Já Ouviram Falar na Praia Porto da Lama?

Compartilhe com seus amigos!

No mês de Março comecei a desbravar as praias do município de Fundão e nessa matéria, vocês conhecerão uma pequena enseada bem tranquila, com bastante vegetação nativa e ideal para passar o dia com a família e até acampar! Essas são algumas características da Praia Porto da Lama!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Conhecendo a Praia Porto da Lama

A Praia Porto da Lama é uma pequena enseada de aproximadamente 250 m de extensão. Ela é a terceira praia do município – antes dela estão, respectivamente, a Praia do Mirante, a Praia do Solemar e Praia Grande. Se encontra próxima às margens da ES-010. Pra chegar até ela há duas entradas: a primeira é uma trilha (Fotos 01 e 02) e a segunda, uma estrada de terra (Foto 03), localizada um pouco mais à frente.

Pessoal, assim que cheguei na praia, me deparei com esse belíssimo visual: uma enseada mansinha, que serve de atracadouro para barcos de pesca. A faixa de areia é curta, mas bem fofinha. Tanto a esquerda e a direita levarão a trilhas de mata fechada onde a vegetação predominante é a restinga, cheia de arrecifes, com características muito semelhantes a um manguezal – mas calma! A praia não é poluída, pelo contrário, é limpa e essa é apenas sua característica predominante.

Curiosidades sobre a praia

O nome da praia se dá em virtude da sua água turva, que parece mesmo com lama. Não só isso, quando caminhei dentro d’água, a sensação que tive era como se estivesse dentro de um rio, pois a areia não é dura, mas passa pelos dedos do pé, das mesma forma quando pisamos numa poça de lama.

Não entendi muito bem o motivo da praia ter essas características, pois o Rio Fundão só corta a praia na divisa com Nova Almeida, bem lá atrás, ao sul. Acredito que sua característica se dá porque a praia, nas duas extremidades, possui grande concentração de arrecifes e vegetação alagada.

Fiz uma caminhada pela trilha na lateral direita da praia – aí recomendo calçar um chinelo, pois a grande quantidade de arrecifes e pedras machucam os pés. Após um pequeno percurso, vejam só o visual que eu encontrei!

O que eu achei da praia? Gostei demais e digo o por que: é uma enseada pequena e tranquila, logo na entrada e à esquerda tem muita sombra devido às castanheiras e dá tranquilo pra estacionar o carro ali e fazer um churrasco com a galera – sendo ideal também para acampar!

Eu vi no Google Maps que a trilha no lado esquerdo da praia é bem maior e vai dar lá na Praia Enseada das Garças. Eu até que pretendia ir lá, mas não pude porque a memória do meu celular havia chegado ao limite, de tantas fotos que tirei nesse dia… mas é claro que voltarei em breve e contarei tudo pra vocês, ok?

Como chegar:

Partindo da Capital, siga para o Norte pela ES-010, passando pelo município da Serra. Ao chegar em Nova Almeida, continue até atravessar a ponte que separa os municípios. Siga em frente em direção ao Norte. Após passar a Pousada dos Veleiros e o Recanto das Castanheiras, vocês verão uma curva e lá na frente, um condomínio de casas à direita. A praia está logo à frente. Vindo de Aracruz, siga para o sul pela mesma rodovia. Outro acesso além do litoral se dá pelas ES-124, ES-261 e ES-264.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Fundão!

Fiz a Trilha Enseada das Garças x Porto da Lama!
Praia Enseada das Garças: Ótima Opção Para Famílias!
Visitei a Praia do Rio Preto, na Divisa com Aracruz!
Vocês Conhecem a Praia do Solemar?
Vocês Precisam Conhecer Praia Grande em Fundão!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário