Pocando no ES - Encontro de Blogueiros de Viagem

No mês de Abril o Terra Capixaba teve o prazer de participar da 2ª Edição do "Pocando no ES", um evento que reuniu 10 blogueiros de fora do Estado e diversos blogueiros capixabas, com o objetivo de divulgar o potencial turístico do Espírito Santo. Organizado pelo Capixaba na Estrada, o evento literalmente "pocou"! Bora ver como foi?


Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:


O "Pocando no ES" aconteceu entre os dias 7 a 9 de Abril de 2017 e foi um momento muito gostoso porque tivemos a oportunidade de rever alguns amigos e conhecer novos colegas que partilham da mesma paixão, que é divulgar o turismo nos seus blogs!

Essa já é a 2ª Edição do Evento; o 1º "Pocando no ES" aconteceu no ano passado com 5 blogueiros de fora, 10 blogueiros capixabas e foi um tremendo sucesso! Vejam só o pessoal que veio esse ano:

Blogs Convidados:

Bagagem de Memórias (SP) | Catálogo de Viagens (Londres) | Eu Vou de Mochila (SP) | Mineiros na Estrada (MG) | Mochilão Barato (MS) | O Melhor Mês do Ano (Chile) | Tô Pensando em Viajar (SP) | Viajadas (RS) | Viajante Comum (DF) | Viagens Cine (SP)

Blogs Capixabas:

Aline Approves | A Vida é como um Livro | Caixa de Viagens | Caminha Gente | Capixaba na Estrada | Casal Viagem | Destinões | Guia Capixaba | Guia e Turismo | Pelo Mundo com Manu | Terra Capixaba | Tudo é Mara | Um Olhar Novo | Viagem Massa


No roteiro desse ano, conhecemos algumas praias do Litoral Sul: Guarapari, Anchieta e Marataízes - e pessoal, descobrimos cada praia... uma mais linda do que a outra! Quero já aproveitar para parabenizar o Deivson Santana (Capixaba na Estrada) pela organização do Evento e a escolha dos locais, e também o Marcelo Ribeiro (Guia e Turismo), nosso guia durante os passeios: O "Pocando no ES" pocou, galera, foi demais mesmo!

Tá, mas e aí, o que significa essas expressões - "pocar", "pocando", o que é isso?

Bem, nós capixabas temos um vocabulário local, uma gíria capixabês, que num primeiro momento, só nós entendemos... "Pocar" tem vários significados, como por exemplo: "Vamos pocar daqui" = "Vamos embora daqui"; "A bola pocou" = "A bola estourou" e "O prato caiu no chão e pocou todinho" = "O prato caiu no chão e quebrou todinho". E aí, entenderam? 

A Programação do Pocando no ES

- 6ª Feira (07/04): Abertura no Hotel Quality Suites

A abertura foi às 19hs no Hotel Quality Suites, na Praia da Costa, em Vila Velha - mas à tarde, o pessoal de fora que já havia chegado, se reuniu pra almoçar no Restaurante Enseada Mediterrâneo e depois foram conhecer a Chocolateria Brasil e degustar ovos de páscoa. Eu não fui nesses encontros, pois já que alguém tem que trabalhar, esse cara sou eu...

Foto: Um Olhar Novo

À noite então, na abertura oficial do Evento, tivemos 2 palestras muito interessantes: a primeira do Leonardo Carraretto (Wis Educação) com o tema: "O que uma Empresa Espera do seu Conteúdo?",  e a segunda do Fábio Pastorello (Viagens Cine), com o tema: "Dicas de Monetização de Blog".

Mas antes, tivemos as boas-vindas do Deivson, uma palavra da Subsecretária de Turismo do Espírito Santo, Simone Modolo, além de um tour pelas dependências do hotel, onde fomos conduzidos pela Gerente Jolisiani Sabadini - e que instalações são essas, heim? Ficamos admirados com as belíssimas instalações do Hotel Quality Suites!

E olha só quem esteve lá para nos prestigiar: a Liliajane Mallmann, apresentadora do Tribuna na Estrada, da TV Tribuna (SBT)! Eu já era fã dela há muito tempo, pois acho o seu programa muito massa! E aí, claro, aproveitei a ocasião pra tirar uma foto com ela...


Mas não parou por aí não! É claro que rolou o sorteio de vários brindes - e eu que sou pé quente, fui sorteado e ganhei uma diária com acompanhante (minha esposa, lógico!) no Hotel Quality Suites - caracaaaaa, nem acreditei na hora! Tô brincando, eu acreditei sim. Quando os brindes foram anunciados, eu falei que ia ganhar essa diária e ganhei mesmo! Uhuuuul!!!

De lá, o pessoal partiu para o Restaurante Atlântica, na Praia de Itaparica, pra comer Camarão no Coco e Moqueca Capixaba - Top demais, né?

Foto: Caixa de Viagens

- Sábado (08/04): #Partiu Marataízes e Anchieta!

Pela manhã partimos em 2 Vans da Latam Airlines para o nosso 1º destino: A Lagoa do Siri em Marataízes! Gente, pensa num lugar lindo demais; Pensou? Agora, multiplica por 10 = Lagoa do Siri. Eu fiquei impressionado com a beleza deste lugar... Meu queixo caiu no chão umas 14 vezes! E não é só lagoa, tem praia também! Top demais!!!

Foto: Guia Capixaba

Logo em seguida, chegamos até a Praia dos Quartéis, uma praia deserta e muito bonita também! E a vista do mirante que tem lá é fantástica demais! Fiquei maravilhado com a beleza das falésias - o visual rústico da praia é encantador!


De Marataízes para Anchieta, mas antes, uma nova parada na Praia das Falésias pra curtir um pouco mais do visual...


Nossa primeira parada em Anchieta foi no Hotel Espadarte em Iriri, onde tivemos uma recepção cinematográfica! Assim como no Hotel Quality Suites, fizemos um tour pelos quartos - destaque para a vista espetacular do quarto que fica de frente para a Praia da Areia Preta!


Fomos muito bem recepcionados pelo Paulo Maia, Gerente do Hotel. A foto abaixo resume todo o "prestígio" que conquistamos com o nosso trabalho!


Em seguida, tivemos uma breve apresentação no Auditório sobre o turismo em Iriri, falando de suas belíssimas praias. E uma notícia que me deixou muito feliz foi saber que o restaurante da Ilha dos Cabritos, em Piúma, foi reconstruído e agora está sobre a administração do Hotel Espadarte! Clique aqui e veja o vídeo!

Mas o melhor momento foi quando fomos apresentados ao chef Gilson Surrage, único capixaba ganhador do Prêmio Dólmã de 2016 - Prêmio máximo da Gastronomia Brasileira - que preparou para nós um almoço daqueles: Paella e Bobó de Camarão - Gente, que delícia!

Foto: Tudo é Mara

Dali, partimos para o Restaurante Recanto da Pedra, onde o chef André Cicilioti nos apresentou uma versão contemporânea da Torta Capixaba. E olha, estava uma delícia! Esse evento contou com a presença do Prefeito de Anchieta Fabrício Petri, do Secretário de Turismo Edson Vando de Souza e dos membros da Associação Iriri Vivo.


Como o lugar é lindo demais, antes da apresentação, aproveitamos pra tirar muitas fotos! Da esquerda para a direita: Lívia (Caixa de Viagens), Eu (Terra Capixaba), Aline (Aline Approves), Nathana (Capixaba na Estrada), Marcelo (Guia e Turismo), Giovana (Guia Capixaba), Deivson (Capixaba na Estrada) e João (Destinões)

Foto: Viagens Cine
Foto: Tudo é Mara
Foto: Aline Approves
Foto: Viagens Cine

Partimos para o Centro da Cidade pra fazer um passeio de barco pelo Rio Benevente, onde iríamos conhecer as Ruínas do Rio Salinas. Mas antes, pausa de novo para foto em frente ao letreiro com a hashtag #amores, em frente ao Santuário Nacional São José de Anchieta.

Foto: Viagens Cine

O passeio de barco foi feito com um grupo de pescadores locais. O organizador é o Carlinhos, pescador da região. O telefone de contato dele é 28 99881-1252.

Pessoal, foi um passeio muito gostoso de se fazer! O rio é bem espaçoso, com as águas bem tranquilas e a paisagem de mangue enriquece muito o visual. Levamos cerca de uns 40 minutos até chegarmos num pequeno ancoradouro que dá acesso às ruínas.


Passamos por uma passarela no meio da mata e chegamos nas ruínas. São 32 colunas, onde ali - nos contaram os pescadores - seria a construção original do Santuário Nacional São José de Anchieta. Em outra versão, dizem que seriam ruínas de uma antiga salina. Se vocês quiserem saber um pouco mais sobre essa história, cliquem aqui e deem uma olhada no ótimo artigo que a Elaine (Casal Viagem) escreveu.


Finalizamos nosso roteiro em Guarapari, na Pousada Orquídea Café, um bistrô e pousada muito elegante, localizado em Meaípe. Fomos muito bem recepcionados pela proprietária Luciana Guerra, num coquetel com direito a música ao vivo e deliciosos quitutes. Alguns proprietários de pousadas também estavam presentes, além do Presidente da AHTG - Associação de Hotéis e Turismo e Convention Bureau de Guarapari, José Renato.

Foto: Viagens Cine

- Domingo (09/04): Guarapari, a "Cidade Saúde"!

O último dia foi reservado para conhecer as praias de Guarapari! Eu não fui nesse dia porque já tinha um compromisso agendado, mas os blogueiros que foram, ficaram encantados com a beleza do litoral da "Cidade Saúde"!

Eles conheceram a Praia dos Padres, Praia da Bacutia, Praia de Peracanga e a Praia de Guaibura, na Enseada Azul; Depois, seguiram em direção ao Centro e visitaram a Praia da Areia Preta, Praia das Castanheiras e Praia das Virtudes. Fizeram um giro pela Praia do Morro e voltaram para Meaípe pra almoçar em um dos restaurantes mais tradicionais e famosos de lá, o Gaeta!

Foto: Viagem Massa

E aí... acabou, deixando saudade! Infelizmente, porque estava tão bom! Pessoal, o "Pocando no ES" representou para nós um divisor de águas em relação à divulgação do turismo do Espírito Santo. Foi um encontro excelente e muito prazeroso; nosso Estado merece toda divulgação e prestígio possíveis, pois nossa casa é linda demais!

E agora estamos na torcida pra que antes do 3º "Pocando no ES" em 2018, aconteça uma edição de Inverno, um "Pocando 2.5", "Pocando de Verão", ou algo parecido... até lançamos a hashtag #queremosopocandonoespelomenosumavezpormes pra ver se ajuda, mas ainda não vingou, eh, eh, eh.

Pra finalizar, fica aqui o convite pra vocês que ainda não conhecem nosso Estado. Venham pra cá, conhecer as belezas do Espírito Santo! E se quiserem conhecer mais sobre o "Pocando no ES", procurem pela hashtag #pocandonoes no Facebook e Instagram, além das publicações dos blogs participantes. Até a próxima postagem, pessoal!

Organização: Capixaba na Estrada e Universo Fox

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...