Visitei a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha!

Compartilhe com seus amigos!

Apresentamos hoje a vocês a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, um belíssimo monumento histórico da cidade de Castelo e um dos principais pontos turísticos do município, tendo grande destaque no turismo religioso, principalmente na festa de Corpus Christi. E aí, bora conhecer?

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A história da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Localizada no centro da cidade, num terreno ligeiramente elevado, a Igreja Matriz foi construída entre 1955 e 1965 com a participação voluntária da população local – em sua maioria de descendência italiana. Tornou-se patrimônio cultural, quando foi tombada em 1998 pelo Conselho Estadual de Cultura.

E a igreja possui algumas características bem peculiares: Suas torres sinaleiras são imponentes e lembram as igrejas bizantinas; já seus belos vitrais, que nos remetem à Idade Média, chamam a atenção pela riqueza de detalhes.

Assim que entrei na igreja e vi os vitrais, lembrei logo da Catedral Metropolitana de Vitória, pois são bem semelhantes. Seu interior é riquíssimo em detalhes, pessoal, e cada peça possui uma beleza singela e singular!

Em 2009 a Secretaria de Turismo e Cultura teve uma excelente iniciativa e que envolveu toda a população: Foi a realização de uma eleição para eleger as 7 Maravilhas de Castelo – pra vocês terem uma ideia, foram mais de 250.000 votos!

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha ganhou a eleição, juntamente com a Cachoeira do Pedregulho, o Casarão da Fazenda do Centro, a Festa de Corpus Christi, Gruta do Limoeiro, o Parque Estadual do Forno Grande e o Santuário de Aracuí – quem dera se outros municípios tivessem a mesma iniciativa, não é?

Horário de Funcionamento:

Diariamente, exceto às Quintas-Feiras, de 7hs às 20hs.

Como chegar:

Tendo como base a Grande Vitória, há duas Rodovias que te levam a Castelo: a BR-262, indo por Domingos Martins e a BR-101, indo por Cachoeiro de Itapemirim. Nós seguimos pela BR-262. Chegando em Venda Nova do Imigrante, pegue a ES-166 em direção a Castelo. Chegando na cidade, siga em direção ao Centro, até a Av Nossa Senhora da Penha. A igreja fica numa esquina, entre essa avenida e a R Carlos Lomba.

Vai embora não! Fique e conheça um pouco mais sobre o Turismo Religioso no Espírito Santo!

A História da Igreja Nossa Senhora do Rosário!
Conheci a Catedral Metropolitana de Vitória!
Visitei a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes!
Visitei a Catedral do Sagrado Coração de Jesus!
Vocês Já Visitaram o Convento de São Francisco?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário