Monte Horebe: Um Lugar de Trilha e Oração!

Compartilhe com seus amigos!

Hoje quero dividir com vocês a experiência que tive quando fiz uma trilha até o topo do Monte Horebe em Vitória, pra curtir o pôr do sol! Com uma vista privilegiada de diversos pontos turísticos da Capital, lá também é um dos principais lugares de oração de grupos religiosos! Bora conhecer?

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Sempre tive curiosidade em conhecer o Monte Horebe, pois quando passava de ônibus pela Reta da Penha em direção ao trabalho, via diversas pessoas lá em cima orando – e isso era cedo, por volta das 7hs da manhã! Já sabia que se tratava de um lugar de oração e ficava imaginando também, como seria a vista lá de cima!

Mas por que desse nome? E por que as pessoas iam pra lá orar?

Na Bíblia, foi no Monte Horebe que Moisés recebeu de Deus os Dez Mandamentos e sendo assim, no entendimento de muitos cristãos, subir ao monte para orar é deixar pra trás toda a agitação e problemas do dia a dia para se aproximar mais de Deus!

Na verdade, o nome oficial desse lugar é Morro da Gamela, mas o fato acima o tornou popularmente conhecido como Monte Horebe – e na entrada tem até uma placa com o texto de II Crônicas 7:14, que diz:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”

Independente de seu objetivo (religioso ou turístico), recomendo muito ir conhecer!

O pôr do sol no Monte Horebe

Como falei, fui lá à tarde pra curtir o pôr do sol e subindo a ladeira, já dava pra ver a grande movimentação de carros, indo e voltando. Passando pela entrada onde está essa placa, há uma escadaria até uma parte mais plana da pedra, onde ali sim, tem uma inclinação mais acentuada, que requer cuidados, tanto na subida, quanto na descida depois – principalmente meu caso, que quando desci já havia anoitecido!

Observem como dessa parte plana a vista do sol lá no horizonte já enche os olhos! E reforço a atenção na subida, que é totalmente íngreme, sem nenhum elemento de segurança! Sugiro subir apoiando as mãos na pedra – dependendo de suas limitações físicas – e descer com o corpo inclinado para trás e devagar para não escorregar! Evite subir de chinelo ou algum calçado que possa te fazer torcer o pé ou tropeçar, beleza?

Depois de encarar essa subida, pessoal, a vista de lá compensa todo o esforço! Deem só uma olhada na foto abaixo:

Pontos turísticos avistados no Monte Horebe

Incrível, né não? Essa vista do Mestre Álvaro – na minha opinião – é sensacional demais, caraca!!! Agora, vejam só nas fotos abaixo quantos pontos turísticos podemos ver de lá:

Olhando para Vila Velha, podemos avistar o Convento da Penha e o Morro do Moreno à esquerda;

Na direção da Reta da Penha, vemos o Morro do Gajuru no Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen e parte da Curva da Jurema;

Olhando para o norte, a Praia de Camburi e o Aeroporto de Vitória;

Já no lado oposto, da Av Leitão da Silva, vemos logo à frente o Morro São Benedito e em segundo plano, a Pedra dos Dois Olhos e as torres do Parque da Fonte Grande! Na outra foto, dá pra ver ao fundo o Penedo em Vila Velha e um pedacinho da Baía de Vitória!

É impressionante a vista privilegiada que se tem de lá, não é? E antes do sol se pôr, dei um giro pela pedra e observei vários grupos e também pessoas ali sozinhas, orando a Deus, num momento bem singular!

E é claro, no momento mais esperado, aquele espetáculo que se repete diariamente: o sol se pondo no horizonte! Lindo demais, pessoal! E o impressionante aqui o Estado são as cores que se formam logo depois, remetendo às cores da bandeira do Espírito Santo! Inexplicável!!!

Pra mim, ter feito essa trilha no Monte Horebe / Morro da Gamela, foi uma experiência incrível, pois além de ter conhecido mais um ponto turístico capixaba, pude estar num lugar que tem um significado muito especial, que é a oportunidade de estar mais perto de Deus!

Como chegar:

A partir do McDonald’s da Reta da Penha, siga em direção à Av Leitão da Silva pela Rua Constante Sodré e vire na segunda rua à direita – R Dr Eurico de Aguiar. Essa rua tem uma bifurcação que dá pra Ladeira Sandro Machado Barroso, que contorna a caixa d’água da Cesan. No final da ladeira fica a entrada onde está a escadaria pra ter acesso ao local.

Vai embora não! Fique e descubra um pouco mais sobre Vitória!

A Vista do Morro do Gajuru é Sensacional!
Fiz Trilha na Pedreira Joana D’Arc!
Fiz Trilha no Morro do Vigia!
Turismo de Observação das Baleias Jubarte!
Vocês Já Visitaram o Projeto Tamar?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário