Bosque das Cerejeiras - Domingos Martins

Pedra Azul é uma das regiões mais charmosas do Espírito Santo e nessa época do ano fica praticamente lotada, pois todos querem curtir o Inverno nas montanhas capixabas! E uma das grandes atrações é o Bosque das Cerejeiras! Estive lá no último fim de semana e hoje eu conto para vocês como foi essa visita!


ATENÇÃO: Matéria atualizada em 27/07/2021

Eu sempre tive vontade de conhecer o Bosque das Cerejeiras e o fiz em 2018, porém, esse foi um ano de muita seca e as cerejeiras praticamente não brotaram... em 2019 não pude ir e em 2020 não houve visitação em virtude da pandemia; mas esse ano, cara, esse ano arrebentou e o bosque TÁ LINDO DEMAIS!!!
 
Como é o acesso ao Bosque das Cerejeiras? 

O acesso se dá pelo Parque Estadual Pedra Azul, localizado ao lado da Cafeteria Portal da Pedra Azul. Ali na guarita é feito o pagamento de uma taxa de R$10,00 (em dinheiro) para a visitação ao bosque. Essa renda será destinada ao Projeto Beneficente de Equoterapia do Instituto Erling Lorentzen, que atende atualmente 25 usuários da APAE de Venda Nova do Imigrante!


A distância da guarita de entrada do parque até o bosque é de apenas 700 metros, numa estrada de chão. É um percurso tranquilo, com uma subida no início, mas sem muito grau de dificuldade.
 
Aproveite para fazer a caminhada sem pressa, curta o visual (que é lindo demais, só ali já dá vontade de tirar trocentas fotos 😄), a estrada fica de frente pra Pedra Azul (nem precisa dizer mais nada, né) e de longe já dá pra avistar as cerejeiras!
 

Na entrada do bosque, são seguidos os protocolos atuais da pandemia do COVID-19, passando álcool em gel nas mãos e recebendo a orientação de manter o distanciamento social. E o uso de máscara é obrigatório!
 
Me perguntaram no Instagram se é permitida a entrada de animais; é proibida a permanência de pets no Parque Estadual de Pedra Azul e consequentemente, o bosque também segue a mesma restrição.
 
Galera, ao adentrar no local, os olhos chegam a brilhar porque as cerejeiras estão lindas demais! Vejam as fotos abaixo:
 
 
Na próxima imagem, um dos pontos mais disputados para fotos!

 
O Bosque das Cerejeiras e Ipês Amarelo da Fazenda Aracê Porã, também conhecido como "Bosque Kaoru Kumazawa", foi inaugurado no dia 7 de Setembro de 2008, para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Um detalhe interessante é que cada árvore recebeu o nome de uma família. Legal, não é?
 
 
Qual é o tempo da florada das cerejeiras?
 
É bem curto, cerca de 4 semanas, tendo início em meados de Julho e encerrando em Agosto. Porém, vi alguns perfis no Instagram falando que a floração dura só 15 dias.


Eu listei abaixo pessoal, algumas informações/dicas importantes para vocês aproveitarem bem sua visita no Bosque das Cerejeiras:
 
- O bosque é relativamente pequeno e está recebendo uma quantidade muito grande de visitantes. Só pra se ter uma ideia, no 1º fim de semana de abertura, o local recebeu cerca de 1.600 visitantes, sendo que o limite diário é de 400 pessoas;
- Sendo assim, ter paciência pra tirar as fotos nos melhores ângulos é essencial, pois em alguns momentos, ter que esperar os outros tirarem suas fotos será um fato, viu? Então, faça o passeio sem pressa;
- Uma alternativa (pra quem puder), é fazer a visita durante a semana. O único dia que o bosque permanece fechado é na segunda-feira, tal qual os Parques Estaduais do Estado;
- As cerejeiras estão em toda a parte nos arredores de Pedra Azul, não somente no bosque. Na entrada do parque onde tem a cafeteria, tem muitas árvores e dá pra tirar muitas fotos ali também;
- As temperaturas da região de Pedra Azul são geralmente muito baixas, mas em dias ensolarados faz muito calor; sendo assim, se for num dia de sol, vá com roupas leves, mas traga consigo algumas peças de frio, só por precaução.

 
Minha visita ocorreu numa sexta-feira e não haviam muitas pessoas, tinha bastante gente, mas sem lotação ou aglomeração. Lá por volta das 14 horas o bosque começou a ficar vazio. Eu achei incrível o lugar e recomendo a todos a visita! Mas não deixe para a última hora, pois pode ser que as cerejeiras não estejam tão bonitas como estão agora, no início da temporada!

Postei hoje os stories desse passeio no Instagram e conto contigo para assisti-los! Passadas as 24hs, serão salvos nos Destaques, blz?
 
Como chegar:

Siga para a região serrana do Estado pela Rodovia BR 262, até o Km 88, Arecê, Rota do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins. Passando da entrada de Domingos Martins (que fica à direita), siga em frente. Chegando no Km 88, entre no trevo à esquerda, onde você verá o Restaurante Peterles e siga em frente, na estrada de paralelepípedos, em direção ao Parque Estadual Pedra Azul. A entrada do Parque fica à direita da Cafeteria.

Horários de Funcionamento:

De Terça a Domingo, de 8:00 hs às 16:00 hs
Valor da Entrada: R$10,00 (pago em dinheiro)
Limite diário de 400 pessoas por dia (não é necessário agendamento)

IMPORTANTE: Obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e manter o distanciamento entre as pessoas!



Antes de encerrar, um lembrete MUITO IMPORTANTE: ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...