Pedra Setiba Pina - Guarapari

Se você já passou pela Praia de Setibão, deve ter visto uma grande pedra que a separa da Praia de Setiba Pina, não é? Aí eu te pergunto: Já teve a curiosidade de dar um giro por lá? Sabia que ela esconde várias piscininhas naturais e uma piscina natural gigante? Bora conferir!


Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 35,3 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
A Pedra Setiba Pina é uma formação rochosa que faz divisa entre as Praias de Setibão e Setiba Pina, lá no extremo sul do balneário de Setiba. É um local bem apropriado para pesca, mas também ideal para juntar os amigos e fazer uma trilha ecológica bem maneira!
 
Pra subir na pedra é tranquilo, ela não é tão íngreme e não há maiores dificuldades. Logo se chega ao topo e a vista é espetacular: vê-se todo a Parque Estadual Paulo César Vinha, as montanhas de Guarapari ao fundo, as duas praias já citadas, o Cruzeiro de Setiba e a Praia das Pousadas. Topzera, tá!
 
 
Só de contemplar essa paisagem já "vale o ingresso"! Mas tem mais! Seguindo pela esquerda, vemos que a lateral da pedra é um verdadeiro vale com formações rochosas bem interessantes e algumas piscinas naturais!

 
O relevo da Pedra Setiba Pina é muito diversificado, com muita vegetação de restinga, pedras, piscinas naturais e muito sururu, como mostra a foto abaixo!

 
Agora, o interessante e que foi pra mim uma grande descoberta, são as piscinas naturais que ficam na extremidade da pedra! Na foto abaixo dá pra se ter uma noção, vejam só! E observem ao fundo, no horizonte, o Arquipélago de Três Ilhas, um paraíso que eu preciso conhecer pra ontem!!!

 
A primeira piscina natural é bem pequena e fica logo abaixo dessa formação rochosa. Ela é rasinha e bem estreita, como uma banheira; dá pra tirar umas fotos bem legais e postar no Instagram, rsrs...

 
Já a próxima piscina natural, essa sim, dá pra mergulhar! Ela não é tão funda, mas o visual subaquático é espetacular! Dá pra ver um ou outro peixinho e ficar boiando ali, cara... é demais, viu?

E podem ficar tranquilos, pois sua água é renovada constantemente pela maré!

 
Finalizei minha trilha contornando a pedra, tendo como visual agora a Praia de Setibão, point bem conhecido dos surfistas locais e assunto de um dos próximos posts aqui no Terra Capixaba!

 
E aí, curtiram essa trilha? Eu achei maneiro demais, galera! Quando tiverem oportunidade, juntem seus amigos e partiu explorar a Pedra Setiba Pina!

Como chegar:

Saindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rod do Sol, na ES 060; ao chegar no Trevo de Setiba, faça o contorno e entre à direita, na Av Treze. Siga reto até chegar na praia. Vire à esquerda e siga em frente pela beira mar. Lá na frente, logo após uma curva, estará a Praia de Setiba Pina e já dá pra avistar a Pedra Setiba Pina. Vindo do Sul ou pela BR 101, passe pelo Centro de Guarapari e vá em direção ao Norte até chegar no Trevo de Setiba. A partir daí, basta seguir o percurso já informado.
 

 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...