Praia do Saco ou Ancoradouro: Paraíso Selvagem em Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

Você prefere praias urbanas ou praias desertas? Aliás, eu me amarro em praias mais isoladas, distantes de tudo que me lembre a agitação do dia a dia, onde eu possa me conectar diretamente com a natureza! Portanto, se você também tem essa mesma “vibe”, precisa conhecer a Praia do Saco ou Ancoradouro em Guarapari! Ela faz parte as “Três Praias” e de todas, é a mais rústica e selvagem!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama da Praia do Saco ou Ancoradouro

Como eu citei no início, a Praia do Saco ou Ancoradouro faz parte das Três Praias, um complexo de praias paradisíacas, muito famoso em Guarapari! Ela possui 160 metros de extensão, sendo a menor das três e também a mais rústica e selvagem. Pra chegar até ela, você passará pela Praia Mateus Lopes e em seguida, pela Praia da Leontina. Só atravessar essa pequena trilha, como mostram as fotos abaixo:

Um breve histórico das Três Praias

Aliás, quem já frequentou as Três Praias a muito tempo, digo, por volta dos anos 80 e 90, se lembrará que essa era a primeira praia de acesso, antes da entrada original ter sido fechada. A Praia do Saco ou Ancoradouro era muito mais bonita, com a vegetação mais densa e haviam várias árvores ao redor. Infelizmente, tudo isso acabou…

Características da Praia do Saco ou Ancoradouro

A saber, a Praia do Saco ou Ancoradouro não possui ondas, apenas uma certa ondulação quando está ventando. Além disso, uma característica que é peculiar entre essas três praias, é que são excelentes para a prática de mergulho! De fato, as pedras e corais que fazem a separação com a Praia da Leontina, proporcionam imagens fantásticas embaixo d’água!

Além disso, não há infraestrutura nenhuma na praia, ela é totalmente selvagem. Portanto, é importante levar o lanche de casa. Porém, seja educado e não deixe lixo na praia. Aliás, todas as famílias que frequentam as Três Praias vão para passar o dia mesmo, chegam bem cedo e só vão embora no fim do dia.

Explorando as Três Praias

Enfim, para chegar até aí, é necessário percorrer todas as demais praias. Aproveite bem o seu dia para explorá-las, tomar banho de mar, mergulhar e curtir as piscinas naturais! Além disso, contornando o costão rochoso do lado esquerdo dessa praia e seguindo uma rápida trilha, você chegará em outra praia paradisíaca de Guarapari: a Praia do Morcego!

E uma curiosidade: por aí você verá diversas setas pintadas nas pedras. Isso é uma sinalização de uma caminhada bem tradicional que acontece todos os anos no Estado, “os passos de Anchieta”, que refazem a caminhada que o Padre Anchieta fez, partindo da cidade de Vitória até o santuário na cidade de Anchieta.

A nova passarela de acesso às Três Praias

Recentemente, após mais de 20 anos, foi construído uma passarela de acesso às Três Praias a partir da Rodovia do Sol! É uma trilha ecológica com nível de dificuldade leve, numa caminhada de 1,2 Km. A passagem intercala trechos pavimentados com rampas de madeira, sendo acessível até para cadeirantes. Além disso, ela pode ser feita à pé ou de bicicleta. O final da trilha é exatamente na pedra que faz divisa da Praia Mateus Lopes com a Praia dos Adventistas.

YouTube player

Enfim, aproveite a chegada do Verão para conhecer a Praia do Saco ou Ancoradouro e claro, as demais praias das Três Praias! Esse santuário ecológico tem um valor afetivo muito grande para nós, capixabas! Tenho certeza que você viverá momentos inesquecíveis aí! Boa praia!

Como chegar:

Siga para Guarapari pela Rodovia do Sol em direção a Guarapari. Após passar por Setiba e a pedreira, você verá a entrada do Condomínio Alphaville logo à frente, à direita. Deixe o carro no estacionamento e faça o percurso através da trilha ecológica.

Pela Praia dos Adventistas: Após fazer o trajeto acima, depois de passar do Condomínio Alphaville, siga em frente e ao avistar o semáforo no cruzamento (há um posto de gasolina à direita), vire à esquerda (na esquina do Galetos Zani) na Av Paris e siga em frente, sentido Praia do Morro. Ao avistar o Posto Ale, entre na Rua Sevilha (uma rua antes do posto) e siga em frente, mantendo-se sempre à direita. Há uma estrada de chão e lá na frente haverá uma bifurcação. Vire à direita e siga em frente. Você subirá e descerá um morrinho e chegará na Praia dos Adventistas. Chegando lá, siga para o norte e chegará na Praia Mateus Lopes. Continue o percurso até chegar na Praia do Saco ou Ancoradouro.

Por Perocão ao sul, passando pela Praia do Boião e a Praia do Morcego: Após passar por Santa Mônica, indo em direção ao Centro de Guarapari, ao avistar um semáforo, onde há um açougue e uma delegacia de polícia à direta, vire na primeira à esquerda, a Rua Marcelino Vieira. Siga até o final e após passar pela ponte, vire à esquerda na Peixaria do Romário. Siga em frente e ao encontrar uma bifurcação, mantenha-se à esquerda. Logo à frente está a Praia do Boião. Vá para o final da praia e depois atravesse a trilha à sua direita, até chegar na Praia do Morcego. Continue em frente, passando pelas pedras e chegará na Praia do Saco ou Ancoradouro.

Vai embora não! Fique e conheça as demais praias das Três Praias!

As Três Praias em Guarapari É Um Paraíso a Ser Descoberto!
Praia da Leontina: Um Refúgio Ideal Para Relaxar em Guarapari!
Praia Mateus Lopes: Águas Rasas e Calmas em Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário