Praia de Caraís - Guarapari

Que as praias de Guarapari fazem um enorme sucesso entre os turistas, isso todos já sabem. O que muitos nem imaginam é que na região norte do município existem algumas praias desertas que impressionam pela sua beleza natural. E uma delas é a Praia de Caraís, que vocês conhecerão agora!



Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:


A Praia de Caraís está localizada ao norte de Guarapari, em Setiba, no Parque Estadual Paulo César Vinha. Em 2010 eu estiva lá com minha família e retornei agora em Fevereiro para visitar novamente esse paraíso!

Confiram também nossas outras 2 postagens sobre o PEPCV:


Então, como se chega nessa praia? O único acesso é pela Trilha da Restinga, principal trilha do parque. Da entrada até a Praia de Caraís são 1,5 Km de caminhada. É um percurso com grau de dificuldade fácil, com relevo plano, solo arenoso e pouca sombra. Em alguns momentos da trilha há uma mata semi-fechada.


Mas pessoal, é um esforço vale a pena, porque quando você chega na praia, olha, ela é linda demais! A visão do Arquipélago de Três Ilhas que ficam em frente à praia... demais! Lembra a mesma visão da Ilha das Garças na Praia de Itaparica. Além da paisagem de restinga, tem algumas dunas também e dá pra tomar banho legal, pois nessa área da praia não tem ondas fortes, só algumas marolas mesmo.


E cenário da praia é fantástico! Eu pessoalmente acho muito massa essas praias desertas com trilhas, restinga e dunas; acho tudo isso lindo demais!

Caminhando para o sul, em direção à Lagoa de Caraís, vocês encontrarão duas formações rochosas e no meio delas é muito gostoso de tomar banho. Parece até que estamos numa piscina gigante de águas salgadas! Bom demais! Além, é claro, de ser um lugar excelente para tirar muitas fotos.


Essa parte da praia já está próxima da Lagoa de Caraís, basta caminhar mais alguns metros pra chegar lá. E olha só que curiosidade: ali tem uma pedra que é chamada de "Pedra da Tartaruga" porque, obviamente, se parece com uma tartaruga mesmo. Show de bola!


Nessa parte da praia, em frente à Lagoa de Caraís, as ondas batem mais forte e é um point muito procurado por surfistas. Além de dar um mergulho, na lagoa ou no mar, ou nos dois, aproveitem para contemplar esse visual lindo que Deus nos deu! É de encher os olhos, né não?


Além de conhecer a praia, uma outra atração bem legal é o passeio de caiaque pela Trilha da Capivara! Eu fiz esse passeio e na próxima postagem contarei pra vocês como foi! Ele começa pouco mais de 500 metros da entrada do parque, num deck, que é o ponto de partida para o passeio - que é guiado e agendado previamente com os monitores ambientais. Atualmente, quem faz esse passeio é o Giovanni Merola. Para conhecer melhor seu trabalho, veja suas fotos no seu perfil do Instagram ou na página Trilha da Capivara, no Facebook. Se quiser entrar em contato com ele, seu celular é 27 99500-2405.

Como chegar:

Partindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rodovia do Sol. A sede do PEPCV está localizada logo após o pedágio, no Km 37,5. É necessário seguir em frente e fazer o contorno à esquerda pelo viaduto, pois a entrada fica do outro lado da pista.

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 8:00 hs às 17:00 hs, com entrada franca. Visitas em grupo devem ser marcadas 24 hs de antecedência.

Trilhas:

Diariamente, de 8:00 hs às 15:30 hs, com entrada franca.

Passeio de Caiaque:

Agendamento prévio com o Monitor Ambiental Giovanni Merola: 27 99500-2405.

Contato:

Tel: 27 3242-3665
Celular: 27 9727-6295
E-mail: pepcv@iema.es.gov.br




Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!