Conheci a Casa da Cultura de Domingos Martins!

Compartilhe com seus amigos!

Nessa época do ano, todos querem aproveitar o clima gostoso de Inverno em Domingos Martins. Além de curtir a cidade, é possível também conhecer sua história, visitando a Casa da Cultura, que abriga o Museu Histórico da Colonização Alemã. É um passeio cultural interessante que vale muito a sua visita!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Situando vocês um pouco na história de Domingos Martins

O Município foi colonizado por alemães, pomeranos e italianos. Na Casa da Cultura há um grande acervo de fotografias, documentos, móveis e objetos que pertenceram a esses imigrantes e seus descendentes.

A Casa da Cultura

Inaugurada em 17 de Dezembro de 1983, num imóvel que data de 1915, a Casa da Cultura é tombada como Patrimônio Histórico Estadual. Diversas exposições são apresentadas ao público no local, que também é ponto de informações turísticas.

Visitamos a Casa da Cultura no feriado de 1º de Maio e nesse dia estava havendo uma exposição de pedras marinhas em quadros! Uma verdadeira obra de arte, pessoal – vejam só nas fotos abaixo que perfeição o trabalho desses artistas!

Conhecendo o interior da Casa da Cultura

Os diversos cômodos da casa, construída pelo Sr Augusto Schwambach e que serviu de residência para a família, abrigam o acervo histórico com muitas antiguidades – a maioria delas com placas de identificação. Em um desses cômodos estão:

Um piano da marca Fooling, fabricado no Século XVIII e doado por Sandro Maciel Barbosa.

Uma vitrola da marca RCA Victor, fabricada em 1904 e doada por Florentino Modolo.

Um rádio que pertenceu à família de Jorge Faria Santos na década de 40, doado pelo Dr César Faria Santos.

Os cômodos da Casa da Cultura

Em um outro cômodo da casa estão alguns objetos que – confesso a vocês – causam um certo arrepio na espinha… A começar por essa boneca sinistra aí, deitada nesse berço de carpintaria de 1870 e que pertenceu a Madalena Kempim Palatini em 1954. Se vocês acham que a Annabelle mete medo em alguém, eu quero ver é vocês ficarem frente a frente com essa boneca!

Nesse mesmo quarto estão expostos na parede dois vestidos de batizados de 1910, doados pela Srª Alvina Soika Santos. Nessa época era muito comum as crianças serem batizadas com esses vestidos.

Há também um daqueles quadros pintados a óleo, de famílias antigas – que se colocar um desses no meu quarto eu não durmo lá nunca mais, misericórdia!

No último cômodo que visitamos há uma exposição de diversos utensílios de mesa, dentre eles:

Um prato dado de presente por Frau Ptarrer Bielefeld à Srª Catharina Kolle Velten no ano de 1945. Na época o prato tinha mais ou menos 100 anos.

Uma xícara com proteção na borda para não sujar o bigode de quem a usasse. Esta proteção é em forma de bigode e é um dos objetos mais admirados do museu.

Um escudo, doado pela Família Schmidt e nele está escrito em Alemão: “Trink und iss, Gottnicht vergiss”, que quer dizer: “Beba e coma, mas não esqueça de Deus”.

Algumas armas também estão expostas. Elas foram usadas pelos primeiros colonos para se defenderem de animais selvagens e na colonização alemã em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Enfim, esses são alguns dos diversos objetos que encontramos por lá, nesse passeio histórico e cultural, mas também muito divertido! Agora só falta a sua visita! E aí, quem topa encarar a “Annabelle de Domingos Martins”?

Horário de Funcionamento:

De Terça a Sexta-Feira, de 10hs às 17hs
Sábado, Domingo e Feriados, de 10hs às 16hs

Contato:

Tel: 27 3268-2550

Fonte: domingosmartinsfacil.com.br e domingosmartins.es.gov.br

Como chegar:

Siga para Domingos Martins pela BR 262 e quando chegar na cidade, permaneça na Rod João Ricardo Schorling até a Av Presidente Vargas, no Centro. A Casa da Cultura estará à sua esquerda, numa esquina, logo após a Caixa Econômica Federal e o Posto de Gasolina.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Domingos Martins!

Visitei a Praça Dr Arthur Gerhardt!
Visitei o Bosque das Cerejeiras de Domingos Martins!
Vocês Já Foram na Cascata do Galo?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário