Catedral Metropolitana de Vitória - Vitória

Uma das atrações imperdíveis para quem deseja conhecer o Centro Histórico da Capital é visitar a Catedral Metropolitana de Vitória. Estive lá esse ano e nessa postagem eu conto para vocês um pouco de sua história, além de algumas curiosidades interessantes sobre esse imponente monumento, símbolo da cidade de Vitória!


Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:

Facebook /
Twitter / Instagram / Google+ / YouTube / Tumblr / Pinterest / Flickr

Confiram também: 

Palácio Anchieta 
Praça Getúlio Vargas
Praça Oito de Setembro

A Catedral Metropolitana de Vitória está localizada na Praça Dom Luiz Scortegagna, na Cidade Alta, no Centro de Vitória e faz parte do Projeto Visitar, um programa desenvolvido pela Prefeitura de Vitória com o objetivo de fomentar o turismo histórico-cultural da região.

Famosa pelos seus belíssimos vitrais, a Catedral foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1550, quando a localidade ainda se denominava "Vila Nova" - sua construção iniciou em 1920 e só foi concluída nos Anos 70. Em Maio de 1984 foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.

Pessoal, a Catedral é muito bonita e sua arquitetura chama muito a atenção, tanto por fora quanto por dentro! Seu estilo é o Neogótico, inspirado na Catedral de Köln, na Alemanha. E falando nos vitrais - grande destaque da Catedral - eles foram desenhados pelo renomado artista italiano César Alexandre Formenti, em seu ateliê no Rio de Janeiro, com a ajuda do seu filho e também pintor, Gastão Formenti.

Esses vitrais levaram 10 anos para ficar prontos - foram produzidos de 1933 e 1943 - e tiveram a colaboração de doadores que tiveram seus nomes gravados nas próprias obras. Interessante, não? O maior vitral,
visível na fachada principal, é o de Santa Cecília, doado pelo Governo do Estado. Há também uma doação individual do Bispo Dom Luiz Scortegagna e da família Formenti, fruto da estima à Catedral durante a década do trabalho de Alexandre.

Além dos vitrais, no interior da Catedral existem vários objetos litúrgicos históricos e bem interessantes - e num deles está escrito que o Papa João Paulo I visitou a Catedral em 14 de Novembro de 1975, quando ainda era Patriarca de Veneza.

Tá aí um passeio bem legal e diferente que indico a todos pra fazer na cidade de Vitória. Além de praias fantásticas e lugares bem bonitos, a Capital do nosso Estado tem um grande potencial no turismo histórico-cultural. Vale a pena conhecer!

Como chegar:

Saindo de Cariacica ou Vila Velha, siga para o Centro de Vitória pela Av Getúlio Vargas. Vire à direita na R Gen Osório e após passar o Supermercado EPA, vire à direita na R Caramuru. Vire à direita na R São Francisco e à direita novamente na R Francisco Araújo. Mantenha-se à esquerda para continuar na R Comandante Duarte Carneiro e depois vire novamente à esquerda na R Pedro Palácios. Siga em frente e depois vire à direita na R José Marcelino. A Catedral estará à direita. Pelo Norte, siga até o Centro pela Av Jerônimo Monteiro e após passar pela Procuradoria da República, entre à direita na R Barão de Itapemirim. Contorne a Praça Costa Pereira, mantendo-se à esquerda e entre na R Duque de Caxias. Siga em frente até a R Nestor Gomes, vire à direita na Praça João Clímaco e entre à direita na R Pedro Palácios. Siga em frente e depois vire à direita na R José Marcelino. A Catedral estará à direita.

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, de 9:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

Tel.: (27) 3322-6418
E-mail: visitar@vitoria.es.gov.br

Fonte: Wikipédia




Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...