Igreja Nossa Senhora do Rosário - Vila Velha

Vocês sabiam que é na cidade de Vila Velha que encontra-se a igreja mais antiga do Espírito Santo e a mais velha em funcionamento no Brasil? Estamos falando da Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Sítio Histórico da Prainha, outro lugar de importância bem relevante na história do nosso Estado!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 10,7 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!!! 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1535, no Século XVI, antes mesmo do Convento da Penha. Inicialmente foi edificada na forma de uma capela, logo após a chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho à capitania do Espírito Santo.


Na sua construção foram empregados granito bruto e adobe de cerâmica de fabricação local, tudo rejuntado com argamassa, cujo composto continha areia, barro, cal e água. Essa mesma argamassa foi usada no revestimento de toda a alvenaria. A cal foi obtida da calcinação e moagem de conchas e mariscos, abundantes na região.


Nesta igreja celebraram o Padre Manoel da Nóbrega, fundador da cidade de São Paulo e o canonizado Padre José de Anchieta, em 1597. Quem participou também da Eucaristia e Confissão foi o venerável franciscano e missionário Frei Pedro Palácios.


Um detalhe interessante é que ao adentrar o interior da igreja, percebe-se claramente que estamos numa edificação histórica, de época mesmo!


Na igreja há um altar principal, como vocês podem ver abaixo e três altares secundários nas laterais.


O Altar do Sagrado Coração de Jesus está localizado na lateral direita da igreja.


Do lado esquerdo está o Altar Nosso Senhor dos Passos, com sua imagem central, Nossa Senhora do Carmo à sua esquerda e São Benedito à direita.


Do lado direito está o Altar de Nossa Senhora das Dores, com sua imagem no centro. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está à sua esquerda, Santa Rita de Cássia à sua direita e Santo Antônio logo abaixo com o menino Jesus no colo.


Há vários quadros, digamos, "em 3D", nas laterais da igreja, obra do escultor Euclides Soares Diniz, que remetem a Via Sacra, mostrando todo o sofrimento de Jesus, desde sua prisão no Getsêmani, sua crucificação, morte e ressurreição.


A igreja passou por inúmeras reformas ao longo do tempo. Em 1908 foram instalados os atuais altares, e em 1912 a estrutura foi reforçada devido à instalação da linha do bonde. Em 1980 foi removida toda a estrutura de madeira do coro que foi substituída por uma nova em concreto armado.

Sua reforma mais recente ocorreu em 2015 e 2016, quando foram realizados reparos na estrutura, tratamento do reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e dos elementos decorativos. Em Dezembro de 2016 ela foi reaberta ao público e permanece assim até os dias atuais, sendo uma ótima opção para quem gosta de Turismo Religioso.

Horário de Funcionamento:

Diariamente, de 9hs às 17hs.

Escolas e Grupos podem visitar todas as Quartas, de 8hs às 11hs e de 14hs às 17hs, mediante agendamento prévio.

As celebrações ocorrem semanalmente, aos Domingos, às 8hs e 18hs e nas Terças, às 19:30hs; e mensalmente, na primeira Sexta de cada mês, às 19:30hs.

Fonte:

As fontes de consulta foram o Wikipédia, o site da PMVV e o panfleto entregue no interior da igreja.

Como chegar:

A igreja fica localizada na Praça da Bandeira, na Prainha. Vindo do Centro de Vila Velha, vire na Rua Antônio Ataíde, que é a primeira à esquerda logo após passar a Praça Duque de Caxias. Siga em frente até o Parque da Prainha e faça o retorno pela Av Luciano das Neves.




E agora, um aviso MUITO IMPORTANTE: Tenham consciência ambiental e não poluam as praias com o seu lixo. Vamos juntos lutar pela preservação da natureza! O Terra Capixaba e o Meio Ambiente agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...