Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 10,7 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!!!
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1535, no Século XVI, antes mesmo do Convento da Penha. Inicialmente foi edificada na forma de uma capela, logo após a chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho à capitania do Espírito Santo.
Na sua construção foram empregados granito bruto e adobe de cerâmica de fabricação local, tudo rejuntado com argamassa, cujo composto continha areia, barro, cal e água. Essa mesma argamassa foi usada no revestimento de toda a alvenaria. A cal foi obtida da calcinação e moagem de conchas e mariscos, abundantes na região.
Nesta igreja celebraram o Padre Manoel da Nóbrega, fundador da cidade de São Paulo e o canonizado Padre José de Anchieta, em 1597. Quem participou também da Eucaristia e Confissão foi o venerável franciscano e missionário Frei Pedro Palácios.
Um detalhe interessante é que ao adentrar o interior da igreja, percebe-se claramente que estamos numa edificação histórica, de época mesmo!
Na igreja há um altar principal, como vocês podem ver abaixo e três altares secundários nas laterais.
O Altar do Sagrado Coração de Jesus está localizado na lateral direita da igreja.
Do lado esquerdo está o Altar Nosso Senhor dos Passos, com sua imagem central, Nossa Senhora do Carmo à sua esquerda e São Benedito à direita.
Do lado direito está o Altar de Nossa Senhora das Dores, com sua imagem no centro. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está à sua esquerda, Santa Rita de Cássia à sua direita e Santo Antônio logo abaixo com o menino Jesus no colo.
Há vários quadros, digamos, "em 3D", nas laterais da igreja, obra do escultor Euclides Soares Diniz, que remetem a Via Sacra, mostrando todo o sofrimento de Jesus, desde sua prisão no Getsêmani, sua crucificação, morte e ressurreição.
A igreja passou por inúmeras reformas ao longo do tempo. Em 1908 foram instalados os atuais altares, e em 1912 a estrutura foi reforçada devido à instalação da linha do bonde. Em 1980 foi removida toda a estrutura de madeira do coro que foi substituída por uma nova em concreto armado.
Sua reforma mais recente ocorreu em 2015 e 2016, quando foram realizados reparos na estrutura, tratamento do reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e dos elementos decorativos. Em Dezembro de 2016 ela foi reaberta ao público e permanece assim até os dias atuais, sendo uma ótima opção para quem gosta de Turismo Religioso.
Horário de Funcionamento:
Diariamente, de 9hs às 17hs.
Escolas e Grupos podem visitar todas as Quartas, de 8hs às 11hs e de 14hs às 17hs, mediante agendamento prévio.
As celebrações ocorrem semanalmente, aos Domingos, às 8hs e 18hs e nas Terças, às 19:30hs; e mensalmente, na primeira Sexta de cada mês, às 19:30hs.
Fonte:
As fontes de consulta foram o Wikipédia, o site da PMVV e o panfleto entregue no interior da igreja.
Como chegar:
A igreja fica localizada na Praça da Bandeira, na Prainha. Vindo do Centro de Vila Velha, vire na Rua Antônio Ataíde, que é a primeira à esquerda logo após passar a Praça Duque de Caxias. Siga em frente até o Parque da Prainha e faça o retorno pela Av Luciano das Neves.
E agora, um aviso MUITO IMPORTANTE: Tenham consciência ambiental e não poluam as praias com o seu lixo. Vamos juntos lutar pela preservação da natureza! O Terra Capixaba e o Meio Ambiente agradecem!