Visitei a Praia de Itaipava em Itapemirim!

Compartilhe com seus amigos!

Sabe aquelas praias que te fazem ter a sensação de que o tempo parou e só existe você, a natureza e Deus? Foi isso que eu senti quando caminhei pelas areias da Praia de Itaipava, onde pude apreciar também um belíssimo nascer do sol! Essa praia é o assunto da matéria de hoje. Bora conhecer?

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Como conheci a Praia de Itaipava

Meu primeiro contato com a Praia de Itaipava foi bem cedinho, de madrugada, quando, junto com o Fábio Macina, Condutor de Turismo local e administrador do perfil Belezas de Itapemirim no Instagram, fomos ver o nascer do sol no Píer dos Pescadores, que estava fase final de construção. Pessoal, foi um verdadeiro espetáculo!!!

Um panorama sobre a Praia de Itaipava

Itaipava – que na língua tupi significa “elevação de pedra” – é um Distrito de Itapemirim, que faz divisa com Piúma ao norte e Marataízes ao sul. Possui um Terminal Pesqueiro, localizado à direita do píer e que está sendo ampliado para ser o maior do Espírito Santo – pretende-se também que seja o maior do Brasil.

O Píer dos Pescadores

O Píer dos Pescadores foi inaugurado no dia 3 de Julho desse ano – data que também se comemorou o aniversário do Prefeito de Itapemirim, Thiago Lopes Peçanha – numa obra executada com recursos próprios, utilizando mão de obra local, com o objetivo de se tornar mais uma atração turística da cidade – muito show essa iniciativa, parabéns! E o Fábio me enviou essas fotos que ele tirou pra mostrar a vocês como o píer fico lindo!

Fotos: Fábio Macina/Belezas de Itapemirim

O clima rústico da praia

Por se tratar de uma vila de pescadores, todo aquele clima rústico que destaquei na matéria sobre a Praia de Itaoca se repete aqui – e isso, na minha opinião, é um dos grandes atrativos do lugar! A praia possui uma extensa faixa de areia bem clarinha e um mar de águas limpas e calmas. É muito gostoso caminhar bem na beirinha, sentindo as marolas baterem nos pés!

De acordo com alguns moradores locais e o próprio Fábio, ela começa na altura do Hospital Materno Menino Jesus – mais ou menos onde está o barquinho dessa foto aí embaixo. Na foto seguinte dá pra ver o Monte Aghá ao fundo e na terceira foto, ao sul, a Praia de Itaoca.

Agora, observem a próxima sequência de fotos: Temos uma visão panorâmica a partir da Pedra Itaoca, as praias de Itaoca e Itaipava; em seguida, a Pedra Itaoca e a Ilha dos Franceses; e por fim, a Praia de Itaoca no outro lado do Píer dos Pescadores e o Monte Aghá em segundo plano – Perfeito!!!

Em relação à infraestrutura da praia, destaco o Restaurante 235 do Chef Amilton, que fica próximo ao Terminal Pesqueiro, do outro lado do píer. O restaurante possui uma variedade muito boa de saladas e frutos do mar, num ambiente aconchegante, que combina muito bem com o clima do Distrito!

Finalizo essa matéria dizendo o seguinte: não demorem em conhecer as praias do município de Itapemirim, dentre elas, a Praia de Itaipava! Quem não foi, não sabe o que está perdendo e quem já conhece, assim como eu, está é morrendo de saudades e não vê a hora de voltar!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga para o sul pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol e logo após, a ES-060. Após passar pela cidade de Piúma, continue para o sul até chegar em Itapemirim. Próximo ao Hospital Materno Menino Jesus, vire à esquerda na Rua São Sebastião e siga em direção à praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Itapemirim!

Praia do Martins: Um Refúgio Secreto no Litoral Sul!
Praia da Gamboa: Uma das Praias Mais Lindas do Sul Capixaba!
Vocês Precisam Conhecer a Praia de Itaoca!
Conheci a Paradisíaca Ilha dos Franceses!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário