Pedreira Joana D'Arc - Vitória

Se vocês são apaixonados por trilhas, saibam que no coração da cidade de Vitória tem um lugar incrível pra poder trilhar com a galera: estou falando da Pedreira de Joana D'Arc, já ouviram falar? Eu estive lá tempos atrás e achei essa pedreira incrível, com um visual alucinante! Nessa matéria eu conto como foi essa trip, confiram!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 26,5 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

A pedreira está localizada no bairro Joana D'Arc, na região da Grande Maruípe, às margens da Rod Serafim Derenzi. Sim, dá pra chegar lá de ônibus! Ela faz limite com os bairros Santa Martha, São Cristóvão e Resistência. Ao norte, faz divisa com a Estação Ecológica Ilha do Lameirão.



Minha ida até lá foi através de um convite feito pelo meu amigo Manuel Guerrero, que já conhecia a pedreira! Juntou-se a nós também a Ghislane, que eu tive o prazer de conhecer nesse dia e que acabou se tornando uma grande amiga e companheira de trilha!

Chegamos na pedreira pelo lado oposto da Av Serafim Derenze e quando nos aproximamos do primeiro paredão, caraca... o visual ali já é arrebatador e o cenário, fantástico! Nem dava pra acreditar que estávamos fazendo essa trilha bem no meio de uma metrópole! Somos privilegiados mesmo!


Continuamos nossa trilha, contornando essa primeira lagoa pra chegar à sua margem lá embaixo  e já nos deparamos com esse paredão aí da foto abaixo!


Após alguns minutos de caminhada, nos deparamos com alguns cavalos pastando e a sensação era de estarmos na roça e não na cidade!


O visual às margens dessa primeira lagoa é demais, pessoal, bem diferente do que estamos acostumados a ver e rende altas fotos, viu?


Seguimos depois uma trilha pra chegarmos no topo da pedreira. É fácil de fazer, sem nenhum grau de dificuldade.


Depois de alguns minutos de caminhada, contemplando a paisagem e apreciando o lugar, chegamos ao topo! Cara, a vista de lá é ESPETACULAR!!! Observem que dá pra ver até o litoral, a Ponte da Passagem e logo na frente onde há essa área arborizada, é o Campus da UFES! Demais, né não?


Contornamos a pedreira até ficarmos de frente para a lagoa! Claro que o momento rendeu altas fotos, né? E vou falar uma coisa pra vocês: a pedreira é muito, mas muito alta! Olhando as fotos pela tela do computador ou celular, não dá pra ter noção da grandiosidade que é esse lugar, galera!


Em seguida, contornamos a pedreira e descemos pra chegarmos do outro lado da lagoa! E o cenário continuava a nos impressionar!


Por fim, chegamos na parte central da lagoa, onde haviam pessoas pescando e andando de caiaque. A Ghislane caiu na água pra nadar um pouco, bem próxima de onde estávamos, enquanto eu e o Guerrero ficávamos tirando fotos e gravando uns stories para o Instagram...


Falando um pouco sobre a segurança e infraestrutura do lugar; eu achei bem tranquilo, estávamos em 3 pessoas, em nenhum momento nos sentimos em risco e vimos vários grupos chegando no local. Inclusive fica um guardinha lá fazendo a vigilância da pedreira - ao meu ver, em vão, devido ao tamanho do lugar, mas... Meu conselho é: vá acompanhado, ok?

Óbvio também que lá não tem nenhum quiosque do McDonald's, né? Uahahhahah... mas próximo à pedreira tem um pequeno supermerado e algumas lanchonetes, porém, se forem levar algo pra comer, não deixem lixo por lá, viu? Obrigado, de nada...

E ATENÇÃO: No local não há guarda-vidas e a profundidade da lagoa chega a aproximadamente 16 metros. Não tente se aventurar de forma irresponsável, pois há risco iminente de afogamento!

Tomadas as devidas precauções, a Pedreira Joana D'Arc é sim, pessoal, uma excelente opção de passeio com a família e amigos! Eu gostei demais e já quero voltar!

Como chegar:


Saindo de Vila Velha pela Rod Carlos Lindemberg, siga pela Av Getúlio Vargas e Av Vitória. Depois de passar pela pracinha de Maruípe, vire à esquerda na Av Mal Campos e continue pela Av Maruípe. Quando chegar no Quartel da Polícia Militar, vire à esquerda, na Rod Serafim Derenzi e siga adiante, até chegar na pedreira, que estará à sua esquerda. Saindo de Vila Velha pela Terceira Ponte, siga pela Reta da Penha em direção à UFES e retorne na rotatória que fica depois da Ponte da Passagem.
Ao passar novamente pela ponte, siga pela direita na R Dona Maria Rosa e continue pela Av Maruípe. Quando chegar no Quartel da Polícia Militar, vire à direita, na Rod Serafim Derenzi e faça o mesmo percurso. Saindo da Serra, siga em direção à Vitória e após passar pela Ponte da Passagem, faça o percurso informado anteriormente.



Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...