Parque Chácara Von Schilgen: Um Refúgio no Coração de Vitória!

Compartilhe com seus amigos!

Você sabia que na região da Praia do Canto tem um parque municipal que é ideal para quem gosta de fazer trilha, além de curtir um belíssimo visual ao ar livre? É o Parque Chácara Von Schilgen, um verdadeiro refúgio para amantes da natureza no coração de Vitória!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização no Parque Chácara Von Schilgen

O Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen é um parque municipal da cidade de Vitória, localizado na Praia do Canto, no Morro do Gajuru, popularmente conhecido como Morro do Cruzeiro.

O parque tem uma área de quase 72 mil m², com belas paisagens em contraste com os prédios da região e várias espécies de árvores, além de servir de refúgio para as aves silvestres.

E embora não seja um parque urbano como o Parque Moscoso, por exemplo, é um excelente lugar para fazer uma boa caminhada pelas suas trilhas e estar em contato direto com a natureza!

O Parque Chácara Von Schilgen

Aliás, a chácara na qual o parque foi instalado possui duas residências que pertenceram à família de Nicolau Von Schilgen. A primeira, construída no início do século XX, fica logo na subida que dá acesso ao parque e a segunda, é onde fica a sede administrativa.

A sede do parque é bem arborizada, com árvores frondosas e diversas espécies de plantas. Do lado esquerdo fica um costão rochoso, onde já é possível ver uma vista muito bonita da Praia do Canto e também da Curva da Jurema!

Porém, a grande atração do parque é o Cruzeiro do Morro do Gajuru!

A trilha até o Cruzeiro do Morro do Gajuru

É uma pequena escadaria que fica ao lado da sede do parque que dá acesso ao costão rochoso do Morro do Gajuru. Aliás, seu topo onde está o cruzeiro, atinge 65 metros de altitude.

Além disso, a vegetação rupreste que cresce junto às rochas é muito importante para manter o equilíbrio no clima e a ecologia da região.

A subida é bem tranquila (inclusive, crianças podem fazer) e logo você verá uma pequena trilha, muito bonita por sinal, com uma grande variedade de plantas. Aliás, daí já se tem uma belíssima vista para a Ilha do Frade, que fica logo à frente!

Porém, é ao chegar no cruzeiro que você poderá contemplar uma vista de 360º sensacional, que mostra como nossa Capital é linda!

Começando pela Baía de Vitória, com o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno preenchendo a paisagem, além da Ilha do Boi e a Curva da Jurema, que se estende no horizonte até o final da Praia de Camburi. Sem dúvida, um verdadeiro espetáculo!

Do lado oposto, a Praia do Canto, numa verdadeira “Selva de Pedra”, com o Morro da Gamela ao fundo e no horizonte, o Mestre Álvaro na Serra!

Parque Chácara Von Schilgen: um refúgio no coração de Vitória

Sem dúvida, o Parque Chácara Von Schilgen é um verdadeiro refúgio em meio à natureza, além de ser um lugar muito gostoso para passear ao ar livre com a família.

Aliás, uma coisa que eu gostei demais é que o local é bem seguro, com guardas monitorando toda a área do parque. Em momento nenhum eu senti alguma insegurança, pelo contrário, fiquei bem à vontade e fiz um passeio sensacional!

Portanto, se você ainda não conhece o Parque Chácara Von Schilgen, aproveite para ir com sua família e amigos. Tenho certeza que vocês irão adorar fazer esse passeio!

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, das 8h às 17:30h

Contato:

Tel.: 27 3235-9862

Como chegar:

Siga pela Av Beira Mar em direção ao Bob’s da Praça dos Namorados. Após passar pela entrada da Ilha do Frade, faça o contorno para a Av Saturnino de Brito e depois entre à direita.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

Ilha da Trindade: Um Paraíso Capixaba no Meio do Oceano!
Morro do Vigia: Aventure-se Nessa Trilha no Coração de Vitória!
Parque Botânico Vale: Trilhas, Piquenique e Muita Diversão!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário