Praça Costa Pereira - Vitória

Inaugurada na Década de 20, a Praça Costa Pereira é considerada o coração de Vitória. Nessa postagem contamos um pouco da história dessa praça que já foi palco de diversas manifestações sociais na cidade e que hoje é um dos mais importantes espaços históricos do Centro da Capital!


 

Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:

Facebook /
Twitter / Instagram / Google+ / YouTube / Tumblr / Pinterest / Flickr / Panoramio


Confiram também:

Praça Getúlio Vargas

Praça Oito de Setembro

Antes de sua inauguração em 23 de Maio de 1928 a Praça Costa Pereira era conhecida como Prainha, quando (pasmem!) mais de dois terços da praça eram banhados pelo mar. Nos anos seguintes, aterros foram realizados gradativamente e ela passou a se chamar Largo da Conceição. Em 1922 o Prefeito Antônio Pereira Lima mudou-lhe o nome para Praça da Independência e só praticamente nos Anos 60 é que passou a ser chamada definitivamente pelo seu nome atual.

A Praça Costa Pereira possui belas construções ao seu redor: O Theatro Carlos Gomes, que fica bem em frente à praça e o Teatro Glória, reformado recentemente. Da praça também se tem acesso a às diversas escadarias do Centro Histórico, a Cidade Alta e outros pontos turísticos, como por exemplo, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Anchieta.

A praça é bem arborizada e de vez em quando é utilizada pelas TV Gazeta e TV Vitória para fazerem algumas matérias ao vivo - que atraem muitas pessoas - como o quadro "Desaparecidos" do ESTV 1ª Edição e a "Praça do Povo", do Balanço Geral. Além disso, ela possui 4 monumentos históricos:

À Mãe - A obra representa o útero materno e o relacionamento indissolúvel mãe/filho, ligados (acorrentados) pelo cordão umbilical.
Busto de Afonso Cláudio - Governador do Espírito Santo logo após a Proclamação da República.
Busto de Costa Pereira - Presidente da província do Espírito Santo entre 1861 a 1864.
Busto de Muniz Freire - Governador do Espírito Santo entre 1892 a 1896 e 1900 a 1904.
Busto de Florentino Avidos
- Presidente do Espírito Santo e Senador durante a República Velha.
Busto de Jerônimo Monteiro - Governador do Espírito Santo entre 1908 e 1912.


É isso aí pessoal, quando decidirem conhecer o Centro Histórico de Vitória, não deixem de conhecer também a Praça Costa Pereira, ok!

Como chegar:

Partindo de Vila Velha ou Cariacica, siga para o Centro de Vitória pela Av Mal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar). Após passar o prédio da Receita Federal, entre à esquerda na Rua Josué Prado e siga em frente pela Rua Barão de Itapemirim, cortando a Av Princesa Isabel e a Av Jerônimo Monteiro. Vindo da Serra, siga em direção ao Centro pela Av Jerônimo Monteiro. Após passar pelo prédio do Ministério Público Federal, entre na Rua Barão de Itapemirim e siga em frente. A praça estará à sua esquerda, em frente ao Theatro Carlos Gomes.

Fonte: Morro do Moreno / Monumentos Capixabas




Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...