Farol de Santa Luzia: Um Belíssimo Cartão-Postal de Vila Velha!

Compartilhe com seus amigos!

O Farol de Santa Luzia é um dos principais pontos turísticos de Vila Velha e ótimo lugar para passear com a família! Conheça a história desse cartão-postal vilavelhense, que além de proporcionar uma belíssima vista da Capital, auxilia até hoje a navegação de embarcações que navegam pela Baía de Vitória!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar até o Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia está localizado no final da Praia da Costa, próximo à Praia Secreta e logo depois da Igreja Missão. Para chegar lá, basta seguir pela R Santa Luzia,  passando pela Praia da Sereia e a Casa do Governador. O farol fica exatamente no final da rua.

Foto: EvertonDroneMan/Wikimedia Commons

A história do Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia foi projetado em 1870 na cidade de Glasgow, na Escócia, onde suas chapas de ferro foram pré-moldadas. Aliás, sua construção foi a pedido do Barão de Cotegipe, que teve como objetivo, orientar as embarcações que transitavam para o interior da Baía de Vitória. Portanto, um ano depois ele foi inaugurado no Brasil.

Além disso, o farol possui 14 metros de altura e tem um alcance de 34 milhas marítimas (62 km). Sua iluminação inicial, que era de querosene, foi alterada por uma lâmpada elétrica de 300 watts, com iluminação branca e de lampejo simples, divididos em períodos de doze segundos com quatro lampejos curtos.

E uma curiosidade: o Farol de Santa Luzia orienta até hoje a entrada de embarcações na Baía de Vitória, além dos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Restaurações e reabertura do Farol de Santa Luzia

Até 19 de Novembro de 2016, data da sua primeira reabertura, a população não tinha acesso nenhum ao farol. Porém, a partir daí ele tornou-se um ponto turístico do município, numa obra que na ocasião, custou R$148.188,87 aos cofres públicos.

E em 16 de Junho de 2021, ano do seu 150° aniversário, o farol foi fechado novamente para obras de restauro e reaberto 3 meses depois, em 28 de Setembro. Dentre as obras realizadas, houve a revitalização do farol, pintura da âncora e reparo da calçada ao redor do farol, além da instalação de dois binóculos para observação e substituição dos nós de marinheiros.

Farol de Santa Luzia: um ótimo lugar para um passeio em família

De fato, a visita ao Farol de Santa Luzia é um passeio muito gostoso para se fazer com a família! Além de conhecer e tirar fotos em frente ao farol, você poderá também apreciar a vista única da Baía de Vitória, através de dois decks localizados em ambas as extremidades!

Além disso, em frente ao farol tem ainda um leme que simula uma embarcação, o Marco Testemunho e a exposição permanente de vários tipos de nós de marinheiros.

A sala da memória, localizada ao lado da loja de artesanatos, completa as atrações do local.

Regras para visitação

– O tempo da visitação é de até 20 minutos para grupos de no máximo 25 pessoas
– É proibido o acesso de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada para o ambiente militar
– Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável

YouTube player

Enfim, se você ainda não conhece o Farol de Santa Luzia, aproveite a primeira oportunidade para fazer uma visita. Sem dúvida, você irá gostar demais desse passeio!

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo e Feriados, de 9hs às 16:30hs
Escolas e grupos acima de 25 pessoas devem fazer agendamento prévio. Entrada gratuita

Contato:

Tel.: 27 3349-3898
E-mail: farolsantaluzia@vilavelha.es.gov.br

Como chegar:

Siga até o final da Praia da Costa e logo após a Residência Oficial do Governador, siga em frente, em direção à Igreja Missão Praia da Costa. O Farol fica logo na rua de chão à frente.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vila Velha!

Como Chegar na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes!
Praia da Concha: Um Pequeno Paraíso Escondido em Vila Velha!
Praia do Bananal: Um Pequeno Refúgio em Vila Velha!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário