Visitei a Praça Getúlio Vargas!

Compartilhe com seus amigos!

Vitória possui um turismo histórico e cultural muito forte. Além de museus, igrejas e teatros, há também diversos monumentos espalhados por toda a cidade. Hoje vocês conhecerão uma praça que faz parte dessa história – a Praça Getúlio Vargas, localizada no centro da Capital.

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Um panorama sobre a Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas está localizada na Av Marechal Mascarenhas de Moraes, uma região que até os anos 90 tinha um comércio muito forte, com lojas tradicionais como C&A, Lojas Americanas e Mesbla, além do Cine Paz, famoso cinema de rua local – porém, que tiveram grande declínio com o advento dos grandes shoppings, começando pelo Shopping Vitória.

A praça possui 2 monumentos históricos: A estátua de Getúlio Vargas com a Carta Testamento e “A Lei de Deus”, que traz a descrição dos 10 mandamentos.

A estátua de Getúlio Vargas

Aliás, a estátua de Getúlio Vargas foi criada por Leonardo Lima e inaugurada em 30 de Janeiro de 1955 (data provável). A estátua é feita de bronze e seu pedestal de placas de granito cinza andorinha apicoado. No pedestal está gravado o seguinte trecho da carta testamento deixada pelo Ex-Presidente, que suicidou-se com um tiro no peito em 24 de agosto de 1954: “EU VOS DEI A MINHA VIDA. AGORA OFEREÇO A MINHA MORTE. NADA RECEIO. SERENAMENTE DOU O PRIMEIRO PASSO NO CAMINHO DA ETERNIDADE E SAIO DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA.”

Já a construção do monumento A Lei de Deus ocorreu em 1979 pela Associação da União Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia. Ele é constituído por dois painéis de mármore branco, com a descrição dos 10 mandamentos bíblicos.

Fonte: Monumentos Capixabas

Como chegar:

Siga para o centro de Vitória pela Av Princesa Isabel ou pela Av Mal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar). A praça fica ao lado do Banco Itaú e do Edifício Jusmar.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

A História da Praça Costa Pereira!
Já Ouviram Falar na Praça dos Desejos?
Praça da Ciência: Diversão e Conhecimento Para as Crianças!
Vocês Já Foram na Praça dos Namorados?
Vocês Já Foram na Praça do Papa?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário