Cachoeira de Pernambuco - Guarapari

Muita gente acha que o turismo em Guarapari resume-se apenas a praias, não é? Hoje eu mostro que não - na região de montanha da "Cidade Saúde" também tem cachoeiras - e muitas, viu? E na matéria de hoje eu mostrarei a vocês uma cachoeira incrível que conheci esse ano: a Cachoeira de Pernambuco!

 
 
Você já segue o Terra Capixaba no Instagram? Se sua resposta é não, comece a nos seguir AGORA! Lá nós somos + de 45,9 Mil apaixonados pelo ES, não fique de fora dessa!
 
Quando se fala da região de montanha de Guarapari, muitos falam logo das "Cachoeiras de Buenos Aires"! Porém, a cachoeira de hoje não fica exatamente lá, mas um pouco mais à frente, no distrito de Rio Calçado!
 
Pra chegar lá não tem muita dificuldade, porém, quero falar logo sobre o trajeto porque quando fui pela primeira vez (seguindo o Google Maps), me perdi... mas por que isso aconteceu?

Quando fiz a rota, o Google nos deu um caminho parcialmente errado. Como? Se vocês fizerem a busca agora, verão que o ponto de chegada está paralelamente à direita da cachoeira, sugerindo que você teria que parar o carro ali e seguir a pé numa trilha, ok? Correto, porém, a trilha fica do outro lado!

Voltando um pouco no mapa, tem uma entrada à esquerda, antes da ponte - e o caminho é por ali. Lembrem-se: não passem por essa ponte, ok? Nos stories salvos nos Destaques do perfil do Terra Capixaba no Instagram eu explico melhor, deem uma olhada lá depois!

Então, façam a rota pelo Google Maps até esse ponto e a partir daí, sigam adiante, na única estrada de chão que os levarão até lá. A rua de entrada da cachoeira é essa aí, conforme mostram as duas fotos abaixo:

 
Viram que tem até um espaço (não muito grande) para estacionamento! Pra chegar na cachoeira, basta atravessar esse pequeno córrego (ele é raso) e seguir a trilha. Não tem erro, ok?
 

A trilha vai seguindo para a esquerda é o visual já a partir daí é encantador! Estar em meio à natureza, pra mim, é uma bênção de Deus muito grande!
 

Chegando na cachoeira, vocês verão uma piscina natural, algumas pedras e um espaço maior na frente, onde tem uma pequena queda - a cachoeira não é ali ainda, fica bem mais lá pra cima! Porém, nesse espaço já dá pra curtir bastante, principalmente pra quem tem crianças, pois a partir daí, o trajeto fica um pouco mais difícil, com muitas pedras durante o percurso.

Nesse ponto onde estou falando é praticamente onde famílias ficam, pois ali forma-se um piscinão bem rasinho (a água bate na altura do tornozelo), só ficando fundo mesmo quando nos aproximamos da pequena queda d'água que falei!
 
 
A partir daí, o cenário muda completamente - pra chegar na cachoeira de fato é necessário passar por uma trilha, várias pedras, atravessar alguns pontos e o nível de dificuldade é um pouco maior, não sendo aconselhável para crianças ou pessoas com um baixo condicionamento físico.
 
Um cuidado que se deve ter a todo o instante é ao passar pelas pedras, que muitas vezes estão escorregadias e soltas também - o risco de queda é muito grande, então, tenham atenção redobrada, ok?
 

É uma trilha muito legal de se fazer, com um visual incrível! Ah, repelente é um item essencial, pois a mata fechada atrai muitos mosquitos.
 
Após alguns minutos de caminhada, já é possível avistar a cachoeira ao longe. Até chegar lá, vocês passarão por minúsculas enseadas e algumas piscininhas, formadas pelas diversas queda d'água ao longo do percurso!
 

A cachoeira fica logo depois de algumas pedras que formam uma "represa" e a partir dali, vemos uma grande piscina e a queda d'água principal do outro lado - é a coisa mais linda, pessoal!
 
 
Eu não consegui chegar embaixo da queda d'água porque é muito fundo e a força da água nos empurrava para trás. Muito cuidado quanto a isso, viu, principalmente se vocês não souberem nadar!
 
Finalizando, minha experiência na Cachoeira de Pernambuco foi muito positiva - estive lá duas vezes e gostei demais! É um passeio QUE NÃO SE DEVE FAZER sozinho, vão sempre acompanhados, de preferência em grupo, ok?

No mais, é só aproveitar o lugar, o contato direto com a natureza e se divertir bastante! Espero que tenham gostado dessa matéria e claro, não deixem de ver os stories, principalmente para auxiliá-los a chegar certinho no local!
 

 

 

Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...