Passeio de Caiaque na Trilha da Capivara - Guarapari

Guarapari é uma cidade que possui diversas opções de lazer o ano todo. Além dos tradicionais passeios de escuna e vários pontos de mergulho, um passeio diferente que a maioria ainda desconhece: É o passeio de caiaque na Lagoa de Caraís, no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba, onde está a única trilha aquática do Estado!


Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:


O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado ao norte de Guarapari, em Setiba, na divisa com Vila Velha. Lá é possível estar em contato direto com a natureza e aprender um pouco mais de educação ambiental. Além disso, o parque possui 5 atrações: caminhada pelas trilhas da Clúsia e Restinga, a Praia de Caraís, a Lagoa de Caraís (a famosa Lagoa da Coca-Cola), o Mirante do Sambaqui e o passeio de caiaque pela Trilha da Capivara!

Confiram também nossas outras 3 postagens sobre o PEPCV:


Pessoal, vou dizer uma coisa pra vocês: ter feito essa trilha aquática de caiaque foi muito, mas muito legal mesmo! O passeio é incrível e vale muito à pena! Percorrer as trilhas, caminhar até a praia, tomar banho de lagoa, tudo isso é legal, mas ter percorrido por dentro da lagoa, estando em contato com todo aquele ecossistema, me proporcionou uma experiência ecológica e ambiental totalmente diferente!

Então, vamos lá: Primeiramente, para fazer essa trilha é necessário agendar o seu horário com o Giovanni Merola, um dos monitores do PEPCV e atual responsável pelo passeio. A aventura começa pouco mais de 500 metros da entrada do parque, num deck, onde estão guardados os caiaques. Antes de irmos pra lá, o Giovanni me entregou uma ficha com várias normas e orientações, importantes para o passeio. Li e assinei - lazer é bom, mas a segurança vem em primeiro lugar, sempre!


O passeio tem a duração de 3 horas, incluindo a ida, a permanência na Praia de Caraís, visita ao Mirante do Sambaqui e retorno ao ponto de partida, sempre com limite máximo de 8 visitantes, evitando assim impacto nesse ambiente - a preocupação com a preservação do local foi algo que me chamou muito a atenção! Pra tudo o que é feito ali, há a preocupação com o impacto que isso provoca naquele ecossistema. Isso é muito importante! Pela manhã a saída é por volta das 8:30hs, com retorno às 11:30hs e à tarde, saída às 13:30hs e retorno às 15:30hs. O valor é de R$30,00/pessoa (preço de Março/2017).


Percorrendo a trilha é possível avistar uma série de plantas características de ambientes alagados, como a Ninféia (Aguapé), a Utricularia Aurea (Carnívora) e o Araticum do Brejo; e ainda, a abundância de animais silvestres, como diversas espécies de aves e peixes, em seu habitat natural! Infelizmente, nesse dia eu não tive a sorte de ver nenhum bichinho passando por perto. Mas quem sabe, na próxima vez...

Chegando no início da lagoa, paramos por volta de 1 hora para aproveitar o local. Aí vocês podem ficar à vontade pra tomar banho na lagoa ou dar um mergulho no mar; ou então, ir até o Mirante do Sambaqui e ter uma visão panorâmica e incrível da Lagoa de Caraís!

Olha o Giovanni aí!

Eu sugiro a vocês explorar o local ao máximo, pois ali tudo é muito lindo! E mais, aproveitem para sentir a natureza ao redor, as flores, o som dos insetos... afinal, num mundo onde só se fala de tecnologia e experiências virtuais, tá aí a grande oportunidade de redescobrir as boas experiências do mundo off-line, não é? 

Depois de ficar um tempo lá na Lagoa de Caraís, retornamos pela trilha, curtindo novamente seu visual incrível! Enfim, fizemos um passeio tranquilo, divertido e que nos leva a refletir sobre nossa consciência ecológica e o impacto que nossas ações tem no meio ambiente. Ah, recomendo e indico a todos o excelente trabalho que o Giovanni vem fazendo no PEPCV como Monitor Ambiental e Guia na Trilha da Capivara - Giovanni, você está de parabéns, valeu pelo passeio!



Como chegar:

Partindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rodovia do Sol. A sede do PEPCV está localizada logo após o pedágio, no Km 37,5. É necessário seguir em frente e fazer o contorno à esquerda pelo viaduto, pois a entrada fica do outro lado da pista.

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 8:00 hs às 17:00 hs, com entrada franca. Visitas em grupo devem ser marcadas 24 hs de antecedência.

Trilhas:

Diariamente, de 8:00 hs às 15:30 hs, com entrada franca.

Passeio de Caiaque:

Agendamento prévio com o Monitor Ambiental Giovanni Merola: 27 99500-2405.

Instagram: monitorambiental_pepcv
Facebook: Trilha da Capivara


Contato:

Tel: 27 3242-3665
Celular: 27 9727-6295
E-mail: pepcv@iema.es.gov.br




Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...