Ruínas de Dona Marta - Vila Velha

Vocês sabiam que no coração de Vila Velha, ali no bairro da Glória, estão localizadas as ruínas de uma antiga fábrica de sal? São as famosas "Ruínas de Dona Marta"! Eu fiz uma trilha até lá com o Hilquias do Capixaba da Gema e nessa matéria eu conto como foi nossa aventura!


 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 34,9 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
As ruínas estão localizadas na Prainha da Glória aos pés do Morro do Jaburuna, margeando a Baía de Vitória. Pra chegar lá, basta seguir em direção ao ponto final do bairro, até o Restaurante Flutuante Di Marino.

A trilha feita até as ruínas é de nível leve, tendo apenas um nível de dificuldade, que mostrarei mais adiante nessa matéria, ok?
 
Outra coisa importante: a subida da maré. A foto abaixo mostra exatamente o início da trilha, feita no período da manhã com a maré baixa. Se decidirem fazer no período da tarde, a maré já terá subido um pouco, com a água mais ou menos na altura do joelho.
  

É uma trilha bem legal de ser feita, e as fotos abaixo mostram o visual que podemos contemplar nesse percurso! Nas fotos abaixo pode-se ver a Prainha da Glória, a Ilha das Cobras, a Terceira Ponte e do outro lado da Baía de Vitória, o bairro Jesus de Nazareth.
 
 
A trilha é relativamente curta e logo dá pra avistar as ruínas. E é nesse ponto específico que há uma certa de dificuldade (vejam os stories que postei no Instagram), pois aí precisamos passar pelas pedras que são muito íngremes e é necessário se apoiar nelas pra poder passar. Detalhe: usem calçados adequados, pois alguns pontos são bem escorregadios, seja pela terra batida ou pelas pedras, ok?

 
Terminando a trilha, passamos pela Praia Dona Marta - uma pequena enseada - e chegamos enfim, nas ruínas!


Mas afinal, qual é a história dessas ruínas?

O que se sabe sobre as Ruínas do Porto de Sal ou Ruínas de Dona Marta, como são conhecidas, é muito vago; uns dizem que ali já funcionou uma fábrica de sal, outros, que ali já foi uma fábrica de sabão e até há uma história onde o local foi a residência de uma antiga moradora, a Dona Marta.
 
 
Não sei vocês, mas eu acho muito legal fazer esse tipo de trilha, onde podemos ter contato com lugares históricos e tal. Agora, vejam só a foto abaixo que mostra um contraste do passado (ruínas) com o presente (prédios do outro lado da Baía de Vitória): Top demais, né não?

 
Do outro lado das ruínas, podemos ver mais de perto diversos cenários da cidade de Vitória e se seguirmos em frente, chegaremos até a Praia de Inhoá.
 

E aí, o que vocês acharam dessa trilha até às Ruínas de Dona Marta? Já conheciam? Me contem aí nos comentários, beleza?


Como chegar:


Partindo do centro de Vila Velha, siga em direção ao bairro da Glória pela Av Jerônimo Monteiro e ao chegar no Epa Supermercados, vire à direita na Av Agenor Barbato, seguindo até o final, em direção à última pracinha do bairro. Vire à direita na Rua Marajó e siga até a Prainha da Glória, onde estão localizados os estaleiros e o Restaurante Flutuante Di Marino.


 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...