Cruzeiro de Setiba - Guarapari

Que a Praia de Setiba é linda, isso não se discute! Mas vocês já pensaram em poder vê-la do alto? Que irado? Aquele morro do lado esquerdo da praia é o Cruzeiro de Setiba, onde se tem uma vista ES-PE-TA-CU-LAR, galera! Nessa matéria eu conto como se chega lá! Confiram aí!

 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 40,2 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Vocês podem estar se perguntando: vale mesmo a pena deixar a Praia de Setiba, essa delícia de praia, pra subir um morro qualquer? Mas aí é que está, pessoal... não se trata de um morro qualquer, quando se tem ESSA VISTA! Dá só uma olhada nessa foto:
 

Sentiram a responsa do lugar, né? Agora prestem atenção em como vocês chegarão lá! E "facim", "facim", tá?

O Cruzeiro de Setiba é bem visível já da rua da praia, como mostra a foto abaixo:
 

Basta seguir o fluxo da rua, indo para o norte (esquerda), como se fosse pra Praia de Setibão.
 
Lá na frente haverá uma bifurcação com uma pequena ladeira à direita; só seguir por ela e depois subir novamente numa pequena trilha como mostram as fotos abaixo:
 

Logo na frente vocês verão uma casa e um caminho de pedras à direita. É aí que começa a trilha!
 

A trilha é estreita, nível leve e bem tranquila de se fazer. Nada que 4 dias de caminhada em meio a selva não resolvam... brincadeira, viu? 😂😂😂
 

Porém, já na subida, é preciso estar atento aos ciclistas - que de vez em quando - fazem trilha de bike no local, descendo o morro a toda velocidade nessas trilhas estreitas. Até rampas tem por lá. Então, por medida de segurança, atenham-se a esse detalhe, ok?
 
Durante a subida, vocês encontrarão algumas bifurcações; sigam sempre pela direita! Eu gravei vários stories nessa minha última ida lá e deixei salvos nos Destaques do Instagram. Se tiver alguma dúvida, é só assisti-los!

Depois de alguns minutos de caminhada, eis que chegamos ao topo! Galera, a visão em 360º lá do alto é indescritível! Faltam adjetivos para expressar tamanha sensação!
 

Vou descrever nas fotos abaixo o que se vê:

A Praia de Setiba, parte da Praia do Una (ou do Camping/Setibinha), o Morro do Una e atrás dele em segundo plano, a Praia de Santa Mônica (à direita) e as praias do Morcego e do Ancoradouro (à esquerda)!


 

Demais, né não? Calma lá que tem mais!

Girando para o lado oposto, temos o Parque Estadual Paulo César Vinha e o Balneário de Ponta da Fruta em Vila Velha, lá no horizonte; a Praia de Setiba Pina, a Pedra Setiba Pina e a Praia de Setibão. Dá pra ver ainda o Arquipélago de Três Ilhas!


É ou não é espetacular esse lugar, heim?

Ah, uma curiosidade: o cruzeiro foi colocado ali pela COPEG - Conselho de Pastores Evangélicos de Guarapari e o lugar, batizado como "Monte da Revelação" em 30/03/2015.

Na descida, segui pela trilha que os ciclistas fazem de bike e vi uma rampa usada para fazer as manobras.
 

Pra finalizar, duas coisas:

A primeira, é esse contato incrível com a natureza, onde podemos ver borboletas, uma grande diversidade de flores e pássaros cantando! Isso pra mim é imensurável!
 

A segunda é curtir o pôr do sol no alto do Cruzeiro, pessoal! Tive essa oportunidade na primeira vez que estive no local e olha, é fascinante!
 

E aí, gostaram dessa matéria? Top demais o lugar, né não? Só uma última observação: evitem fazer trilhas sozinhos, principalmente se forem pela primeira vez. Procurem ir em grupo, para minimizar ao máximo a possibilidade de assalto, blz? O Cruzeiro de Setiba é um lugar seguro e tranquilo, mas não podemos dar chance para o azar, ok?

Como chegar:
 
Saindo de Vila Velha, siga para Guarapari pela Rod do Sol, na ES 060; ao chegar no Trevo de Setiba, faça o contorno e entre à direita, na Av Treze. Siga reto até chegar na praia. Vire à esquerda e siga em frente pela beira mar. Lá na frente, antes da curva, vocês verão uma ladeira, à direita, onde ficam algumas pousadas. Basta subir e seguir a trilha até o topo do morro. Vindo do Sul ou pela BR 101, passe pelo Centro de Guarapari e vá em direção ao Norte até chegar no Trevo de Setiba. A partir daí, basta seguir o percurso já informado.
 

 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...