Praia de Gramuté - Aracruz

Aracruz é um município capixaba que possui diversas das praias mais belas do Espírito Santo! Na matéria de hoje vocês conhecerão a Praia de Gramuté, que possui uma beleza ímpar, localizada logo ali na divisa com a Praia do Rio Preto em Fundão! Bora conferir?



Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 23,9 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

É na Praia de Gramuté que se inicia o litoral de Aracruz, pois ela se inicia logo após a foz do Rio Preto, que faz divisa com o município de Fundão. E é aí que mora uma outra polêmica: o ofurô natural que está logo após a foz do rio, pertence a Fundão ou Aracruz?


Há quem diga que a Praia de Gramuté só começa após o Portal de Aracruz, localizado na ES-010 e que é na verdade, a porta de entrada do município. Mas se observarmos no mapa, o portal está localizado paralelamente ao meio da praia e não lá na ponta, próximo ao Rio Preto. Também já vi na Internet muita gente dizendo que é o Rio Preto quem faz a divisa dos municípios e não o portal. No Instagram, várias postagens sobre o ofurô estão com a localização da Praia de Gramuté e não da Praia do Rio Preto. Então... esse ofurô natural pertence mesmo a Aracruz e ponto!

Independente dessa discussão que claramente, definirá os rumos da economia mundial nos próximos 30 anos, o importante é vocês irem lá pra conhecer, ok? ;-)

Existem 2 formas de se chegar na Praia de Gramuté: a primeira é pelo litoral, atravessando a foz do Rio Preto, passando pela pequena enseada onde está o ofurô natural e seguindo uma pequena trilha, como mostra a foto abaixo. A segunda é pela trilha paralela ao Portal de Aracruz; se vocês passarem por ela, sairão no meio da praia.


A Praia de Gramuté é uma praia deserta que abrange várias enseadas em toda a sua extensão. É cercada da vegetação de Mata Atlântica que proporciona muita sombra, sendo até dispensável o uso de guarda-sol - se as fotos já chamam muito a atenção, o visual ao vivo é de fazer cair o queixo umas 5 vezes, galera!


Falando ainda no relevo, as enseadas da Praia de Gramuté são bem pedregosas, formando pequenas piscinas naturais - o que é muito característico em diversas praias do litoral norte também - sendo ideais pra tomar banho e praticar o mergulho esportivo, pois ali existem extensas plataformas de recifes submersos!


Como se trata de uma praia deserta, não há infraestrutura nenhuma e se quiserem passar o dia, terão que levar seu próprio lanche de casa, mas atenção: levem consigo sacolas plásticas para armazenar seu lixo e não deixem nada por lá. Nesse dia que visitei a praia, vi muito lixo - uma verdadeira vergonha, pessoal!


Outra coisa muito importante é observar a subida da maré! Essas fotos foram tiradas pela manhã, mas quando retornei à tarde, a água já estava quase nos arbustos - é preciso ficar ligado quanto a isso, viu?


Eu percorri toda a praia - claro, né, se vocês já me conhecem, sabem que eu não ia ficar parado num ponto só do lugar, né... rsrsrs - são aproximadamente 600 metros de faixa de areia dourada e que em alguns pontos, esconde algumas pedras; portanto, cuidado para não machucar a sola dos pés.

As fotos abaixo já mostram o final da praia, onde há a entrada de uma trilha numa mata fechada, que nos leva a outras enseadas - dentre elas, uma prainha deserta que eu descobri e que, galera, é a coisa mais linda! Mas sobre ela só falarei na próxima matéria, então, não percam, ok?


E uma curiosidade: vocês sabiam que além dessa praia, a 4,5 Km mais à frente tem outra praia, também chamada de Gramuté? Isso mesmo, ela fica em frente à entrada da Estação de Biologia Augusto Ruschi e no Google Maps está informada como Praia da Biologia. Não há informação nenhuma sobre ela no site da Prefeitura de Aracruz, mas na sua entrada há uma placa com o nome "Praia de Gramuté". Eu sei disso porque estive lá quando participei da 3ª edição do Pocando no ES. Curioso, não?

Ideal para toda a família, a Praia de Gramuté é aquele tipo de praia que vocês não podem deixar de conhecer! Quando a epidemia do Coronavírus passar, junte seu pessoal e bora lá conhecer!

Como chegar:

O acesso se dá pela ES-010. Partindo da Grande Vitória, siga em direção ao norte, passando pelos municípios da Serra e Fundão, indo em direção a Aracruz. A Praia de Gramuté fica antes do portal de Aracruz, passando pela foz do Rio Preto, na divisa dos municípios. A rua da praia é uma estrada de chão, a Av Atlântica, logo à esquerda. Vindo do norte, ao chegar no portal do município de Aracruz, entre na trilha à direita.



Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...