Trilha no Morro do Vigia - Vitória

Vocês gostam de fazer trilha? Já imaginaram fazer uma bem no coração da Capital? É isso mesmo, galera! Estou falando da trilha que fiz com a equipe do Up-Rope Vertical, onde passamos pelo Parque Gruta da Onça e chegamos até o Morro do Vigia! Foi uma aventura incrível, bem divertida e que eu conto nessa matéria agora!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 20,8 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

A trilha até o Morro do Vigia é uma das atrações de quem visita o Parque Gruta da Onça. Para fazê-la é necessário entrar em contato com um Condutor Ambiental do parque. Nesse dia, o condutor que nos conduziu foi o Hugo - muito gente boa por sinal e que eu recomendo, tá!

Mas vamos lá: porque há necessidade de um condutor? Não dá pra ir sozinho?

Não, não dá pra ir sozinho. Primeiro porque o risco de se perder e grande. E segundo porque nos arredores do parque, na Comunidade do Forte São João, há uma área dominada pelo tráfico e se vocês forem lá desacompanhados de um condutor - eles já são conhecidos na área - correm o risco de serem assaltados. "Mas, então, se é perigoso assim eu nem vou!" Calma, jovem mancebo... Com os condutores não há risco algum, pois como já falei, eles são conhecidos na região e avisam sobre a ida de turistas ao local, beleza?

Após as recomendações iniciais, eu lhes pergunto: Vocês sabem por que esse morro tem esse nome?

Entre os séculos XVI e XVII o lugar - uma formação granítica de 200 metros de altura - era utilizado para ajudar a proteger a cidade de Vitória contra os invasores. Quando eles se aproximavam, o vigia avisava os soldados do Forte São João, que puxavam uma corrente que ligava o Morro do Penedo ao Forte, impedindo que os piratas entrassem na cidade. Por isso tem o nome de Morro do Vigia!


E como é a trilha? Dá pra fazer com crianças? Qual o período de duração?

A trilha começa lá no parque, com diversas paradas nos 13 atrativos turísticos do local. Há muita história a ser contada - desde a famosa onça até a família do Barão de Monjardim. Até chegar no início da trilha que leva ao Morro do Vigia, ainda no perímetro do parque, dá pra levar as crianças, mas a partir daí, a trilha começa a ficar um pouco puxada, com mata fechada em diversos pontos. Se seu filho for "Raiz" e já está acostumado nessa vida de trilhero, tá tranquilo. Se não... é melhor esperá-lo crescer.😂


Quanto à duração, isso dependerá muito do ritmo do grupo em questão. Por exemplo: paramos algumas vezes pra tirar fotos, descansamos um pouco no pé do morro - então, até chegarmos lá em cima, gastamos cerca de 2 horas. Tiramos a Foto Oficial do passeio às 7:45hs e chegamos no topo às 9:30hs.

E galera, nessa parada que fizemos, que visual! A Pedra dos Dois Olhos estava à nossa frente! Dali já dava pra ver ao fundo a Praia de Camburi e a famigerada CVRD. Um verdadeiro espetáculo num pasto gigantesco e impossível de imaginar sua existência em pleno coração da cidade de Vitória! Olhando para trás já dava pra ver os prédios de Vila Velha e até o mar da Praia de Itaparica! E olha que não estávamos nem na metade do caminho ainda... e a medida que subíamos, um visual panorâmico incrível ia se abrindo aos nossos olhos - vejam as próximas fotos!


Depois de uma longa jornada: o topo! E que vista é essa, minha gente? É um cenário tão lindo, que compensa todo o (médio) esforço feito pra se chegar até ali. Acompanhem aí:

Foto 08: as torres do Parque da Fonte Grande, o Centro Histórico de Vitória e o Morro do Moxuara em Cariacica.


Foto 09: Segunda Ponte, Ponte Florentino Avidos, Cariacica, as montanhas capixabas ao fundo e o Porto de Vila Velha.


Foto 10: o Porto de Vila Velha, o litoral da cidade ao fundo, dando pra ver até o Morro da Concha na Barra do Jucu e o Morro do Penedo.


Foto 11: O Morro do Penedo, o Parque Ecológico Espera Maré, o Parque Morro da Mantegueira, o Morro de Jaburuna, Convento da Penha, Morro do Moreno e a Terceira Ponte. Demais, não é?


Em seguida, seguimos em direção à Pedra da Baleia e à Pedra do Urubu para finalizar nosso passeio - e tome mais trilha de mata fechada acima! E aqui vai uma informação importante: esse é um tipo de passeio pra aquele tipo de pessoa que gosta de estar no meio do mato mesmo, não se importa em sair todo arranhado, suado, fedorento... é fedorento, sim! Mas não eu, claro... 😂😂😂 Ou seja, é um passeio "Raiz" e não "Nutella", entendeu?

Agora, sabe aquelas fotos que você tira e se apaixona? E essa aí abaixo. Amplie e você verá uma abelha sugando o néctar da flor com o fundo desfocado. Me amarrei nessa foto!


Vejam aí a Pedra da Baleia, logo atrás a Pedra dos Dois Olhos e lá no fundo, o Mestre Álvaro, na Serra. Na última foto, vemos logo abaixo no primeiro plano, o Morro do Vigia. Vocês imaginariam a existência desse cenário aí? Demais, né não?


Infelizmente não deu pra irmos até a Pedra do Urubu porque a mata esta muito fechada - uma pena! Mas nossa ida até ali, valeu muito o passeio! Não só pelo visual, mas pela galera animada que estava presente - entre eles, outros parceiros que também produzem conteúdo para o turismo do nosso Estado, o Mundo Capixaba e o Giro.ES.

Agradeço ao Up-Rope Vertical pelo passeio, foi show de bola! Mais uma vez vocês transformaram uma simples trilha numa aventura muito prazerosa de se fazer! Parabéns!

E vocês, pessoal, gostaram dessa dica? Top demais, não é? E olha só, a matéria sobre a Trilha no Morro do Vigia acaba aqui, mas continua lá Instagram! Os Stories estão salvos nos Destaques. Corram lá e vejam agora! 

Como chegar:

O parque está localizado no Centro da Capital, próximo à antiga C&A. O acesso se dá pela Rua Barão de Monjardim, próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas.

Horário de Funcionamento:

De Terça a Domingo, das 8:00 às 17:00 hs.

Tel.: (27)
99940-3416 (Agendamento)
Tel.: (27) 3132-7290 (Administração do Parque)
Redes Sociais dos Condutores: Facebook | Instagram




No dia que fizer essa trilha, que tal mantê-la preservada, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...