Roteiro de 2 Dias em Vila Velha

Vila Velha é um dos principais destinos escolhidos pelos turistas que vem visitar o Estado e possui diversas atrações que atendem a todos os gostos - belíssimas praias, turismo histórico e religioso, além de muito lazer e diversão. Preparamos um roteiro de 2 dias pra vocês conhecerem alguns dos diversos atrativos que a cidade tem a lhes oferecer.
 

Siga agora o Terra Capixaba nas redes sociais:


Não só eu, mas diversos amigos blogueiros de viagem aqui do Espírito Santo recebemos constantemente mensagem dos nossos leitores, pedindo sugestões de roteiro, pra poderem aproveitar melhor sua estadia no Estado. E é por isso que hoje decidimos postar essa publicação coletiva, onde cada um de nós apresentaremos a vocês um roteiro do que fazer em determinada cidade em 2 dias.


Cliquem nos links abaixo para ler os demais artigos: 

- Caminha Gente: Marataízes: O que fazer em 2 dias 
- Destinões: Vitória: um roteiro de 2 dias para conhecer a cidade 
- Guia e Turismo: O que fazer em Serra, Espírito Santo? Roteiro de 2 dias 
- Pelo Mundo com Manu: Santa Teresa: um roteiro de 2 dias para conhecer a cidade 
- Tudo É Mara: Guarapari: roteiro de 2 dias para conhecer a cidade 

Essa é mais uma iniciativa do Capixabas Indicam - sigam no Instagram e Facebook para continuar conhecendo os diversos cantos do Espírito Santo!

Como Vila Velha é uma cidade muito grande, decidi concentrar as opções em 3 lugares que tem muito a oferecer em se tratando de turismo - Praia da Costa, Praia de Itaparica e Barra do Jucu. Além dos pontos turísticos, também darei uma dica de hospedagem e falarei sobre alguns restaurantes que eu conheci, para apresentar a vocês um roteiro bem completo. Vamos lá?

Praia da Costa

Principal praia do município com cerca de 3Km de extensão, a Praia da Costa tem uma excelente estrutura para atender aos seus frequentadores, com calçadão para caminhada, ciclovia, quiosques e restaurantes, barraquinhas de comidas típicas e artesanato, área para a prática de esportes, como vôlei, futevôlei e futebol de areia, além de claro, a própria praia!



Na Praia da Costa existem na verdade, duas praias: a Praia da Costa, propriamente dita e a Praia da Sereia, localizada no ponto final. E entre elas está a Pedra da Sereia.


A parte da praia onde fica o antigo trampolim é muito bom para as crianças e praticamente não há ondulação. Uma dica bem legal é alugar um caiaque e ir até as ilhas que ficam na Praia da Sereia: a Ilha Rodrigues, a Pedrinha da Sereia e a Pedra do Sapo. Por ali dá até pra avistar algumas tartarugas e a visão que se tem da praia vista de lá é incrível! Se vocês tiverem pique, podem ir nadando também!

Seguindo para o final da Praia da Costa, logo após a Praia da Sereia, estão os próximos lugares que apresentarei para vocês: O Farol de Santa Luzia, a Praia Secreta e a Piscina Natural no Morro do Moreno.

Farol de Santa Luzia

Em Novembro de 2016 a Cidade ganhou de volta um ponto turístico que estava fechado a mais de 10 anos: o Farol de Santa Luzia - tá aí um dos lugares que vocês não podem deixar de visitar quando estiverem em Vila Velha!


Além de sua importância histórica, a área do farol possui um visual incrível demais - é daquele tipo de lugar que você não consegue parar de tirar foto e não dá vontade de ir embora! Observem na foto abaixo que de lá dá pra ver ao longe a Praia de Camburi, o Porto de Tubarão e o Mestre Álvaro.


Praia Secreta

Vocês já ouviram falar de uma Praia Secreta em Vila Velha? Bom, hoje em dia ela não é mais secreta, todos já a descobriram. Mas até o início do ano passado, grande parte da população desconhecia essa praia, que é um verdadeiro paraíso, localizada bem ao lado do Farol de Santa Luzia!


Além da praia, o lugar tem outros 2 atrativos: uma piscina natural entre as pedras e um mirante. Para chegar até ele, basta percorrer uma pequena trilha - a vista de lá é maravilhosa!


Ah, quando forem na Praia Secreta, não se esqueçam de levar óculos de mergulho, o visual embaixo d'água também é incrível!

Piscina Natural no Morro do Moreno

Essa piscina de águas naturais foi um dos destaques no Verão de 2015/2016 e após sua divulgação nas Redes Sociais virou atração no Estado. Muitas pessoas vieram de outros municípios pra conhecê-la - nós estivemos lá também e o visual é de encher os olhos!


Localizada na Pousada Ponta do Farol, ali no Morro do Moreno e à beira da Baía de Vitória, o cenário é espetacular - principalmente no pôr do sol! E dá pra tomar banho? Dá sim, é muito gostoso e rende altas fotos!


Praia de Itaparica

A Praia de Itaparica também possui uma ótima estrutura para atender à população nos seus 5Km de extensão, com calçadão para caminhada, ciclovia, restaurantes e uma quantidade maior de quiosques do que a Praia da Costa.


É uma praia mais agitada, com ondas fortes e ideal para a prática de esportes aquáticos. Porém, embora tenha essa característica, é muito bem frequentada, principalmente no Verão. Em algumas épocas do ano, o mar é menos agitado e às vezes até fica sem ondulação.


Como sua faixa de areia é bem extensa, muitos quiosques aproveitam essa característica para servir seus petiscos em cadeiras e mesas que ficam na areia da praia.


Barra do Jucu

A Barra do Jucu é uma antiga vila de pescadores que preserva as características de vila e seu folclore, como as Bandas de Congo. É um bairro muito gostoso de se visitar, com um ar praiano e bucólico ao mesmo tempo. Quando estiverem lá, nossa dica é vocês conhecerem a Praia do Barrão, a Praia da Concha e a Igreja Nossa Senhora da Glória.

Praia do Barrão

Principal praia do balneário, é um dos principais points dos campeonatos de surf e bodyboard que são realizados em Vila Velha. Pra quem não sabe, foi nessa praia que a campeã mundial de bodyboard, Neymara Carvalho, aprendeu a pegar onda, aos 13 anos!


Pelas fotos dá pra ver o visual incrível da praia. Essas fotos eu tirei do Morro da Concha, que dá acesso à outra praia, a Praia da Concha. Vocês já imaginaram como deve ser massa curtir o por do sol daí de cima?


Praia da Concha

Contornando o Morro da Concha vocês encontrarão uma prainha escondida, a Praia da Concha. Ela tem esse nome devido ao seu formato, que se parece com uma concha mesmo. É uma praia muito boa, tranquila e sem ondas, ideal para crianças e idosos!


Outra dica é explorar o Morro da Concha. Contornando o outro lado, dá pra ver a Praia de Itaparica e o Rio Jucu, num visual de tirar o fôlego!

Igreja Nossa Senhora da Glória

A Igreja Nossa Senhora da Glória foi construída no início do Século XX e é um dos principais pontos turísticos do bairro.


De acordo com a história, conta-se que a imagem de Nossa Senhora da Glória chegou à Comunidade de Barra do Jucu trazida por uma senhora conhecida por Joaninha. Como as orações eram feitas em sua residência, a mesma tornou-se a primeira capela dedicada à Nossa Senhora da Glória.


Esses são os lugares que indico a vocês nesse roteiro de 2 dias. Na hospedagem, o hotel que eu indico e onde também fiquei hospedado esse mês, é o Quality Suítes Vila Velha, na Praia da Costa.

Quality Suítes Vila Velha

O Quality Suites Vila Velha é um hotel que fica de frente para o mar da Praia da Costa, com apartamentos bem confortáveis, piscina na cobertura com uma vista de tirar o fôlego, academia, sauna e vários serviços essenciais à sua disposição.


Sua excelente localização permite visitar todos os pontos turísticos da Praia da Costa, indo à pé! Outro destaque do hotel é o café da manhã - bem completo, com muitas opções e gostoso demais!


Fiquem ligados porque o artigo sobre o Quality Suites Vila Velha sairá em breve, aqui no Terra Capixaba!

Dicas de Restaurantes em Vila Velha

Visitei alguns estabelecimentos para dar a vocês algumas opções de onde comer bem na cidade. São eles:

Churrascaria Porteira Gourmet

Tradição é um indicador que pesa muito na hora de uma escolha, não é? E quando se trata de comida, isso é fundamental. A Churrascaria Porteira Gourmet é uma churrascaria com self-service bem tradicional em Vila Velha - desde 1978!

O restaurante conta com um ambiente aconchegante e climatizado, garantindo aos seus clientes uma boa refeição com todo o conforto e qualidade.


A variedade do cardápio é incrível! Lá vocês encontram: Churrasco, Sushi, Comida Árabe, Saladas Variadas, Frutos do Mar, Torta Capixaba, Peixes Nobres e Massas.


Sem contar que as sobremesas são maravilhosas - é até difícil de escolher porque dá vontade de comer tudo!


A Churrascaria Porteira Gourmet fica na R Dr Jair de Andrade, 317, Itapuã.

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta, de 11hs às 14:30hs
Finais de Semana e Feriados, de 11hs às 15hs


Possui Wi-Fi gratuito.

Tel.: 27 3075-0023

Sigam a Churrascaria Porteira Gourmet no Facebook e no Instagram. 



Colorado Churrascaria Self-Service

Tá aí o melhor restaurante self-service com churrasco da região! Eu posso afirmar isso porque já sou cliente desse restaurante há muitos anos - e é muito bom quando vamos num estabelecimento que nos ofereça uma comida caseira, com um ótimo tempero e opções bem variadas, além do churrasco que não pode faltar!


O restaurante possui ótima localização - fica perto do Supermercado OK em Jardim Colorado e atende quem vem da orla, do Centro de Vila Velha ou pela Darly Santos.


Destaco também o excelente atendimento, todos são muito atenciosos e bem prestativos. Depois do almoço, vocês podem comprar uns biscoitos deliciosos que ficam numa cesta, no balcão do caixa - muito bom!


O Colorado Churrascaria Self-Service fica na Av Vitória Régia, 1207, Jardim Colorado.

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 11hs às 14:30hs

Tel.: 27 99635-5641

Consultar área de entrega do Delivery.


Sigam o Colorado Churrascaria Self-Service no Facebook.



Di Venezia Restaurante e Pizzaria 

A Di Venezia Restaurante e Pizzaria é um excelente restaurante localizado no Parque das Gaivotas, próximo à Praia de Itaparica, que tem como carro-chefe sua grande variedade de pizzas e as carnes servidas na chapa - que já são unanimidade entre os clientes.

Estivemos lá esse mês para provar 2 pratos novos da casa: o Filet de Pescada aos 3 Molhos Di Venezia e o Risoto de Frango com Legumes.

O Filet de Pescada vem com molho de maracujá, molho de alcaparras, molho primavera, arroz de brócolis ou arroz branco e legumes ao vapor - excelente, estava tudo muito gostoso e serve bem 2 pessoas!


Já o Risoto de Frango com Legumes são 200g de arroz arborio, cenoura, brócolis, vagem, frango, tomate cereja, salsa e parmesão - delicioso demais, pessoal!


E pra fechar com chave de ouro, essa Torta Holandesa sensacional, que me dá água na boca até agora...


A Di Venezia Restaurante e Pizzaria fica na R Jorge Rizk, 262, Parque das Gaivotas, em frente à pracinha do bairro.

Horário de Funcionamento:

De Domingo a Quinta - de 18hs às 0hs
Sexta e Sábado - de 18hs às 1hs

Consultar área de entrega do Delivery.

Tel.: 27 3020-1313 / 99614-8071

Possui Wi-Fi gratuito.

Sigam a Di Venezia Restaurante e Pizzaria no Facebook e no Instagram.



Óleo de Alegria 

O Óleo de Alegria é um restaurante com temática gospel e que tem no seu cardápio hambúrgueres gourmet com nomes bem curiosos! Vocês já se imaginaram comendo um Apocalipse? Que tal então um hambúrguer vegetariano chamado Daniel? Eu achei muito massa!

O ambiente do restaurante é bem aconchegante, voltado para o público evangélico. Tem espaço kids e louvor ao vivo aos sábados. Durante a semana, todos os dias tem uma atração diferente: De Quarta a Sexta tem mesa de Ping Pong; Na Quarta-Feira é dia de Futebol ao Vivo na TV; Quinta-Feira tem jogos - Uno, Imagem e Ação, War e Baralho; na Sexta-Feira é dia de soltar a voz no Karaokê de Música Gospel!


Eu estive lá com minha família e olha só o que comemos:

Muralha de Jericó: são 3 Pães, 5 Carnes, Bacon, Cheddar e Mussarela. Gente, eu tentei derrubar essa muralha, mas ela é muito grande e tive a ajuda - não de Josué - do pessoal que estava comigo na mesa...


Sansão: Pão com Gergilim, 2 Blends 150g, Ovo, Bacon, Queijo, Presunto, Batata Palha, Alface e Tomate.


Mar Vermelho: Pão, Brioche, Blend 200g recheado com Cheddar, Molho Barbecue e Bacon.


Além de hambúrgueres gourmet, no cardápio também tem pizzas, açaí, franguinho, caldos e saladas - o Combo Kids vem com o bonequinho do Davi! As crianças vão adorar!


O Óleo de Alegria fica na R Belo Horizonte, 187, Itapuã, próximo à Igreja Presbiteriana Memorial.

Horário de Funcionamento:

De Quarta a Domingo - de 19hs às 0hs

Consultar área de entrega do Delivery.

Tel.: 27 3063-3689

Possui Wi-Fi gratuito.

Sigam o Óleo de Alegria no Facebook e no Instagram.



301 Hamburgueria

Descobri essa hamburgueria a pouco tempo e olha, foi uma grande descoberta! De cara, gostei muito do ambiente e o clima do lugar - rústico, arrojado e aconchegante, além de ser muito limpo e bem organizado.


A cozinha fica ao lado do balcão e da mesa dá pra ver o lanche sendo preparado - acho muito legal o estabelecimento passar essa transparência para o cliente. Enquanto esperávamos nosso lanche, pedimos uma porção de Fritas - 400g de batatas crocantes e sequinhas!


Mas aí meu filho, quando chegaram os hambúrgueres, a boca começou a salivar e caímos pra dentro! Minha filha comeu o Nº 8 Cheese Burger, com pão exclusivo levemente tostado, carne 100% bovina de 170g e queijo prato - ela que tem preferência por hot dog, aprovou!


Minha esposa foi de Nº 4 Provolone Burger, com pão exclusivo levemente tostado, carne 100% bovina de 170g, creme provolone, cebola caramelizada e bacon crocante - ela gostou tanto que está falando desse hambúrguer até agora!


Eu comi o Nº 6 Tasty 301 Burger, com pão levemente tostado, 2 carnes 100% bovinas de 170g, queijo cheddar em cada carne, creme de provolone, cebola caramelizada e bacon crocante - por mim já voltava lá hoje pra comer outro desse porque é gostoso demais, pessoal!


A 301 Hamburgueria fica na R José Machado de Paula, 148, Santos Dumont, próximo ao OK Supermercado.

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo - de 19hs às 23hs

Consultar área de entrega do Delivery.

Tel.: 27 3063-3689

Sigam a
301 Hamburgueria no Facebook e no Instagram.



Quiosque Talismã

Que tal comer um peroá frito na areia da praia, com o belíssimo visual da Praia de Itaparica? Aproveitei que no último Sábado estava fazendo esse sol aí em pleno Inverno e fui com minha família visitar o Quiosque Talismã pra comermos esse prato delicioso!


O Quiosque Talismã tem um diferencial em relação aos outros quiosques porque sua proposta é ser um estabelecimento voltado para a família. Nada de bagunça, baixaria, bebedeira... Você chega no quiosque e já percebe o ambiente familiar - e nesse dia haviam muitas famílias por lá. Gostei muito disso, pois fui com minha esposa e minha filha e foi tudo tranquilo, na maior paz.


Escolhemos uma porção com 2 peroás, aimpim, salada, banana, batata frita, farofa e vinagrete - bom demais!


Depois eu aproveitei e tomei uma água de coco. Afinal, um visual desses pede uma água de coco, né não?


Ah, o quiosque serve uma feijoada fantástica todo o Sábado e tem um Disk Peroá de Terça à Sexta, nos prédios ali da orla.

O Quiosque Talismã fica na Av Estudante José Júlio de Souza, 58, Praia de Itaparica, em frente ao Ed Residencial Acrópolis, na esquina da rua do Hospital Sta Mônica.

Horário de Funcionamento:

De Quarta a Sexta - de 9hs às 16hs
Sábado e Domingo - de 9hs às 17hs

Consultar área de entrega do Disk Peroá.

Tel.: 27 3108-5800

Possui Wi-Fi gratuito.

Sigam o Quiosque Talismã no Facebook e no Instagram.




E aí pessoal, o que vocês acharam? Viram quantos lugares interessantes e bons restaurantes tem pra conhecer em Vila Velha? E como sugestão, elaborei um cronograma para lhes ajudar nesses dois dias:

Primeiro Dia

Manhã:

Ir na Praia da Costa
Almoçar na Churrascaria Porteira Gourmet

Tarde:
Visitar o Farol de Santa Luzia
Ir na Praia Secreta
Conhecer a Piscina Natural no Morro do Moreno

Noite:

Ir no Óleo de Alegria ou na 301 Hamburgueria

Segundo Dia

Manhã:

Ir na Praia de Itaparica
Almoçar no Quiosque Talismã ou no Restaurante Colorado

Tarde:
Ir na Praia do Barrão
Conhecer a Praia da Concha
Visitar a Igreja Nossa Senhora da Glória

Noite:

Ir na Pizzaria Di Venezia

E antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...