Cachoeira de Pernambuco: Ótima Opção de Lazer em Guarapari!

Compartilhe com seus amigos!

De fato, o turismo de Guarapari não se resume somente às praias. A cidade tem uma rota turística na região de montanha, com ótima gastronomia, hospedagem e cachoeiras! Dentre elas, a Cachoeira de Pernambuco, aliás, uma ótima opção de lazer para a família!

Seja ASSINANTE do Terra Capixaba no Instagram por apenas R$4,99/mês e tenha vários benefícios, como conteúdos exclusivos, material para download, roteiros de viagens e descontos em apartamentos de temporada, hotéis e agências de viagens!

Localização e como chegar na Cachoeira de Pernambuco

A Cachoeira de Pernambuco está localizada no distrito de Rio Calçado, na zona rural de Guarapari, na famosa “Rota da Ferradura”. Essa rota tem ótima gastronomia e boa hospedagem, além de belíssimas cachoeiras.

De fato, pra chegar até a cachoeira não tem erro, basta seguir a rota que está no Google Maps. O trajeto começa na BR-101, indo por Buenos Aires, seguindo em direção a Rio Calçado. Você passará por algumas bifurcações, porém, em nenhum momento vire à esquerda e siga sempre em frente.

Aliás, mais adiante o aplicativo mostrará que é pra virar à direita e logo depois da ponte, virar à esquerda. A partir daí, você continuará o percurso até chegar ao destino, onde fica uma igrejinha, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Ali tem um pequeno espaço pra estacionamento, onde você deixará o carro e em seguida, atravessará esse córrego (ele é raso) e seguirá pela trilha.

Pode ir tranquilo, porque não tem erro, ok? Aliás, quando a trilha começa a seguir para a esquerda, a partir daí, o visual já é encantador!

Cachoeira de Pernambuco: ótima opção de lazer em Guarapari

De fato, chegar na queda principal da cachoeira demora muito, tendo que seguir uma trilha pelas pedras, numa caminhada de uns 20 minutos. Porém, já no final da trilha, você encontrará essa prainha de água doce, que aliás, é bem rasinha.

Muitas famílias quando vão, ficam inclusive aí, onde dá pra passar o dia numa boa, principalmente se você for com crianças. Além disso, aí tem uma pequena queda e próximo a ela é um pouco fundo. Portanto, atenção, ok?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terra Capixaba ®️ (@terracapixaba)

A trilha até a queda principal da cachoeira

Entretanto, chegar na queda principal da Cachoeira de Pernambuco não é tarefa fácil e nem aconselhável para crianças ou pessoas com um baixo condicionamento físico. Isso porque a trilha tem um nível de dificuldade um pouco elevado, com várias pedras e muitos desníveis pela frente. Além disso, muitas pedras estão soltas e outras, são bem escorregadias.

Porém, é uma trilha muito legal de se fazer, com um visual incrível! Aliás, após alguns minutos de caminhada, já é possível avistar a cachoeira de longe. Porém, até chegar lá, você passará por minúsculas enseadas e algumas piscininhas, formadas pelas diversas queda d’água ao longo do percurso!

A queda principal da Cachoeira de Pernambuco

A queda d’água principal da Cachoeira de Pernambuco fica logo depois de algumas pedras, que formam uma “represa”. A partir dali, você verá uma grande piscina e a queda d’água do outro lado. Sem dúvida, é um visual lindo demais!

Porém, se você não sabe nadar, cuidado ao entrar aí, pois é muito fundo. Eu tentei nadar o mais próximo possível da queda d’água, mas não consegui porque a força da água me empurrava para trás. A outra opção seria seguir pelas pedras, mas não fiz isso e NÃO RECOMENDO, por ser muito escorregadio e perigoso, tá?

Além disso, embora seja um lugar excelente para passar o dia em família, não recomendo que você vá sozinho na Cachoeira de Pernambuco. Procure ir sempre em grupo, ok?

YouTube player

Enfim, foi uma experiência muito agradável conhecer a Cachoeira de Pernambuco! Nesses dias quentes de Verão, é uma boa alternativa de turismo em Guarapari! Seja para se refrescar, ou até mesmo, estar em contato com a natureza!

Como chegar:

Siga para Guarapari pela BR-101, em direção a Rio Calçado, passando por Buenos Aires. Recomendo seguir a rota como mostra o Google Maps. Após passar por uma ponte, como mostra o aplicativo, vire à esquerda e continue o percurso até chegar ao destino, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Vai embora não! Fique e veja essas dicas e curiosidades sobre cachoeiras!

5 Dicas de Segurança Para Evitar Acidentes em Cachoeiras!
Alerta em Cachoeiras: O Que é Cabeça D’Água e Como Evitar!
O Que a Ciência Diz Sobre a Cachoeira
?

IMPORTANTE: Ao visitar esse ponto turístico, que tal mantê-lo preservado, do jeito que está? Não joguem ou deixem lixo nos locais. Ajudem a preservar o patrimônio natural que pertence a todos nós. O Meio Ambiente e o Terra Capixaba agradecem!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário