Farol de Santa Luzia - Vila Velha

Demorou, mas enfim, ele voltou! Depois de mais de 10 anos de espera, finalmente o Farol de Santa Luzia reabriu suas portas para visitação. A cidade de Vila Velha oferece aos moradores e os turistas mais uma opção de lazer! Estive lá no Domingo e nessa postagem eu conto para vocês como foi essa visita!



Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:

Facebook / Twitter /
Instagram / Google+ / YouTube / Tumblr / Pinterest / Flickr / Panoramio


Confiram também:

Praia Secreta - Vila Velha


Localizado no final da Praia da Costa, depois da Igreja Missão, o Farol foi reaberto para visitação no último sábado, 19 de Novembro de 2016. A cerimônia de reinauguração estava marcada para o dia anterior, mas foi cancelada devido às fortes chuvas que caíram em diversas regiões da Grande Vitória.

A reabertura do farol custou R$148.188,87 aos cofres públicos, num convênio assinado em Dezembro de 2015 entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Foram realizadas diversas obras de adequação para poder atender ao público, dentre elas, uma pista para cadeirantes no início da rua (logo após a Missão) até a entrada do Farol. Além disso, toda a área de visitação está devidamente sinalizada e protegida. Porém, a atenção dos pais com seus filhos é muito importante.

E vocês conhecem a história do Farol de Santa Luzia? Ele foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado um ano depois. O Farol possui 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. Sua iluminação inicial era a querosene e hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão. Show, não é?

Então, aproveitei o Domingo de sol e fui lá conhecer o Farol. Chegando lá, me deparei com uma fila muito grande - o que já era de se esperar, pois era o segundo dia de visitação ainda e as pessoas gostam de uma novidade, né não? Há uma placa na entrada informando que a visitação é restrita a grupos de até 25 pessoas por vez, devido a capacidade do local, podendo permanecer lá dentro por até 20 minutos. O oficial da Marinha que fazia a triagem na entrada só permitia o ingresso de 3 pessoas que estavam juntas por vez, à medida que outros iam embora. Como fui sozinho, não precisei esperar outras pessoas para entrar, apenas a minha vez na fila.

E olha gente, essa região do Farol é bonita demais! Como ficou muito tempo fechado, poucas pessoas conhecem essa vista do mar. Caminhando até os limites demarcados do Farol, indo para o lado esquerdo podemos ver parte da Praia Secreta, parte do Morro do Moreno e ao longe a Praia de Camburi, o Porto de Tubarão e o Mestre Álvaro. É um cenário maravilhoso! Pelo lado direito ao lado do deque, vemos as pedras que nos levam até a Residência Oficial do Governador. De ambos os lados, o cenário é incrível - uma boa pedida para tirar muitas fotos! 

E falando no deque, ele é muito bonito e combinou perfeitamente com o cenário! Nele há um leme que simula uma embarcação - é claro, virou parada obrigatória para fotos! O Marco Testemunho e a exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha completam as atrações do local.

Concluindo, a visita ao Farol de Santa Luzia é um passeio muito prazeroso de se fazer, estando acompanhado da família e amigos, ou até mesmo indo sozinho. E como se trata de uma área militar, é importante ficar ligado nas regras que devem ser seguidas: 

  • O tempo da visitação é de até 20 minutos para grupos de no máximo 25 pessoas;
  • É proibido o acesso de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada para o ambiente militar;
  • Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável;
  • A visitação é autorizada somente nos ambientes já demarcados e seguros, sendo proibido o acesso ao “Farol”. 

Como chegar:

Siga até o final da Praia da Costa e logo após a Residência Oficial do Governador, siga em frente, em direção à Igreja Missão Praia da Costa. O Farol fica logo na rua de chão à frente. 

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, de 9:00 às 17:00 horas, com o fechamento dos portões às 16h30 horas.
Escolas e grupos acima de 25 pessoas devem fazer agendamento prévio. Entrada gratuita.

Tel.: (27) 3349-3898
E-mail: farolsantaluzia@vilavelha.es.gov.br 


Fonte: Setur-ES




Finalizamos essa postagem com um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...