Turismo de Observação das Baleias Jubarte - Vitória

Os meses de Julho a Outubro correspondem à "Temporada das Baleias" aqui no Espírito Santo. É nessa época que as Baleias Jubarte migram para a costa brasileira - incluindo o litoral capixaba - afim de procriar e de quebra, nos proporcionar um espetáculo à parte! Eu fiz esse passeio e agora conto pra vocês como foi essa experiência!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 22,5 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

O Turismo de Observação das Baleias Jubarte aqui no Espírito Santo é feito pela AVES - Aventureiros do ES, operadora oficial dos passeios de observação de baleias do Projeto Amigos da Jubarte. Esse passeio ocorre em todos os finais de semana nos meses de Julho a Outubro, podendo se estender até o mês de Novembro - só não é realizado se as condições climáticas não estiverem favoráveis para a realização do passeio.

O embarque é feito às 7hs da manhã no píer dos pescadores na Enseada do Suá, na Praça do Papa, em Vitória. A embarcação que nos levou, a Mar de Abrolhos, possui capacidade máxima de 30 passageiros e tem a bordo, banheiro, cozinha, pia e camas; conta com colete salva vidas, rádio comunicador, bote inflável e outros equipamentos de segurança.

O passeio tem a duração de 6 a 9 horas, pois depende de vários fatores, como as condições do mar e a localização das baleias, por exemplo. Nesse passeio, desembarcamos no píer por voltas das 16hs.


Quanto custa fazer esse passeio e o que está incluso?

O valor individual para adultos é de R$220,00 e crianças de 5 a 12 anos pagam R$150,00 (tarifa de Agosto/2019). Está incluso água, sucos, refrigerante, frutas, biscoitos e uma pequena lembrança que é entregue no final do passeio. Atenção: Bebidas alcoólicas e drogas não são permitidas.

Orientações importantes:

Levar um documento com foto (crianças sem RG, deverão apresentar a Certidão de Nascimento), óculos de sol, protetor solar, chapéu ou boné, roupa de frio (no mar venta bastante) e remédios de uso pessoal (antialérgicos e remédios para enjoo). 

Dicas para não enjoar no mar:

É natural ter enjoos durante o passeio, sendo assim, um dia antes, procurem fazer refeições leves à noite, durmam cedo e evitem o uso de bebidas alcoólicas; não embarquem de barriga vazia, bebam bastante água e sucos, comam bolachas de água e sal ou biscoito de polvilho e tenham consigo pedaços de gengibre para chupar/mastigar; evitem ler no barco e não permaneçam no interior da embarcação; respirem fundo e lentamente e procurem sempre olhar para o horizonte.

Tomem um remédio para enjoo antes de embarcarem!!! Eu não fiz isso e me dei mal, alimentei os peixes várias vezes... Normalmente é recomendado tomar de 30 minutos a 1h antes de entrar no barco e repeti-lo 1h depois do início da viagem. Outra opção é tomá-lo na noite anterior ao passeio e 30 minutos antes do embarque.

Vamos lá, como foi o passeio?

Primeiramente, pessoal, é importante ressaltar que não há 100% de garantia que avistaremos as baleias, pois há vários fatores que dependerão para que o passeio tenha sucesso, como por exemplo, a própria disposição desses cetáceos em querer aparecer pra dar um show! Vale lembrar que elas percorreram mais de 5.000 quilômetros desde a Antártica em busca de águas mais quentes para acasalar e dar a luz em nosso litoral. Estão com os hormônios à flor da pele e sendo assim, podem aparecer, se aproximar, dar seu "show" - ou não!

Mas calma, antes de vocês entrarem em pânico, os guias nos informaram que o aproveitamento das saídas para observação das baleias tem sido de aproximadamente 97% - e conosco não foi diferente, nós vimos as baleias sim, ok?

Começamos nosso passeio curtindo o belíssimo visual da Baía de Vitória e claro, aproveitei para registrar essas fotos aí! Além disso, durante o percurso, os guias nos contaram várias curiosidades sobre as Baleias Jubarte. Vocês sabiam que elas estão entre os maiores mamíferos do planeta e chegam a medir até 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas? A espécie já esteve ameaçada de extinção, quando em 1986 foi decretada a proibição da caça.


Cerca de 3h de navegação mar adentro, começamos a avistar as baleias! A distância mínima permitida é de 100 metros e o barco não desliga totalmente os motores, ficando em "ponto morto". Infelizmente nesse dia, as baleias estavam tímidas e só conseguimos avistá-las de longe. Quando nos aproximávamos, elas mergulhavam e iam embora... uma pena! 

Como citei num dos parágrafos acima, dependemos 99% do interesse delas em se aproximar da embarcação. Mas foi uma sensação muito prazerosa, poder ver esse mamífero tão esplendoroso, mesmo que de uma certa distância! Fiz alguns Stories no Instagram (estão salvos lá nos Destaques) e como não foi possível tirar fotos devido à distância, fiquem aí com as fotos de divulgação da Amigos da Jubarte/Aves Voando Alto!


Foto divulgação: Amigos da Jubarte/Aves Voando Alto

Retornarmos do passeio satisfeitos por ter vivido essa experiência inédita, aprendendo mais sobre a importância da preservação desses gigantes dos 7 mares! Caraca, falei bonito agora, heim?

Foto divulgação: Tatyana/Aves Voando Alto

Agradeço à AVES - Aventureiros do ES pelo convite e também à Rosimara Marinho do Tudo e Mara, que nos cedeu o vídeo abaixo para ser incorporado à essa matéria!

Contato:

Tel/WhatsApp: (27) 99980-0413 / 99297-7851 
Redes Sociais: Facebook | Instagram



É importante ressaltar que esse convite feito ao Terra Capixaba tem como objetivo o fortalecimento do turismo na região e assim, a divulgação de novas opções de passeio para os nossos leitores. Porém, a opinião e avaliação expressadas nesse post são totalmente imparciais.

Ao visitar os pontos turísticos, que tal mantê-los preservados, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...