Praia Secreta: Uma Grande Descoberta das Redes Sociais!

Compartilhe com seus amigos!

De fato, a Praia Secreta é uma das praias mais lindas do município de Vila Velha! Aliás, ela ganhou essa fama de “secreta” anos atrás, após ser descoberta através das redes sociais e até hoje, desperta a curiosidade para conhecê-la, de turistas que vem ao Estado pela primeira vez! Portanto, veja agora como chegar nesse paraíso “escondido” de Vila Velha!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história e descoberta da “Praia Secreta”

Sem dúvida, Vila Velha é mesmo um lugar fantástico! Quando você pensa que já conheceu todos os pontos turísticos do município, vem alguém e descobre algo novo! Aliás, foi através dessa foto que vi no Capixaba da Gema que eu descobri esse pequeno paraíso. Aí não tive dúvidas e fui logo lá pra conhecer!

Foto: Capixaba da Gema

A Praia Secreta está localizada no final da Praia da Costa, ao lado da Praia do Ribeiro e próxima à Igreja Missão Praia da Costa e ao Farol de Santa Luzia. Até então, a área da praia ficava numa propriedade particular, onde seria construído um condomínio fechado. E foi em 2016, com a divulgação nas redes sociais, que a praia tornou-se sensação em Vila Velha, pois todos queriam ir lá conhecer essa tal praia, que até então, era mesmo secreta!

Como a praia não tinha um nome e todos se referiam a ela como uma “Praia Secreta”, esse adjetivo pegou e ficou assim até hoje! Aliás, a obra do condomínio foi embargada porque, na verdade, a área da praia é de propriedade da Marinha. Uma rede de alambrado foi colocada para isolar a área do condomínio e ao lado da Igreja Missão Praia da Costa, fizeram uma abertura no muro e construíram uma rampa para dar acesso à praia.

YouTube player

Praia Secreta: um lugar para relaxar e curtir a natureza

Eu fiquei muito impressionado quando estive na Praia Secreta pela primeira vez, pois a praia é linda demais! Tranquila, bucólica e sem ondas, é o lugar ideal para famílias relaxarem e curtirem a natureza! No canto esquerdo da praia, entre as pedras, tem algumas castanheiras, que proporcionam uma boa sombra e por isso, é um dos lugares mais disputados.

O antigo trampolim da Praia Secreta

Hoje em dia, quem frequenta a Praia Secreta, nem imagina que nos primeiros meses de sua descoberta, a praia tinha um trampolim, que era praticamente a atração principal do local! Mas infelizmente, ele foi destruído em 2017, por um morador. Segundo ele, essa multidão de pessoas que estavam indo conhecer a praia, principalmente para pular do trampolim, estavam fazendo muito barulho e deixando lixo no local.

De fato, nos primeiros anos, a Prefeitura de Vila Velha não tinha ainda a “responsabilidade” de cuidar da praia, pois até então, o lugar não era público. A infraestrutura que se vê hoje, como o alambrado, as lixeiras e a rampa de acesso, foram colocadas os poucos. Isso inclui também a limpeza periódica da praia pelos garis da prefeitura e o patrulhamento da guarda municipal.

A piscina natural da Praia Secreta

Sem dúvida, essa piscina natural dividia com o trampolim o protagonismo na Praia Secreta! Você a verá caminhando pelas pedras. Trata-se de uma pequena piscina, com a profundidade pouco acima da cintura de uma pessoa adulta. Ela é ótima para tomar banho, pois nela não tem ouriços ou pedras cortantes.

YouTube player

Aliás, quem vai na Praia Secreta, obrigatoriamente, tem que tirar foto aí para postar depois nas redes sociais! Além disso, foi esse enquadramento que chamou a atenção das pessoas, quando divulgaram a primeira foto da praia no Facebook!

A vista privilegiada da Praia Secreta

Fazendo uma caminhada entre as pedras, você terá uma vista privilegiada de vários pontos turísticos, como o Farol de Santa Luzia e a “Ilha da Xuxa” em Vila Velha, além da Praia de Camburi em Vitória e o Mestre Álvaro em segundo plano na Serra!

Enfim, a Praia Secreta é esse paraíso que hoje em dia, já não é mais tão secreto assim pra quem mora na Grande Vitória. Porém, lá atrás em 2016 quando a descobrimos, estava tão pertinho de nós e a grande maioria, assim como eu, nem sabíamos de sua existência. Portanto, se essa praia ainda é secreta para você, não deixe de conhecê-la quando estiver em Vila Velha!

Como chegar:

Siga até o final da Praia da Costa e logo após a Residência Oficial do Governador. Em seguida, continue em frente, até chegar na Igreja Missão Praia da Costa. Antes de chegar na igreja, você verá um buraco que fizeram no muro à esquerda, como se fosse uma porta. É só passar por ali e descer a escadaria.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

A Bucólica Praia do Ribeiro!
Visitei o Farol de Santa Luzia!
Vocês Conhecem a Praia do Bananal?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

6 thoughts on “Praia Secreta: Uma Grande Descoberta das Redes Sociais!”

Deixe seu comentário