Praia Enseada das Garças - Fundão

Se vocês estão à procura aqui no Espírito Santo de uma praia sossegada pra passar o dia com a família, com bastante sombra, águas tranquilas e uma grande faixa de areia pra criançada brincar, leiam essa matéria, pois a Praia Enseada das Garças - localizada em Fundão - reúne todos esses adjetivos!



Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 28 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

Enseada das Garças é um dos bairros do distrito de Praia Grande, localizado no município de Fundão, ao norte da Capital. Fica depois do bairro (que também se chama) Praia Grande e bem próximo à cidade vizinha, Aracruz. O acesso se dá pela ES-010 e pra chegar na praia, basta passar por esse pequeno portal, como mostra a foto abaixo.



Com o visual bem rústico - as ruas não são asfaltadas - o bairro possui uma associação de moradores, a AMBE - Associação dos Moradores do Balneário Enseada das Garças, que estabeleceu normas importantes de preservação, pois a praia faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa das Algas; ou seja, é uma região com regras especiais para pesca, turismo e ocupação costeira.

É PROIBIDO fazer acampamento na praia, e estacionar veículos na praia ou vegetação. Muito importante se atentar a isso, heim pessoal!


Achei interessante o cuidado e zelo que os moradores tem com o lugar, colocando sacolas plásticas em pontos estratégicos, para minimizar a poluição da praia!


Como citei no início, a Praia Enseada das Garças é muito tranquila e sossegada, bem rústica - e é fundamental mantermos essa vibe! Possui vegetação nativa por toda sua orla, com várias trilhas que dão acesso à beira do mar e muitas castanheiras e coqueiros que proporcionam boa sombra, sendo excelente para reunir famílias inteiras!


Além disso, muito característico dessa região, é a presença de arrecifes na areia da praia e no mar também - motivo de CUIDADO, pois as águas turvas escondem - em alguns horários do dia - as pedras e corais. Sendo assim, orientem as crianças a não saírem correndo em direção ao mar, pois podem se machucar, ok?


Como faz parte de uma APA, não há infraestrutura local, apenas poucos bares e restaurantes na rua da praia. Levar a comida de casa é fundamental - vi pessoas fazendo churrrasco, o que é proibido e errado, pois nem todos tem consciência ambiental e há o risco de incêndio na mata nativa!


Enfim, galera, a Praia Enseada das Garças é um verdadeiro paraíso capixaba, que além de nos proporcionar bons momentos nas suas diversas enseadas, é também ideal pra fazer trilha! Sim, você leu TRILHA, sim! Mas isso é assunto para a próxima matéria, ok? Não percam!!!

Como chegar:

O acesso a Fundão se dá pela ES-010. Partindo da Grande Vitória, siga em direção ao norte, percorrendo todo o município, indo para Aracruz. A Praia Enseada das Garças fica logo depois de Praia Grande (cerca de 4Km) e antes do portal de Aracruz. A rua da praia é uma estrada de chão, logo à esquerda. Vindo do norte, após passar o portal do município de Aracruz, siga mais em frente e depois vire à direita.




Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...