Praia Grande - Fundão

Vocês já imaginaram ter o privilégio de passar o dia numa praia onde sua areia seja tão extensa que lhe permite jogar futebol, frescobol, correr, caminhar, pedalar e até andar de moto? Peraí, pedalar e andar de moto? Isso mesmo, estou falando de Praia Grande, no município de Fundão, na Região Norte do Espírito Santo! Ficaram curiosos?


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 16,8 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa! 

Praia Grande é a principal praia de Fundão, município pertencente à Região Metropolitana da Grande Vitória, distante 53 Km ao Norte da Capital, fazendo divisa pelo litoral com Nova Almeida, distrito do município da Serra. O que separa uma cidade da outra é a ponte sobre o Rio Reis Magos. Observem na foto abaixo, lá no alto a Igreja e Residência Reis Magos e logo abaixo, na outra margem do rio, a Praia da Barrinha.


Além de ser um distrito do município de Fundão, Praia Grande também é o nome do bairro localizado nesse mesmo distrito e também é o nome da praia. E a primeira coisa que destacamos de cara - e que está diretamente ligado ao seu nome - é a extensão e a largura da areia! São aproximadamente 5 Km e uma larga faixa de areia lisa e bem compacta, de cor fubá - que influencia diretamente em suas águas, tornando-as turvas.

Lembram que eu falei que a praia é ideal para jogar futebol, frescobol, correr, caminhar, pedalar e até andar de moto? Então, nesse dia eu vi um cara pra lá e pra cá andando (devagar) de moto na areia - e ela é tão extensa que a moto não atrapalhou ninguém...

Mas o que mais me chamou a atenção são as linhas presentes em grande parte da areia, visíveis com melhor definição pela manhã na maré baixa - impossível não identificar a mão de Deus presente na sua obra criadora, é incrível!


Caminhando pela areia, pude observar uma grande quantidade de turistas com suas famílias - na sua maioria, mineiros. E bem no centro mesmo da praia, a concentração de pessoas é maior, devido a quantidade de bares, restaurantes e outros estabelecimentos rústicos que oferecem boas opções de pratos típicos.

Na verdade, Praia Grande possui ótima estrutura para atender ao turista e frequentadores locais, com diversas opções de hospedagem (pousadas, hotéis, camping e aluguel de imóveis) e gastronomia, já citado no parágrafo acima.


Uma outra característica que achei muito interessante é o seu ambiente rústico! Existe uma restrição de urbanização à beira da praia, justamente para preservar seus aspectos naturais, composto de restinga e castanheiras - e na minha opinião, isso é muito positivo, pois torna o clima do lugar muito agradável, propiciando justamente o que as pessoas querem ao escolherem esse destino: dar uma pausa do stress do dia a dia e encontrar um bom lugar para relaxar!


Voltando a falar de suas características naturais, o mar possui águas tranquilas, turvas e rasas - ótimas para crianças brincarem. Mas... fiquem atentos à subida da maré, bem comum nessa região. Se pela manhã dá pra andar vários metros mar adentro com a água abaixo da linha da cintura, à tarde o cenário costuma ser outro; sendo assim, cuidado redobrado com os filhos - até mesmo porque a distância de onde as pessoas ficam na areia até a faixa no mar onde os banhistas estão é muito grande - e numa situação de emergência, o tempo sempre joga contra, não é? Vi alguns guarda-vidas na praia, mas mesmo com a presença deles, é necessário ter muita atenção.


O final da orla de Praia Grande apresenta inúmeras formações rochosas de recifes naturais, contribuindo mais ainda ainda com o belíssimo visual da praia, tornando-a bem propícia para aquela sessão de fotos e selfies com a galera!

E se vocês olharem para o sul, na outra extremidade do litoral, verão ao longe as falésias de Nova Almeida - um lugar que recomendo muito e bastante procurado para a prática de voo livre. Demais, galera!


E aí, gostaram de Praia Grande? O município de Fundão lhes surpreendeu? Vou dizer uma coisa pra vocês: o litoral norte capixaba possui praias maravilhosas, que estão só esperando sua visita! Espero então poder encontrá-los um dia por aqui. Já pensou? Seria massa demais!!!

Como chegar:

Partindo da Capital, siga para o Norte pela ES-010, passando pelo município da Serra. Ao chegar em Nova Almeida, continue até atravessar a ponte que separa os municípios. Vindo de Aracruz, siga para o sul pela mesma rodovia. Outro acesso além do litoral se dá pelas ES-124, ES-261 e ES-264.




E aí, gostaram dessa praia e desejam encontrá-la preservada, do jeito que está? Então, ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...