Praia do Martins - Itapemirim

Vocês sabiam que ali na divisa das cidades de Itapemirim com Piúma, no litoral sul capixaba, está localizada uma praia escondida, quase deserta e EXCELENTE para levar os familiares pra espairecer um pouco nesses tempos de pandemia? Estou falando da Praia do Martins!

 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 38,5 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Antes de mais nada, quero ensiná-los como chegar na Praia do Martins! A foto abaixo mostra a entrada para subir o Monte Aghá e a praia fica exatamente em frente, do outro lado da rodovia. A segunda foto mostra a rodovia no sentido Piúma x Itapemirim e a terceira foto, no lado oposto: Itapemirim x Piúma.
  
 
Embora não seja uma praia privativa, logo na entrada há uma guarita onde se passam algumas informações importantes, como a proibição de se fazer churrasco na praia. Orientação óbvia para preservação do meio ambiente, mas fundamental, porque sempre tem alguns espertinhos que insistem em descumprir essa norma...

Outra coisa: no local não há quiosques, barzinho ou quaisquer infraestrutura; sendo assim, é necessário levar o lanche de casa, porém, todo lixo produzido deve ser levado embora, deixando a praia limpa, ok?


A Praia do Martins possui uma beleza natural ímpar! Embora o mar não seja tão azul como em outras praias do litoral, dar uns mergulhos ali foi uma delícia, com a água quentinha! Porém, é necessário ter cuidado, principalmente com as crianças, pois logo na entrada, já é fundo, assim como mencionei na Praia do Pau Grande, na matéria anterior a essa!
 
 
Quando cheguei na praia, caminhei primeiro para o sul em direção às pedras. E interessante - falarei sobre isso mais tarde - é que a praia possui várias entradas naturais entre as árvores para nos acomodarmos debaixo de sua sombra! E para chegar nessas pedras, que fazem divisa com a Praia da Gamboa, primeiro é necessário passar por essa trilha, como mostram as fotos abaixo:

 
Depois, atravessa o mar rente à essa pedra, com a água na altura da cintura. E olha, a vista que se tem da praia ali nas pedras e principalmente do Monte Aghá, é fantástica!!!


No retorno, caminhando pela praia em direção ao norte, vi muitas castanheiras e vários espaços que proporcionam muita sombra e dá pra ficar tranquilo com a família o dia todo, se quiser! E como citei no início, essa praia é excelente pra curtir aquele banho de mar, bem longe de aglomeração e riscos de contaminação do Covid. Top demais, pessoal!!!
 

É muito gostoso caminhar pelas areias fofas da Praia do Martins, principalmente pelo privilégio de poder contemplar o Monte Aghá - a praia fica aos pés da montanha e em virtude disso, também é conhecida como Praia do Aghá!
 
 
Uma grande formação rochosa faz separação dos lados norte e sul da praia e ali, dependendo da subida da maré, forma-se uma belíssima piscina natural, com as ondas entrando nela constantemente, como numa banheira de hidromassagem! Demais, demais mesmo! Mas é bom ter cuidado pra não se machucar nas pedras, ok?

 
E ali, entre as pedras dá pra avistar outro ponto turístico do município: A Ilha dos Franceses!

 
Enfim, caminhei até o outro lado das pedras, onde está localizada a Praia Maria-Neném em Piúma! Gente, o visual é arrebatador!

 
Recomendo muito a vocês a Praia do Martins, praia incrível que já tô com saudades e quero voltar logo, logo!

Como chegar:
 
Siga em direção ao sul pela ES-060, passando por Guarapari e indo até Piúma. Passando pelo Monte Aghá, vire à direita na primeira entrada, onde há uma guarita e uma cancela. Indo pelo sul, siga em direção a Piúma, passando por Itapemirim e ao chegar na altura do Monte Aghá, vire na primeira rua à direita.
 
  
 
Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...