Já Ouvir Falar na Praia dos Cações?

Compartilhe com seus amigos!

Depois de publicar 4 roteiros no mês passado, iniciamos a partir de hoje as publicações de destinos inéditos aqui no Terra Capixaba! Começamos com a Praia dos Cações, lá em Marataízes; uma praia simples, aconchegante, num lugar pacato e que até hoje eu sinto saudades…

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

A Praia dos Cações

A Praia dos Cações está localizada ao sul de Marataízes, bem depois da Lagoa do Siri. É um vilarejo simples, onde os moradores locais são na sua maioria, pescadores. Devido a isso, vemos muitos barquinhos atracados na areia da praia e diversos no mar também! Isso traz um bucolismo espetacular ao lugar!

Ela é uma praia simples, não tem estrutura de quiosques – na verdade, só vimos um – e atrai as pessoas, principalmente pela sua tranquilidade. Sua localização proporciona isso, pois ao norte ela faz divisa com a Praia da Rosa, onde há uma enorme falésia e muita mata nativa. Ao sul estão as famosas falésias de Marataízes, que começam na Praia dos Cações e se estendem até a Praia de Boa Vista.

Um panorama sobre a Praia dos Cações

A praia possui uma extensa faixa de areia – que fica maior ainda pela manhã na maré baixa, onde os corais e recifes que ficam à mostra completam o cenário paradisíaco do lugar. Suas águas são próprias para o banho, já que possuem pouca ondulação. O ponto principal da orla da praia é cercado por amendoeiras e coqueiros, que se estendem para o lado norte, fazendo uma boa sombra.

Uma coisa que observei caminhando pela praia são diversas casinhas simples como essa da foto abaixo; aí fiquei imaginando como seria passar um fim de semana nessa simplicidade toda, distante da agitação dos grandes centros, só curtindo o barulho das ondas do mar… diz aí, tem coisa melhor do que isso?

Como percorri a praia de ponta a ponta – ao todo, são 2 Km de praia – vamos começar falando pelo sul. A medida que vamos caminhando, o cenário vai mudando e o que se encontra são algumas casas de veraneio e logo à frente as famosas e únicas falésias de Marataízes!

As falésias da Praia dos Cações

E assim como na Praia de Boa Vista, em alguns pontos, logo na beirinha da água, formam-se pequenas valas, “piscinas naturais de areia”. Ficar ali horas e horas relaxando não é nada bom, né?

Mas vou confessar uma coisa a vocês: o momento mais irado dessa caminhada é quando vamos nos aproximando das falésias! Caraaaaaaaca, pessoal, é incrível demais! Parece que se está em outra praia, ou melhor, a sensação que tive, onde em dado momento eu só vai aquele paredão na minha frente de um lado e do outro o mar… foi indescritível, parecia até que eu estava em outro País, sem brincadeira! Me senti em qualquer outro lugar do mundo, menos numa praia do Espírito Santo!

Vou dizer uma coisa pra vocês: as falésias da Praia dos Cações são incríveis e únicas! Escrevendo agora essa matéria e relembrando o dia em que estive lá, cara… bate aquele saudade gostosa e a vontade de voltar… só vocês indo lá pra entender isso que estou dizendo!

Agora, nas fotos abaixo eu mostro a vocês o lado norte da praia. Claro que o visual é totalmente diferente e isso que achei massa nessa praia! Sua entrada principal apresenta uma vila de pescadores, ao sul as gigantescas falésias num cenário único e ao norte, piscinas naturais que vão se formando na maré baixa, em meio aos recifes! Top demais!!!

Contornando a falésia que faz separação com a Praia da Rosa, dá pra ter uma noção do tamanho da praia e de toda sua beleza! Esse cenário tropical com as falésias lá no fundo é lindo demais, pessoal! E claro, lhes convido a conhecer essa praia – que na minha opinião, é a mais bela do litoral de Marataízes!

Como chegar:

A partir de Vila Velha, sigam pela Rodovia do Sol, na ES-060 em direção ao sul. Após passar por Guarapari, Anchieta e Itapemirim, vocês chegarão em Marataízes. Mantenha-se indo para o sul, passando pela Lagoa do Siri e o Camping do Siri. Após pegar uma reta que vai descendo, após a curva à direita, sigam um pouco mais adiante, e após passar pela Praia das Pitas, vocês verão uma placa indicando a localização da Praia dos Cações, que está logo à esquerda. Pra quem vem do RJ, o caminho é por Campos dos Goytacazes, na RJ-224. Ao chegar no ES, siga pela ES-060 até chegar na Praia dos Cações, que estará à sua direita.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Marataízes!

A Praia das Pitas é Uma Praia Rústica e Bem Agradável!
Conheci a Praia da Lagoa do Siri!
Lagoa do Siri: Ótima Opção de Lazer Para a Família!
Praia da Rosa: Sinônimo de Tranquilidade e Sossego!
Praia de Boa Vista: A Famosa Praia das Falésias!
Visitei a Lagoa de Boa Vista!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário