Convento de São Francisco - Vitória

O Convento de São Francisco é um dos 51 pontos turísticos e culturais do Centro Histórico de Vitória! Construído no Século XVI por padres franciscanos, já foi utilizado como orfanato, cemitério, colégio e residência das Irmãs Carmelitas. Atualmente, faz parte de um projeto da Prefeitura com o objetivo de valorizar seu Patrimônio Histórico. Bora conhecer?


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 17 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa! 

O Convento de São Francisco foi o primeiro convento da ordem franciscana na Região Sul do Brasil Colônia. Sua construção teve início no final do Século XVI, a pedido de Vasco Fernandes Coutinho Filho, 2º Donatário da Capitania do Espírito Santo. Sua arquitetura original era no estilo jesuítico de linhas retas. Entre 1744 e 1784 o convento passou por reformas, alterando seu estilo para o colonial barroco. Atualmente, do modelo original, restou apenas o frontispício (fachada).


Como é a visita ao Convento de São Francisco?

A Prefeitura de Vitória possui um projeto chamado VISITAR, onde turistas e moradores contam com o atendimento de profissionais capacitados para apresentar gratuitamente aspectos históricos, arquitetônicos e culturais de cada espaço. Além do Convento de São Francisco, os demais monumentos monitorados são:

- Catedral Metropolitana de Vitória
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário
- Igreja de São Gonçalo
- Theatro Carlos Gomes
- Capela de Santa Luzia

Quem nos acompanhou foram a Priscila (Estudante de História) e a Yara (Técnica em Guia de Turismo). A visita é feita em 3 ambientes: um salão principal, logo após a entrada, onde há diversos painéis contando a história do convento, as reformas e visitas de autoridades da Igreja Católica; o ossário no pátio externo e a Capela de Nossa Senhora das Neves. É uma visita rápida, mas com muita história e curiosidades bem interessantes!

Na apresentação dos painéis, descobrimos que o convento abrigou a Irmandade de São Benedito e foi requisitado pelas autoridades civis para diversas finalidades, como orfanato, cemitério, rádio, colégio e residência das Irmãs Carmelitas. Atualmente abriga a Cúria Metropolitana da Igreja Católica.


No pátio externo está localizado um ossário num monumento aos franciscanos, construído nos anos 1920. Ali estão os restos mortais, não só dos franciscanos, mas também de grande parte da população, pois o convento passou a ser usado como cemitério público depois de um surto de cólera que ocorreu em Vitória no ano de 1856.


E uma curiosidade: Na foto abaixo, onde o cimento é mais claro, na verdade, é uma sinalização para não escavar, porque foram descobertas várias ossadas. Sinistro, né?


No pátio também há uma imagem de São Francisco de Assis, o protetor dos animais.


A Capela de Nossa Senhora das Neves é o último ambiente a ser visitado. Construída no século XIX, era utilizada como capela mortuária até o início do século XIX. Atualmente é aberta uma vez por mês apenas para os funcionários poderem rezar a missa.


E mais uma curiosidade: Em 2008 foi feita uma raspagem na parede da capela e nela foram descobertos ossos enterrados. De acordo com os relatos históricos, isso era comum nessa época, pois acreditava-se que quanto mais próximo do altar, mais próximo se estaria de Deus.


E aí, gostaram? Eu me amarrei nessa visita, acho o máximo visitar lugares que respiram a história do nosso País! E se vocês também acharam interessante fazer esse tipo de passeio, juntem sua turma e #partiuconhecer!

Como chegar:

Partindo de Cariacica ou de Vila Velha pela Av Carlos Lindemberg, siga pela Segunda Ponte até o Centro de Vitória, na R General Osório. Pegue a R Dom Fernando até a R Uruguai, Nº 47. Vindo da Serra, siga pela Av Vitória até o Centro e continue na R General Osório. Pegue a R Thiers Velloso e R Dom Fernando, até a R Uruguai, Nº 47.

Horário de Funcionamento:

De Quarta a Domingo, de 13:00 às 17:00 horas.

Tel.: 27 3223-6711
E-mail: projetovisitar@vitoria.es.gov.br




ATENÇÃO!!! Ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio histórico que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...