Monte Aghá - Piúma

Esse ano eu tive a oportunidade de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Espírito Santo: O Monte Aghá, localizado entre as cidades de Piúma e Itapemirim, no sul do Estado! Foi uma experiência incrível e que valeu muito à pena! Nessa matéria eu conto a vocês como foi essa jornada! Bora dar uma lida?


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 9.359 apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!!!

O Monte Aghá está localizado entre os municípios de Piúma e Itapemirim. Seu nome, na língua dos índios Puris, significa “Lugar de se ver Deus”. Possui cerca de 340 metros de altitude, sendo possível avistá-lo a vários quilômetros de distância - pra se ter uma ideia, da Praia de Meaípe em Guarapari (aproximadamente 61 Km) já dá para avistá-lo!


Pessoal, eu gosto muito de fazer trilhas e ter esse contato direto com a natureza - me amarro demais nisso! Porém, é importante lembrar que não fiz essa subida ao Monte Aghá sozinho - e recomendo a vocês que não o façam também. Eu fui junto com o Wanderlust, uma equipe que promove atividades de lazer e aventura - e que por sinal, recomendo a todos!

Das margens da ES-060, entramos numa estrada de chão que fica à direita da rodovia e seguimos até o Restaurante Cantinho do Aghá, um estabelecimento bem simples, que fica em frente ao Campo do Aghá, um campinho de futebol que tem no local. Dali já dá pra ter uma noção da imponência do Monte Aghá!

Seguimos a estrada de chão e o percurso feito é contornando o monte pela parte detrás, passando por alguns pastos, com muita criação de gado. O interessante é que, como se trata de uma região litorânea, quando se entra estrada adentro, nem parece que estamos naquele ambiente.

E logo avistamos uma grande planície, chamada de Vale do Orobó, que engloba toda a região detrás do Monte Aghá, indo até o limites do município de Iconha. Nessa estrada de chão dá até para ver lá no fundo o Frade e a Freira - outro ponto turístico bem famoso aqui no Espírito Santo, localizado no município de Itapemirim.


Inclusive, falando em localização, grande parte do Monte Aghá está localizada em Itapemirim e não em Piúma. Tanto é que alguns consideram somente a primeira localização. Porém, sua vista icônica se vê a partir de Piúma e por isso, quando se fala dele, a referência é Piúma e não Itapemirim.

Voltando a falar da trilha, chegando no pé do monte, há algumas pedras gigantes e várias árvores - ali começa realmente a subida e sua característica principal é ser inclinada até o topo, tendo alguns pouquíssimos pontos onde se caminha num ângulo reto - então, meus amigos, é fundamental ter um bom preparo físico para fazer essa subida, ok?


Estou falando isso porque eu sofri bastante pra chegar lá e em alguns momentos, confesso que pensei em desistir - o que fizeram umas 4 pessoas que estavam conosco... Mas calma, não quero amedrontá-los, longe disso, rsrsrs; Cada um determina o ritmo da subida, respeitando suas condições físicas, claro. Mas é sempre bom deixar algumas dicas para os "Marinheiros de Primeira Viagem", não é? Vamos lá:

- Use roupas leves e se possível, botas apropriadas, pois alguns trechos são escorregadios, devido à terra batida; 
- Não se esqueça de passar repelente e protetor solar, pois grande parte da trilha é de mata fechada, mas na metade do caminho já é céu aberto. O uso de chapéu ou boné também é fundamental;
- Levar bastante água e frutas é importantíssimo para hidratação e reposição das energias;
- Se preciso for, faça algumas paradas para descansar e recuperar o fôlego. Não precisa subir desesperado pra chegar logo no topo;
- E claro, aproveite cada momento do passeio, apreciando a belíssima paisagem até chegar ao topo do Monte Aghá!

Passadas as instruções, bora que a caminhada é longa!

Logo após o trecho de mata fechada, há um ponto onde se caminha a céu aberto e já dá pra contemplar parte da Praia da Gamboa em Piúma, o litoral de Itapemirim e até Marataízes, lá no horizonte - a vista daí já é fantástica, pessoal!


Mais um trecho de mata semi-fechada e finalmente, o topo do Monte Aghá! Depois de tanto calor e suor, somos brindados com uma brisa refrescante e uma visão fantástica de 360º da região!


De lá dá pra ver bem ao longe no norte, a Praia Boca da Baleia em Anchieta e todo o litoral de Piúma, com suas três ilhas: a Ilha do Gambá, Ilha do Meio e Ilha dos Cabritos. Bem próximo ao monte, dá para ver a Praia Maria-Neném, a Praia do Aghá e a Praia da Gamboa. Logo após vem as praias de Itaipava e Itaoca - onde está localizada a Ilha dos Franceses - que vocês conhecerão aqui em breve! No horizonte, ao sul, Marataízes e do lado oposto do litoral, o Vale do Orobó - demais, né não?


Pra mim foi um passeio inesquecível, onde só agradeci a Deus pelo privilégio que tive em estar num lugar tão espetacular como esse! E pra encerrar, só tenho uma coisa pra dizer: Quero ir de novo, é claro!!!


Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga para o sul pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol e logo após, a ES-060. Após passar pela cidade de Piúma, continue para o sul e ao avistar o Monte Aghá à sua direita, logo após uma curva, vire na segunda rua à direita - numa estrada de chão e siga até o Restaurante Cantinho do Aghá, que estará 700 metros adiante, ao lado de um campo de futebol, chamado Campo do Aghá.




E agora, um aviso MUITO IMPORTANTE: Tenham consciência ambiental e não poluam as praias com o seu lixo. Vamos juntos lutar pela preservação da natureza! O Terra Capixaba e o Meio Ambiente agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...