Praia de Guanabara - Anchieta

Se vocês curtem praias desertas, precisam urgentemente conhecer a Praia de Guanabara, no Balneário de Castelhanos em Anchieta, um lugar que definitivamente conquistou o meu coração! Além de ser um verdadeiro paraíso natural, essa praia possui uma história envolvendo seu nome e ainda por cima é lugar de desova de tartarugas marinhas!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Fazemos sorteios mensais para nossos seguidores de diárias em pousadas, vouchers em restaurantes e muito mais! Lá nós somos + de 23 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

Eu desbravei a Praia de Guanabara quando passei o fim de semana na Pousad'Oca, uma pousada bem aconchegante, localizada a uma rua da Praia de Castelhanos. No Domingo de manhã acordei bem cedinho e saí pra curtir o nascer do sol por lá! E que espetáculo, pessoal!!!


A Praia de Guanabara está localizada entre a Praia de Parati ao norte e Castelhanos ao sul. Seu acesso é feito através da Rodovia do Sol, ou pela estrada de terra no sentido Parati x Anchieta. Possui cerca de 2,5 Km de extensão, com bastante vegetação de restinga e muitas pedras e recifes ao longo da praia - nesse caso, é importante tomar muito cuidado ao entrar na água, pois em alguns pontos na maré baixa dá pra ver as pedras, mas em outros não.

Como se trata de uma praia muito extensa, há pontos bem tranquilos, sem ondulação e pedras, mas há outros pontos onde o mar bate muito forte. Sendo assim, muito cuidado com a maré, principalmente as crianças, ok?


De acordo com o site da Prefeitura de Anchieta, a Praia de Guanabara tem esse nome devido ao naufrágio do navio Guanabara, ocorrido em 1910, a aproximadamente 900 metros da praia - se vocês curtem mergulho, tá aí uma ótima dica, pois os destroços ainda estão por lá!


Como falei pra vocês, a Praia de Guanabara é uma praia deserta, com uma beleza natural de encher os olhos! Eu gosto demais desse tipo de praia, principalmente pra caminhar e contemplar a paisagem! E vejam só o que eu encontrei, andando pela praia: essa casa, praticamente no meio do nada! Só vegetação, praia e Deus! Vocês gostariam de morar numa casa como essa?


É na Praia de Guanabara que ocorre a desova de tartarugas da espécie Caretta caretta, ou Tartaruga Cabeçuda. A foto abaixo mostra o ponto exato da trilha que leva até à sede do Projeto Tamar, que em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Prefeitura de Anchieta, promovem estudos e ações para preservação dos ninhos de seus predadores naturais.


Nessa caminhada pela praia eu encontrei também várias espécies de flores, como vocês podem ver nas fotos abaixo! E devido a todas as características da praia já citadas, pessoal, não há infraestrutura nenhuma - apenas na Praia de Castelhanos, onde estão localizados os quiosques e restaurantes. Em toda a extensão da praia só se vê residências, além da sede do Projeto Tamar.


Enfim, a Praia de Guanabara é aquele tipo de praia pra quem curte tranquilidade e um bom contato com a natureza. Se vocês gostam, já coloquem aí na lista pra visitar nesse Verão!

Como chegar:

Partindo de Vitória, siga pela Rodovia do Sol, passando por Guarapari e indo em direção ao sul. Ao chegar em Anchieta, continue pela orla e após passar o Haras de Parati e o Bar e Restaurante Maré Alta, vire à esquerda na Rua das Sereiras e siga até a Av Beira Mar. Vindo pelo sul, após passar o Centro de Anchieta, vire à direita no Mirante de Castelhanos e siga pela Rua Haroldo Secchin até chegar na Praia de Castelhanos. Siga para o norte pela Av Beira Mar e chegará na praia.



Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...