Praia de Caraís: Descubra a Praia Mais Selvagem de Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

Guarapari é uma cidade que impressiona a todos pela beleza de suas praias, que sem dúvida, são as mais lindas do Espírito Santo! E dentre elas, encontra-se a Praia de Caraís, a praia mais selvagem do município, que aliás, esconde um grande tesouro natural!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar na Praia de Caraís

A Praia de Caraís está localizada em Setiba, no Parque Estadual Paulo César Vinha. O acesso principal até a praia é feito à pé, pela Trilha da Restinga, a trilha principal do Parque, que tem 1,5 km de extensão. O percurso é bem tranquilo, num relevo plano, solo arenoso e pouca sombra. Porém, alguns pontos da trilha tem mata semi-fechada.

Você pode chegar na Praia de Caraís também pela Praia de Setibão, porém, só indico esse percurso se você estiver por lá ou pelas redondezas, pois a distância é maior, além de fazer o percurso no terreno irregular da praia e que, sem dúvida, será mais cansativo.

Características da Praia de Caraís

A Praia de Caraís, também conhecida como a Praia do Bororó, é uma praia deserta bem extensa, com vegetação de restinga e muitas dunas em toda sua extensão. Ela começa logo após a Praia D’Ulé ao norte e vai até a Praia de Setibão ao sul. Além disso, por estar numa reserva ambiental, a praia não tem nenhuma infraestrutura.

Não é uma praia muito indicada para banho por ter o mar muito agitado, porém, assim como a Praia de Itaparica em Vila Velha, ela é bem rasinha no início e demora um pouco até a água ficar na sua cintura. Mesmo assim, é necessário ter cuidado se for entrar no mar!

Foto: Deividjoliveira/Wikimedia Commons
Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Detalhe que a chegada na praia, no final da trilha, está justamente na direção do Arquipélago de Três Ilhas, outro paraíso selvagem de Guarapari! Aliás, a vista do arquipélago lembra muito a visão da Ilha das Garças na Praia de Itaparica.

Lagoa de Caraís: o tesouro escondido da Praia de Caraís

De fato, a Lagoa de Caraís, a famosa “Lagoa da Coca-Cola”, é o grande tesouro natural da Praia de Caraís, que eu me referi logo na introdução! Ela fica a 1 km de distância ao sul e a poucos metros do mar, sendo possível revezar entre ambos até enjoar! Além disso, esse é um “point” muito procurado por surfistas por ter maior ondulação e é justamente aí que é conhecido como Praia do Bororó.

Foto: Rofermartins/Wikimedia Commons
Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons
A Pedra da Tartaruga

Porém, antes de chegar na lagoa, você verá duas formações rochosas e no meio delas é muito gostoso de tomar banho. Aliás, eu dei uns mergulhos aí e a sensação é de estamos numa piscina gigante de águas salgadas, bom demais! Além disso, é um ótimo local para tirar fotos! E uma curiosidade: é aí que fica a “Pedra da Tartaruga”, que obviamente, se parece mesmo com uma tartaruga!

Foto: André Dopirak/Wikimedia Commons
Foto: Deividjoliveira/Wikimedia Commons
Foto: Leonardo Merçon/Wikimedia Commons

Enfim, a Praia de Caraís é essa belissima praia deserta, aliás, a mais selvagem de Guarapari e que faz parte do Parque Estadual Paulo César Vinha; um lugar que, sem dúvida, vale muito à pena conhecer!

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 8h às 17h, sendo que o acesso às trilhas é até às 15 horas. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento.

Escolas e excursões:

Grupos organizados de 15 a 40 pessoas (escolas, excursões, etc), somente em dias úteis e mediante agendamento prévio.

Projeto Trilha Cidadã:

Toda quinta-feira, de 8h às 17h. É necessário agendamento prévio pelo telefone 27 3636-2522.

Passeio de Caiaque:

Agendamento prévio com o Monitor Ambiental Giovanni Merola: 27 99500-2405.

Contato:

Tel: 27 3636-2522
E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Como chegar:

Partindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rodovia do Sol. A sede do PEPCV está localizada logo após o pedágio, no Km 37,5. É necessário seguir em frente e fazer o contorno à esquerda pelo viaduto, pois a entrada fica do outro lado da pista.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Conheça o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari!
Lagoa de Caraís: A Famosa Lagoa da Coca-Cola de Guarapari!
Trilha da Capivara: O Melhor Passeio de Caiaque em Guarapari!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário