Rapel na Pedra o Frade e a Freira - Itapemirim

Na matéria de hoje mostrarei a vocês um dos pontos turísticos mais incríveis que eu já visitei aqui no Espírito Santo: A Pedra "O Frade e a Freira", localizada no município de Itapemirim! Tive a oportunidade de fazer rapel nesse lugar fantástico como Up-Rope Vertical - e já lhes adianto que foi irado demais, galera! Vejam como foi agora!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 12,9 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!!!

A Pedra "O Frade e a Freira" é uma formação rochosa, localizada na divisa de três municípios: Itapemirim, Rio Novo do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. Visível não só em diversos pontos da BR 101 - eu a vi de longe quando subi o Monte Aghá - na verdade, se trata de duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira, como que esculpidas em granito! 

Mas porque esse ponto turístico tem esse nome? Peguem os lenços e vamos lá: Diz a lenda que há muitos anos um Frade e uma Freira peregrinavam juntos por essa região, semeando a fé cristã aos povos nativos. Sua cumplicidade era tanta que aos poucos perceberam que esse sentimento era amor entre homem e mulher. Eles até tentaram resistir, mas acabaram se entregando um para o outro e foram condenados por Deus a viverem juntos pelo resto da vida - frente a frente, transformados em uma gigantesca montanha. Triste, não?

Nossa expedição começou bem cedo e dessa vez contou com o Mundo Capixaba e a Mochila dos Sonhos. Fizemos uma parada na pousada Chalés do Frade, que fica logo aos pés do monumento, pra tomarmos um café da manhã bem reforçado, pois o dia prometia altas aventuras!

Em seguida, partimos por uma estrada de chão e não demorou muito para que chegássemos ao local. Da pousada até a pedra são poucos minutos de caminhada, num ritmo bem leve. Após algumas curvas e subidas, adentramos numa trilha e logo chegamos ao local.


Pessoal, quando avistei esse lugar pela primeira vez... galera, que espetáculo de Deus! Tô boquiaberto até agora porque nunca tinha visto uma formação rochosa assim, tão espetacular! É uma pena que as fotos não transmitem 100% o que realmente se vê ao vivo, mas garanto a vocês que é simplesmente maravilhoso!


O rapel foi feito bem no topo do Frade e pra chegar lá fizemos uma escalaminhada. Para isso, tivemos o auxílio de cordas e seguimos à risca todas as orientações de segurança que o Gonzaga, instrutor do Up-Rope Vertical ia nos passando. Estávamos num grupo grande, com idosos e crianças e toda atenção se faz necessária.


Galera, pelas fotos vocês podem notar como o visual desse lugar é fantástico! Quando chegamos lá no topo então... cara, como Deus é Perfeito na sua criação! Estar nesse lugar, como toda essa natureza ao redor, poder olhar para o horizonte e contemplar tudo isso... não tem preço!


Como lhes falei, o rapel foi feito na "cabeça" do Frade, como vocês podem ver na foto abaixo. E pra chegar lá, como é? Simples, subimos essa escadinha aí, localizada na lateral direita da pedra. Fácil, né?


E é aqui que eu quero tocar num ponto muito importante, que é a segurança. Dá pra ir nesse lugar sozinho ou com alguns amigos por conta própria? Dá. Porém, não lhes aconselho a isso. Nós escolhemos o Up-Rope Vertical por se tratar de uma empresa séria, com uma equipe bastante competente e que segue à risca as normas de segurança - o Gonzaga (instrutor) possui todas as qualificações necessárias para exercer a atividade e tem treinamento até de resgate em altura.

Enfim, o topo! Pra vocês terem uma ideia, são aproximadamente 683 metros de atura! De lá nós vimos o mar, dá pra acreditar nisso? Ampliem a foto abaixo e observem a montanha mais alta lá no fundo, perto da praia: é o Monte Aghá. Demais, não é?


A foto abaixo eu tirei já descendo a pedra, vejam só a visão que se tem! Ah, lá nos destaques do nosso Instagram estão salvos os Stories que eu fiz nesse dia. Passem lá e confiram - e claro, se não seguem o Terra Capixaba ainda, comecem a seguir a partir de hoje, ok?



Encerramos nosso passeio no fim do dia e fomos presenteados por Deus com esse pôr do sol espetacular! É de tirar o fôlego, né não?


E aí, se animaram em conhecer mais esse ponto turístico aqui do Estado? E que tal fazer um rapel aí, quem se habilita? Bora conosco na próxima!

Como chegar:

Siga em direção ao sul pela BR-101. Seu acesso fica no km 402, logo depois do pedágio. Logo mais à frente na Rodovia Campos Vitória, antes do Auto Posto NWM entre à direita numa estrada de chão e vá subindo em direção à pousada Chalés do Frade. Após passar a pousada, continue a subida e chegará no local.




E agora, um aviso MUITO IMPORTANTE: Tenham consciência ambiental e não poluam os pontos turísticos com o seu lixo. Vamos juntos lutar pela preservação da natureza! O Terra Capixaba e o Meio Ambiente agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...