Catedral do Sagrado Coração de Jesus - Colatina

Assim como grande parte das cidades do interior do Espírito Santo, a cidade de Colatina também possui uma catedral/paróquia - e que é um dos seus principais pontos turísticos: a Catedral do Sagrado Coração de Jesus! Eu a visitei no mês passado - até na cripta eu entrei, sozinho!!! - e hoje conto pra vocês como foi essa visita!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 20,7 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

Pra quem ainda não conhece, a cidade de Colatina está localizada na Região Noroeste do Espírito Santo. Famosa pelo seu incrível pôr do sol - eleito o 2º mais lindo do mundo pela Revista Time na década de 60 - é também conhecida como a "Princesinha do Norte".

E como eu falei, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus é um dos principais pontos turísticos da cidade - que estão devidamente catalogados no Site da Prefeitura. E não se trata apenas de mais uma igreja como as demais. Ela tem uma história e curiosidades bem interessantes - e vou contá-las para vocês agora!

A Catedral começou a ser construída na Década de 50. Porém, ela só começou a ser chamada mesmo de Catedral no final da Década de 80, quando o Papa João Paulo II criou a Diocese de Colatina. Até então era chamada de Igreja Matriz. No ano de 2006 tornou-se patrimônio histórico municipal e uma área de preservação histórica, artística e cultural. Isso significa que a partir dessa data, nada poderá ser alterado em um raio de 50 metros da Catedral. Interessante, não é?


A Catedral possui 2 torres, diferentes entre si. Na torre maior, que mede 47 metros de altura, há um relógio de quatro faces; já a torre menor é toda coberta de cobre e tem sobre ela a escultura de um galo.


O interior da Catedral é muito bonito também e o que chama muita a atenção são os seus belíssimos vitrais, trazidos da Europa - a maioria trazida da Alemanha - pelo Padre Geraldo, responsável pela construção da então Igreja Matriz.


Se vocês observarem bem os vitrais, verão que eles são bem coloridos, com motivos religiosos e diversas passagens bíblicas. E uma curiosidade sobre os vitrais: é aí na Catedral de Colatina que está o maior conjunto de vitrais do Espírito Santo e um dos maiores do País! Pra vocês terem uma ideia, são mais de 40 peças - os das laterais (Fotos 05 e 07) medem 10 metros de altura.


Eu achei a parede do altar bem simples, se comparada com outras igrejas aqui do Estado, como a Catedral Metropolitana de Vitória e a Basílica de Santo Antônio, por exemplo. Na lateral direita está uma antessala, onde os fieis geralmente fazem suas orações e confissões.


Além dos vitrais - que eu gosto demais - pra mim, um dos momentos mais interessantes e curiosos foi quando uma senhora me informou da existência de uma cripta dentro da Catedral! Eu achei irado! Afinal, quem nunca ficou curioso em conhecer uma cripta, ou uma tumba? Ou vão me dizer que vocês nunca viram filmes de terror? 😁

Bom, a história da cripta é a seguinte: Lembram do Padre Geraldo, que trouxe os vitrais da Europa? Então, o Cônego Geraldo Meyers, ou Gerhard Meyers, nasceu em 1918 na Alemanha e foi o responsável e idealizador da construção da Catedral. Ele também foi o pároco daí por muitos anos. Faleceu no ano de 1994 e seu corpo foi enterrado nessa cripta como gratidão do povo colatinense, por toda sua história em relação à Catedral.


E olha, descer aquelas escadas sozinho pra conhecer uma cripta de verdade foi emocionante demais - deu até aquele frio na barriga - vocês tem que ver os Stories lá no Instagram! Eu esperava encontrar uma tumba cheia de ossos e crânios, velas sinistras e tal... mas o único susto que tomei foi quando acendi a luz e dei de cara com uma imagem no chão da cripta! Galera, que susto! Achei até que fosse o cara que estava enterrado lá, mas não. A imagem foi colocada lá porque era Semana Santa. Depois seria colocada em outro lugar. Só esqueceram de me avisar e quase morri do coração, né... 😂😂😂😂


Vejam aí a lápide, onde está escrito: Cónego Gerhard Meyers. Alemanha - 1918 / Brasil - 1994. Ao idealizador dessa Catedral, a gratidão do povo colatinense.


Bom, essa foi minha visita à Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Gostei demais e lhes recomendo a visita - claro, não deixem de visitar a cripta - quero ver se terão coragem, heim?

Como chegar:

Saindo da Grande Vitória, siga para o Norte do Estado em direção a Colatina. Ao chegar lá, vá para o centro da cidade. A Catedral está localizada em frente a Praça Frei José.
 
Horário de funcionamento:
 
Diariamente, de 6:00hs às 21:00hs.

Tel.: 27 2102-5010
Redes Sociais: Facebook | Instagram




ATENÇÃO!!! Ao visitar os pontos turísticos, não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio histórico que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!