Visitei a Praça Dr Arthur Gerhardt!

Compartilhe com seus amigos!

Hoje falaremos de um dos principais cartões postais de Domingos Martins, a Praça Dr Arthur Gerhardt, palco dos principais eventos locais. É um lugar muito charmoso, com muito verde e onde estão localizados também outros pontos turísticos importantes que ajudam a contar a história dessa charmosa Cidade!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A Praça Dr Arthur Gerhardt

A Praça Dr Arthur Gerhardt é muito charmosa e de se encantar pelos seus mínimos detalhes! É um dos lugares mais frequentados da cidade – está localizada ao lado da Feira de Artesanato Cidade do Verde e ao seu redor encontramos diversos cafés e restaurantes tradicionais – e tem muito espaço pra andar, tirar fotos e apreciar seu belíssimo visual!

A praça é muito bem cuidada e seus canteiros são um charme só. No meio da praça há um termômetro gigante onde muitas pessoas costumam tirar fotos, apontando para a temperatura, nos dias mais frios.

O Monumento ao Colono Imigrante e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Na Praça Dr Arthur Gerhardt estão localizados outros dois pontos turísticos da cidade: O Monumento ao Colono Imigrante e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

O Monumento ao Colono Imigrante é uma estátua construída em 1954 pelo escultor europeu Carlo Crepaz, em homenagem aos colonos alemães. No busto da estátua está escrito: “Ao Colono Imigrante, que aqui veio ajudar a construir uma grande Pátria, a gratidão da terra capixaba.”

A inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana aconteceu em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. É a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, em 1866, a Constituição Imperial brasileira proibia torres nas igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas (Fonte: Prefeitura de Domingos Martins).

O lago com peixes e a miniatura de um Quitungo

Ao lado da igreja há um lago com peixes e a miniatura de um Quitungo – moinho que tornou bem mais fácil a fabricação da farinha de mandioca, pois de acordo com a história, a produção da farinha era feita através de trabalho braçal, mas foi substituída pela força da água, com a criação do Quitungo, com a chegada dos Colonos Imigrantes no Século XIX.

Além de facilitar a produção de farinha, também realizava outras funções, como pilar café e arroz, moer fubá e canjica, gerar eletricidade e etc. Foi esse instrumento que tornou a farinha de mandioca um importante alimento e boa fonte de renda para os colonos da região.

Na rua de trás da praça está o antigo Hotel Imperador, considerado referência histórica e cultural de Domingos Martins, e que hoje pertence oficialmente ao Município.

É interessante observar como a cultura alemã está presente em diversas partes da cidade: seja pelas construções na arquitetura Enxaimel ou até mesmo num banco da praça onde está escrito “Guten Morgen”, que quer dizer “Bom Dia” em alemão.

Vocês já perceberam que a praça é cheia de detalhes, né? Ali há também um relógio de sol e bustos de figuras importantes para a história da Cidade, como o próprio Dr Arthur Gerhardt, Médico e Prefeito da Cidade e o Ambientalista e Orquidófilo Roberto Anselmo Kautsky.

Perceberam que a Praça Dr Arthur Gerhardt é um dos lugares na Cidade onde a visita é obrigatória, né? Aproveitem que o Inverno está chegando e #partiudomingosmartins!

Como chegar:

Siga para Domingos Martins pela BR 262 e quando chegar na cidade, permaneça na Rod João Ricardo Schorling até a Av Presidente Vargas, no Centro. A praça estará à sua esquerda.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Domingos Martins!

Conheci a Casa da Cultura de Domingos Martins!
Visitei o Bosque das Cerejeiras de Domingos Martins!
Vocês Já Foram na Cascata do Galo?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário