Pedra dos Três Pontões - Afonso Cláudio

Fala galera, feliz 2021! Iniciamos o ano com esse post sensacional sobre a trilha que fiz na Pedra dos Três Pontões, no município de Afonso Cláudio! Marca logo aí porque esse é O LUGAR que vocês precisam conhecer esse ano, beleza? Bom, chega de papo e bora logo ler a matéria!


 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 33,5 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!

Se vocês acham que Pedra Azul é a única referência no Estado quando se fala das Montanhas Capixabas, meus amigos, vocês estão redondamente enganados! Afonso Cláudio é um município incrível, com diversos lugares pra fazer trilha e estar em contato direto com a natureza!

Um desses lugares é a Pedra dos Três Pontões, símbolo do município e um dos monumentos rochosos mais incríveis do Espírito Santo!

A pedra está localizada numa propriedade particular, na fazenda que pertence à família de Itamar Tesch. Lá funciona o Cantinho Três Pontões, que oferece ao turista hospedagem rural, alimentação e trilha guiada até os Três Pontões. É um lugar bem simples e muito aconchegante, perfeito pra quem deseja curtir aquele clima raiz de interior mesmo!

E a trilha até a pedra, como é feita?

Vamos lá: são aproximadamente 6Km de trilha, numa duração de 3 a 4 horas. Não é uma trilha leve, pelo contrário, é necessário um bom preparo físico - se vocês estão sedentários, dá pra fazer, mas sairão mortos (igual a mim) no final, viu? Rsrs - e ir com os equipamentos corretos (fui de tênis e acabei com ele...)!
 
 
Não é uma trilha difícil de ser feita, porém, pra quem não está acostumado, sentirá muito, pois em muitos pontos até chegar no topo, passamos por formações rochosas muito inclinadas e além disso, fizemos uma ou duas escalaminhadas, entenderam?

 
Agora, galera... o visual é fantástico, viu? Quase chegando no topo, fizemos uma primeira parada num mirante onde já dá pra ver a Pedra dos Três Pontões! E cara, que cenário surreal de lindo!

 
Seguimos nossa caminhada e ficamos bem de frente para a pedra, num morro onde foram instalados dois balanços pra postar "aquela foto" e fazer o Instagram bombar, né? E eu que não sou bobo, claro, tirei umas "fotinhas" lá também... rsrsrs
 
 
Agora vou falar um coisa pra vocês: olhando assim, não dá pra ter noção, mas galera, a pedra é alta pra caramba, viu? Ela já fica a 1.110 metros do nível do mar e possui 1.300 metros de altitude! Perto dela, somos apenas um pontinho insignificante...

 
Ah, uma curiosidade: no topo da pedra, um dos pontões é o ninho de uma ave chilena, que habita no lugar a anos! Além disso, outras aves também podem ser vistas sobrevoando a região. Nesse dia, infelizmente, não deu pra vê-la.


Além da trilha guiada, a Pedra dos Três Pontões é local para a prática de várias atividades esportivas, como vôo livre, rapel e escalada! Top demais, né não?

 
A foto abaixo mostra a vista que se tem do balancinho! Fui inventar em dar um pique subindo morro acima na volta pra alcançar o pessoal na volta da trilha e quase morri... ahahahahah!


E aí, o que vocês acharam, se animaram pra ir até lá? Esse ano quero retornar, com certeza e se Deus quiser, explorar outros pontos turísticos da região! E se quiserem saber + como foi minha experiência nessa trilha, vão lá nos Destaques do Instagram do Terra Capixaba, procurem por "Três Pontões", peguem a pipoca e assistam!

Contato:

Tel/WhatsApp: (27) 3735-1667 / 99845-9473
Redes Sociais: Facebook | Instagram
 
Como chegar:

O acesso a Afonso Cláudio se dá pela BR-262, seguindo por Marechal Floriano e depois pela ES-165, passando por Venda Nova do Imigrante. Do centro da cidade até os Três Pontões, são cerca de 23 Km, passando pela BR-484.

 

 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...