Casa de Pedra - Serra

No último Domingo estive no município da Serra onde fui visitar a Casa de Pedra, localizada na Vila das Artes, no bairro de Jacaraípe. Você não leu errado, eu disse uma casa de pedra mesmo - e que por muitos anos serviu de residência para o seu proprietário! Foi uma visita muito interessante e uma experiência bem diferente e inusitada.


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 11,2 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!!! 

Essa foi a segunda visita que fiz à Casa de Pedra. Estive lá pela primeira vez no ano passado quando participei do Pocando no ES 3. Foi uma visita rápida, pois tínhamos outros lugares para conhecer e então decidi voltar para conhecer o lugar com mais calma.


Antes de falar da Casa de Pedra, preciso que vocês conheçam primeiro o Sr Neusso Ribeiro Farias, artista plástico que idealizou esse lugar incrível!


Natural de Mucurici, extremo norte do Espírito Santo, foi de seu pai que ele herdou o dom de trabalhar na madeira e o conhecimento das essências florestais tão variadas na Mata Atlântica. Na sua infância assistiu ao início da devastação florestal do norte capixaba que começou com a extinção da madeira de lei pela ação das madeireiras da região.

Esse triste fato marcou a alma do artista, que transportou esse sentimento para suas obras. E é através de sua arte que ele tenta devolver à vida aquilo que foi destruído pelo homem. Com a necessidade de ter um espaço permanente para a exposição de seus trabalhos, em 1990 o Sr Neusso começou - sozinho e por cerca de 2 anos - a construir aquela que se tornaria hoje a "Casa de Pedra", que é um misto de galeria de arte, templo de paz e contemplação da residência do artista, que ali tem sua oficina de trabalho.


Hoje o artista não mora mais nessa casa, que se tornou uma incrível galeria de arte! Além de contemplar a construção bem exótica, no salão principal estão expostos vários objetos de arte, construídos por ele mesmo, como vocês podem ver nas fotos abaixo:


Agora, uma coisa que me chamou a atenção foi o banheiro da casa! Cara, show de bola! E ver um trabalho desses nos faz refletir como não temos a mínima necessidade de se ter muito para ser feliz. Um dos benefícios que essa visita nos proporciona é podermos fazer essa reflexão. As pessoas hoje em dia associam tanto o "ter" para "ser" feliz e na verdade, não há necessidade nenhuma para isso!


Na casa dos fundos funciona - creio eu - a cozinha da casa. Há um fogão de lenha, várias obras expostas e um baleiro de mil novecentos e antigamente... voltei aos tempos de infância quando o vi exposto ali...


E a banheira no quintal da casa! Gente, vendo tudo isso a imaginação vai longe... como seria morar numa casa assim? Vocês conseguiriam se ver num cenário como esse? Muito maneiro!!!


Do outro lado da rua há uma outra galeria, onde ali também estão expostas diversas obras de arte do artista.


Inspirado na “arte” da própria Mãe Natureza, o Sr Neusso cria e produz peças utilitárias como camas, mesas, cadeiras e poltronas, onde integra troncos e raízes, resultando em móveis de surpreendente beleza, plasticidade e originalidade. Autodidata, começou a esculpir por volta de 1980, trabalhando troncos e raízes com a marca de sua arte: simplicidade, rusticidade e criatividade. Seu material de trabalho é recolhido nas derrubadas e queimadas.


Para mim foi uma visita incrível, diferente e exótica, mas que lá no fundo me levou a refletir nas minhas ações nocivas contra o meio ambiente e na simplicidade necessária para poder viver feliz e em harmonia com a natureza. E vocês, gostaram? Quando estiverem aqui no Espírito Santo e até mesmo, quem já mora aqui, tire um tempinho para fazer essa visita. Vocês irão gostar demais, eu garanto!

Fonte: Casa de Pedra

Como chegar:

Siga pela ES-010 em direção à Nova Almeida e ao chegar em Jacaraípe, fique atento às placas, pois a entrada fica ao lado esquerdo da rodovia. A rua é a Nossa Senhora de Lourdes. Siga em frente até o final do morro para chegar na Vila das Artes, onde está a Casa de Pedra.

Horário de Visitação:

Diariamente, de 8hs às 18hs.

Tel.: 27 3252-6029 / 99262-8663




Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...