Passeios Gratuitos - Conhecendo os Parques de Vitória

Vitória é uma cidade que tem muitas opções de lazer e turismo para todos os gostos. E um dos lugares que mais gosto de visitar na Capital são os parques municipais. É um passeio que todos podem fazer e o melhor: é de graça! Confiram nessa postagem os parques que já visitamos e anote aí na sua agenda para conhecê-los vocês também!


Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:

Facebook / Twitter /
Instagram / Google+ / YouTube / Tumblr / Pinterest / Flickr / Panoramio


A cidade de Vitória possui diversos parques municipais. São eles:

Chácara Paraíso
Parque Botânico da Vale do Rio Doce
Parque da Fazendinha
Parque da Fonte Grande
Parque Pedra da Cebola
 
Parque Moscoso
Parque Municipal de Barreiros
Parque Municipal Gruta da Onça
Parque Municipal Horto de Maruípe
Parque Municipal Padre Alfonso Pastore (Mata da Praia)
Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen
Parque Tancredão
Projeto Tamar

Clicando nos links acima vocês verão a postagem original sobre cada parque visitado. Só não tive a oportunidade de conhecer ainda os parques de Barreiros, Mata da Praia e o Horto de Maruípe.

Começamos então nosso giro pelo Parque da Fonte Grande, no bairro Grande Vitória. O parque possui diversos mirantes, entre a subida e o topo. um dos atrativos é a Trilha da Pedra da Batata, que nos levam até o Mirante do Sumaré, onde nos seus 215 metros de altitude, temos uma vista privilegiada da região de Santo Antônio, São Pedro Grande Vitória e Ilha das Caieiras.


Indo em direção ao Centro, temos o Parque Moscoso e o Parque Municipal Gruta da Onça, dois parques que vocês não podem deixar de visitar! O Parque Moscoso é o mais antigo parque de Vitória. Possui um lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos. Lindo demais! Já o Parque Municipal Gruta da Onça é ideal para caminhar pelas trilhas que nos levam até o Morro do Vigia e a Pedra do Urubu onde se tem vistas fantásticas de grande parte da cidade. Eu ainda não fui lá, mas o João do Blog Destinões e o Deivison do Capixaba na Estrada já foram e clicando aqui e aqui, vocês poderão conferir como foi essa experiência. Uma coisa eu já adianto: foi massavéi demais!!!


Já na Enseada do Suá a atração é por conta do Projeto Tamar, um centro de visitação que possui diversas atrações nas questões ambientais, como por exemplo, visitas orientadas, espaços temáticos, mirante e dois tanques com espécimes de tartarugas marinhas - e o legal é que podemos alimentá-las! Pessoal, esse é o único passeio que é pago, porém, sem fins lucrativos. A renda arrecadada é usada para manutenção do local e alimentação dos animais. Devido a esse motivo, decidi incluir também o Projeto Tamar nesse roteiro, ok.


Na Praia do Canto as atrações estão por conta do Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen e a Chácara Paraíso. O Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen é um lugar para fazer uma boa caminhada pelas suas trilhas e estar em contato direto com a natureza. Possui lindas paisagens e inúmeras espécies de árvores, além de servir de refúgio para diversas aves silvestres. Quando for lá, não deixe de fazer a trilha que leva ao topo do Morro do Gajuru! A vista de lá é incrível! Já a Chácara Paraíso, na verdade ela não é uma chácara, mas sim um espaço de lazer para crianças e adultos, com pistas de caminhada, playground e um módulo do Serviço de Orientação ao Exercício - com aulas de alongamento e ginástica e avaliações físicas individuais.


O Parque Pedra da Cebola é - na minha opinião - uma das áreas verdes mais belas da cidade de Vitória. É um ótimo lugar para levar a família, principalmente as crianças, pois o parque é muito grande e há espaço de sobra para todos se divertirem, fazer piquenique, brincar no playground, etc... Ah, uma dica muito importante: leve repelente, ok!


O Parque Botânico da Vale do Rio Doce é um lugar excelente para passar o dia com a família. Além de manter contato direto com a natureza, há uma área recreativa para as crianças, lanchonete, trilhas guiadas, algumas espécies de plantas e uma biblioteca em forma de vagão - o Vagão do Conhecimento. Outra atração é o passeio de ônibus até as instalações do Porto de Tubarão, onde o guia vai explicando todo o funcionamento da Vale do Rio Doce.


Agora imagine você num ambiente de roça em pleno coração da cidade? Essa é a proposta do Parque da Fazendinha! É um lugar muito tranquilo, bastante arborizado e com muitos animais - pássaros, tartarugas, cabritos e gansos - há também um lago na parte central e uma nascente.


Deixei o Parque Tancredão por último, pois ele não está catalogado no site da Prefeitura de Vitória como parque municipal e sim, como um Centro Esportivo. Porém, embora esteja alocado nessa categoria, possui uma estrutura muito semelhante a um parque municipal, com pista de caminhada, ciclovia, calçadão da orla, pista de skate, playgrounds, piscinas, centro da 3ª idade e campos para a prática de esportes.


Então gente, essa postagem faz parte de uma blogagem coletiva e é resultado da iniciativa Capixabas Indicam. O Terra Capixaba e mais alguns blogs capixabas se juntaram para divulgar dicas de passeios gratuitos para se fazer aqui no nosso Estado. Vejam abaixo a lista de lugares do Espírito Santo onde vocês não precisam pagar para conhecê-los e que estão sendo divulgados por nós:
Para saber mais sobre o Capixabas Indicam, clique aqui nesse link.

Finalizamos essa postagem com um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...