Trilha Enseada das Garças x Porto da Lama - Fundão

Na matéria anterior escrevi sobre a Praia Enseada das Garças, localizada no município de Fundão! Nesse dia eu fiz uma trilha até a Praia Porto da Lama, numa caminhada de pouco mais de 1Km! Descobri cenários incríveis e uma prainha deserta top demais, que eu mostro pra vocês agora!


 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 31,9 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

Ambas as praias citadas no primeiro parágrafo estão localizadas no distrito de Praia Grande em Fundão, ao norte da Capital e fazem parte da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa das Algas.
 
O início da trilha se dá ao norte da Praia Enseada das Garças e é fundamental estar calçado - eu fui de chinelo mesmo e foi tranquilo - devido às pedras constantes em todo o trajeto, que são características do lugar. Outro detalhe importante é procurar andar devagar, pois as pedras são muito pontudas e há risco de torcer o pé ou se cortar, viu?

 
Há muitos trechos que formam pequenas enseadas com grandes piscinas naturais - e todas com muitas pedras no fundo. É importante observar também a alternância da maré de acordo com a lua - fiz essa trilha logo depois do almoço e a maré estava baixa. Porém, em outras situações, o cenário pode estar um pouco diferente, ok?


O visual rústico e selvagem chama muita atenção e é de encher os olhos! Em alguns momentos, senti como se estivesse naquele filme "Náufrago"!

 
Agora, o ponto alto dessa trilha é quando chegamos nessa enseada! Uma prainha deserta com esse visual exuberante e o imponente Mestre Álvaro em segundo plano! Fiquei perplexo ao contemplar toda essa beleza natural e agradeci muito a Deus por estar aí! Demorei um tempão pra seguir com a caminhada, pois esse cantinho é lindo demais da conta!!!


Como citei no início, esse trecho todinho é formado por pedras e arrecifes, característicos dessa região. Sendo assim, todas as piscinas naturais ou pequenas enseadas possuem esses elementos. Demais, né não?

 
Seguindo mais adiante, quase chegando na Praia Porto da Lama, há um trecho com pequenas falésias e somando ao visual das Falésias em Nova Almeida, que já dá pra avistar ao longe, cara, que visual! Que visual!!!

 
Finalmente, cheguei na Praia Porto da Lama! E só tenho uma coisa pra dizer a vocês: juntem uma galera e façam essa trilha! Claro, para sua segurança, evitem ir sozinhos - eu fui sozinho, achei super tranquilo, mas recomendo ir acompanhado!


E claro, aproveitem as dicas que já postei aqui sobre as praias de Fundão, esse município incrível e... #partiu desbravar as praias capixabas, pessoal!!!

Como chegar:

O acesso a Fundão se dá pela ES-010. Partindo da Grande Vitória, siga em direção ao norte, percorrendo todo o município, indo para Aracruz. A Praia Enseada das Garças fica logo depois de Praia Grande (cerca de 4Km) e antes do portal de Aracruz. A rua da praia é uma estrada de chão, logo à esquerda. Vindo do norte, após passar o portal do município de Aracruz, siga mais em frente e depois vire à direita.
 

 

 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Mundi - Compare Preços de Passagens Areas e Hoteis

Pesquise Preços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...