Fiz Trilha no Morro da Bacutia!

Compartilhe com seus amigos!

Vocês já devem ter ouvido falar da Praia da Bacutia, localizada na Enseada Azul, em Guarapari, não é? E já tiveram a curiosidade de contornar aquele morro que faz a divisa dela com a Praia de Peracanga? Pois é, estive lá no mês passado e nessa matéria eu conto como foi essa aventura!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens

Não sei vocês, mas eu tenho um espírito aventureiro… quando vou numa praia diferente, por exemplo, não me contento em ficar só ali, tomando banho de mar, deitar na areia e pronto. Eu gosto mesmo é de explorar o lugar, principalmente quando apresenta um relevo bem interessante para ser explorado!

E a Praia da Bacutia nos proporciona isso! Porém, a maioria dos frequentadores, preferem mais a ostentação em estar numa praia badalada do que explorar o lugar e descobrir cenários incríveis que tem por lá!

Conhecendo o Morro da Bacutia

O Morro da Bacutia (eu que dei esse nome… 😄) fica no lado esquerdo da praia, fazendo divisa com a Praia de Peracanga. Pouca gente sabe (quase ninguém), mas lá em cima tem uma caixa d’água destivada – ela deve ter uns 4 metros de altura; subindo sua escada, dá pra ter uma visão de 360º da Enseada Azul! Vocês nem sabiam, não é?

Logo no início, nos deparamos com uma piscininha natural cheia de peixinhos! Seguindo mais adiante, dá pra curtir o visual belíssimo da praia! Gente, como a Praia da Bacutia é linda!

Ah, uma dica: não faça esse percurso descalço, por dois motivos: as pedras são pontiagudas e há muitos sururus, que podem cortar seu pé e também, porque se o sol estiver forte, vocês não aguentarão caminhar pelas pedras, de tão quente que estará.

O belíssimo cenário do Morro da Bacutia

A foto abaixo mostra um dos pontos mais bonitos do Morro da Bacutia! Olha só esse cenário! Caraca, fiquei de boca aberta quando passei por aí pela primeira vez! É isso que eu quis dizer sobre ficar só na areia da praia: de lá não dá pra ter noção nenhuma da beleza desse lugar e a vista incrível que se tem daí!

Continuando a caminhada, uma outra surpresa: logo na frente tem uma pequena enseada, uma prainha deserta com um visual bem rústico e TOP demais pra passar o dia! Vejam as fotos abaixo:

O que mais me chama a atenção em lugares assim é sua biodiversidade! Estamos numa área urbana, mas contornando o morro, a sensação que temos é de estar numa ilha deserta em alto mar! E depois dessa prainha, logo na adiante encontrei umas piscininhas naturais! Se vocês gostam de fotos pra postar no Instagram… aproveitem pra fazer a festa!

Pra chegar no topo do Morro da Bacutia, devemos contorná-lo e na parte de trás há uma trilha que nos leva até lá. Quando fazemos a subida, nos deparamos com uma pequena estradinha, com trilha para a esquerda e direita. E é justamente do lado esquerdo da trilha que está o caminho para se chegar ao topo, mas infelizmente… o mato cresceu muito e não deu pra ir até lá! O jeito foi seguir pelo lado direito, para terminar de contornar o local. E embora não pude concluir meu propósito, a vista que se tem da Praia de Peracanga nessa trilha é espetacular!

Na foto abaixo podemos ver a Praia dos Bairristas lá na ponta e parte da Praia de Peracanga; na próxima foto, a Praia de Peracanga e na última, a Praia da Bacutia.

E aí, pessoal, o que vocês acharam dessa aventura? Embora não tenha sido possível ir no topo dessa vez, isso não tirou a emoção do passeio, né? Ah, antes de encerrar, é claro, recomendo não fazer esse percurso sozinho! A Enseada Azul é um balneário bem tranquilo, porém, nada de dar bobeira pra ser assaltado de graça, ok?

Como chegar:

Partindo do Centro de Guarapari, siga em direção ao sul. Chegando em Nova Guarapari, na altura da Pousada e Restaurante Água Viva (à sua direita), entre na Av Punta Del Este (à esquerda) e siga reto até chegar na Praia da Bacutia. Indo pela Rod do Sol, na ES 060, ao chegar no trevo de Meaípe, vire à esquerda e siga para Guarapari. Na altura da Pousada e Restaurante Água Viva (agora, à sua esquerda), entre à direita, na Av Punta Del Este e siga reto até chegar na praia.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Guarapari!

Descobri a Praia da Península de Meaípe!
Já Ouviram Falar na Praia das Confissões?
Já Ouviram Falar na Praia do Valadão?
Praia de Guaibura: Essa Praia Rústica é Incrível!
Tudo Sobre o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria!

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário