Vocês Precisam Conhecer a Praia de Itaoca!

Compartilhe com seus amigos!

Localizada no litoral sul do Espírito Santo, a Praia de Itaoca é uma das belíssimas praias de Itapemirim, que – por ser uma vila de pescadores – possui um clima bem bucólico e aconchegante, proporcionando momentos incríveis a quem pretende se hospedar por lá pra curtir as férias ou um fim de semana!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Conhecendo Itaoca

Itaoca é o nome de um bairro do Distrito de Itapemirim, que faz divisa com Piúma ao norte e Marataízes ao sul. Sua área urbana possui pouco mais de 2 Km de praia e ao sul, da ES-060 até a foz do Rio Itapemirim, são quase mais 8 Km de litoral.

Tive o imenso prazer de ter a companhia do Fábio Macina, Condutor de Turismo local, que esteve comigo nessa trip, me mostrando e indicando vários pontos turísticos da Cidade. Ele possui um perfil no Instagram – Belezas de Itapemirim – ao qual eu sigo e recomendo pra vocês! Inclusive, foi ele quem tirou essa foto aí, quando partimos para o sul, nessa reta que leva a Marataízes – sempre quis tirar uma foto assim!!!

O sul da praia é praticamente deserto a partir do início da ES-060 até a foz do Rio Itapemirim, com uma extensa faixa de areia e muita restinga. Ideal pra quem gosta de tranquilidade e sossego pra pescar também! Na foto abaixo vocês podem observar a Ilha dos Franceses – nesse enquadramento, que lembra muito a vista da Ilha das Garças, na Praia de Itaparica, em Vila Velha!

Uma coisa que me chamou a atenção e eu gostei DEMAIS de Itaoca foi o clima do lugar

Pode-se notar bem isso no calçamento da rua da praia, bem rústico e nas placas de conscientização da preservação do meio ambiente. Essa vibe, pelo menos pra mim, provoca uma desconexão total da correria do dia a dia e promove uma imersão no ritmo tranquilo dessa “vila”! A palavra Itaoca significa “Casa na Pedra”, que resume muito bem esse parágrafo… Demais!!!

Falando de suas características naturais

A praia possui um mar de águas limpas e calmas, além de grande faixa de areia branca – achei interessante, porque difere da areia dourada que permeia o litoral sul até Piúma. Caminhando pela areia dá pra encontrar algumas conchinhas.

E é ali, ao lado da Pedra Itaoca o ponto de embarque para o passeio de escuna até a Ilha dos Franceses, com a Escuna Leid’Ana – Eu já fiz um passeio com eles, foi excelente e recomendo a todos!

A infraestrutura da Praia de Itaoca também é excelente, com quiosques e restaurantes à beira-mar, ideal para quem quer relaxar e saborear pratos com frutos do mar. A orla é toda urbanizada, com iluminação e saneamento.

A Praia de Itaoca está diretamente ligada também à Praia de Itaipava. Eu vi muitos sites na Internet informando que a Pedra Itaoca faz a divisa entre as praias, mas alguns moradores locais e o próprio Fábio me informaram que a Praia de Itaoca vai até a altura do Hospital Materno Menino Jesus – mais ou menos na distância dessa última foto aí embaixo. A partir daí então, que começa a Praia de Itaipava.

Pessoal, vou confessar uma coisa pra vocês: eu me apaixonei pela Praia de Itaoca! De uma forma em geral, que delícia de lugar! Lhes recomendo muito explorar mais o litoral sul do Espírito Santo! Pra quem só conhece até Guarapari, olha… procurem conhecer as praias de Anchieta até Marataízes: será paixão à primeira vista!

Como chegar:

Partindo da Grande Vitória, siga para o sul pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol e logo após, a ES-060. Após passar pela cidade de Piúma, continue para o sul até chegar em Itapemirim. Próximo à Comunidade São Sebastião, vire à esquerda na Rua Alan Kardec e siga em direção à praia.

Ao visitar essa praia, que tal mantê-la preservada, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Itapemirim!

Praia do Martins: Um Refúgio Secreto no Litoral Sul!
Praia da Gamboa: Uma das Praias Mais Lindas do Sul Capixaba!
Visitei a Praia de Itaipava em Itapemirim!
Conheci a Paradisíaca Ilha dos Franceses!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário