você gosta de piscinas naturais, não vai mais querer ir embora daí! Isso porque entre as pedras, formam-se várias delas na subida da maré! Subindo o costão rochoso do lado esquerdo da praia, você encontrará uma minúscula enseada. No Google Maps a batizaram de “Praia do Infinito”… 😂 é cada uma!

Subindo aí, você encontrará do outro lado uma piscina natural incrível! Tome cuidado com os ouriços ao entrar e fique atento à subida da maré! Além disso, daí de cima você pode contemplar o belíssimo visual, sendo possível ver a Praia de Santa Mônica e o Morro do Una em Setiba!

YouTube player

Já na parte plana da praia, na divisa com a Praia do Saco ou Ancoradouro, você encontrará ali mais piscinas naturais entre as pedras. Olha isso!!!

Observe que no dia em que eu fui, a maré não havia subido ainda. Mas você consegue se imaginar aí, curtindo numa boa, relaxando e apreciando esse visual de tirar o fôlego? Top demais, né?

A nova passarela de acesso às Três Praias

Recentemente, após mais de 20 anos, foi construído uma passarela de acesso às Três Praias a partir da Rodovia do Sol! É uma trilha ecológica com nível de dificuldade leve, numa caminhada de 1,2 Km. A passagem intercala trechos pavimentados com rampas de madeira, sendo acessível até para cadeirantes. Além disso, ela pode ser feita à pé ou de bicicleta. O final da trilha é exatamente na pedra que faz divisa da Praia Mateus Lopes com a Praia dos Adventistas.

YouTube player

Enfim, a Praia da Leontina é sem dúvida a praia ideal para você curtir momentos únicos de lazer em Guarapari, além de relaxar, num verdadeiro paraíso natural! Aliás, não deixe de visitar as demais praias das Três Praias e também a Praia do Morcego, que fica logo depois ao norte! Aproveite ao máximo e boa praia!

Como chegar:

Siga para Guarapari pela Rodovia do Sol em direção a Guarapari. Após passar por Setiba e a pedreira, você verá a entrada do Condomínio Alphaville logo à frente, à direita. Deixe o carro no estacionamento e faça o percurso através da trilha ecológica.

Pela Praia dos Adventistas: Após fazer o trajeto acima, depois de passar do Condomínio Alphaville, siga em frente e ao avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita), vire à esquerda (na esquina do Galetos Zani) na Av Paris e siga em frente, sentido Praia do Morro. Ao avistar o Posto Ale, entre na Rua Sevilha (uma rua antes do posto) e siga em frente, mantendo-se sempre à direita. Há uma estrada de chão e lá na frente haverá uma bifurcação. Vire à direita e siga em frente. Você subirá e descerá um morrinho e chegará na Praia dos Adventistas. Chegando lá, siga para o norte e chegará na Praia Mateus Lopes. A Praia da Leontina estará ao lado, no sentido norte.

Por Perocão ao sul, passando pela Praia do Boião e a Praia do Morcego: Após passar por Santa Mônica, indo em direção ao Centro de Guarapari, ao avistar um semáforo, onde há um açougue e uma delegacia de polícia à direta, vire na primeira à esquerda, a Rua Marcelino Vieira. Siga até o final e após passar pela ponte, vire à esquerda na Peixaria do Romário. Siga em frente e ao encontrar uma bifurcação, mantenha-se à esquerda. Logo à frente está a Praia do Boião. Vá para o final da praia e depois atravesse a trilha à sua direita, até chegar na Praia do Morcego. Continue em frente, passando pelas pedras e chegará na Praia do Saco ou Ancoradouro. A Praia da Leontina é a próxima praia.

Vai embora não! Fique e conheça as demais praias das Três Praias!

As Três Praias em Guarapari É Um Paraíso a Ser Descoberto!
Praia do Saco ou Ancoradouro: Paraíso Selvagem em Guarapari!
Praia Mateus Lopes: Águas Rasas e Calmas em Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário